Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0210 - RAIZ DE AMARGURA

 


“Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hb 12.15).


Geralmente, quando lemos este versículo, nós o usamos para falar do sentimento de amargura, de mágoa, da falta de perdão, do ressentimento e coisas semelhantes. Mas não é disso que o autor aos Hebreus está falando. Vejamos a que ele se refere.

O escritor sagrado repete um texto do Antigo Testamento, que está registrado em Dt 29.18. O texto diz assim: “Para que, entre vós, não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo cujo coração, hoje, se desvie do SENHOR, nosso Deus, e vá servir aos deuses destas nações; para que não haja entre vós raiz que produza erva venenosa e amarga”.

Como ele escreve aos crentes hebreus que, por sua vez, já conheciam a lei de Moisés, então os seus leitores já estavam cientes dessa advertência. Quando Moisés advertiu os hebreus de sua época, ele estava admoestando o povo a que tomasse cuidado com quem quer que fosse, homem, mulher, família ou tribo que, desviando-se do Senhor e fosse servir a outros deuses, viesse, porventura, a contaminar outros a fazerem o mesmo. Moisés chama essa atitude de raiz que produz erva venenosa e amarga, ou seja, erva daninha.

Da mesma forma, o autor da carta, alerta os crentes a que não se separem da graça de Deus, nem permitam que quem quer que seja venha influenciá-los a se afastarem do Senhor. Ele diz o mesmo que Moisés, mas agora falando da graça e não da lei.

A essa atitude, ambos os autores chamam de raiz amarga ou venenosa, ou raiz de amargura. Nada tem a ver com o sentimento de rancor ou ressentimento, mas sim com a contaminação de influenciar outros crentes para se afastarem de Deus. Como uma erva daninha que se prolifera facilmente numa plantação, comprometendo o desenvolvimento da boa planta e sua colheita.

Então, a pergunta que surge desse texto não é: “qual o estado de seu coração, se está em paz ou amargura?”, não. A pergunta é: “você tem influenciado outras pessoas a se afastarem da graça de Deus?” Se sim, então você é uma raiz amarga, sem utilidade, que está apenas causando danos ao reino de Deus.

Há várias maneiras de influenciar as pessoas a se afastarem da graça de Deus. Mas a mais comum é quando alguém quer convencer seu irmão de que suas obras são tão boas diante de Deus, que irão ser consideradas como critério de julgamento para sua salvação. Outros dizem que nossos pecados vão nos fazer perder a salvação. Isso é se afastar da graça e tornar-se uma raiz de amargura que perturba a igreja e contamina os demais crentes.

 Se você não faz isso, a outra pergunta é: como você tem reagido aos que tentam lhe influenciar? Você fica perturbado quando alguém lhe diz que sua salvação depende de seu esforço em não pecar, que suas obras são critério para salvação, ou você está consciente de que é salvo somente pela graça de Deus?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário