Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

ORAR PELA PAZ DE ISRAEL?

 


O conceito cristão sionista imagina que Israel é ainda povo de Deus. Na verdade, nem mesmo na antiga aliança, Israel era povo de Deus como um todo. Mesmo dentro da nação de Israel havia aqueles que não eram verdadeiros israelitas. Havia um Israel dentro de Israel. Esse pensamento de que Israel é o favoritinho de Deus entre as nações, tem deixado muitos crentes alucinados por este país. Inclusive, há nações que também pensam assim politicamente. Os Estados Unidos, por exemplo, pensam que serão beneficiados por Jesus no Milênio por terem ajudado Israel contra seus inimigos de fronteira. Semelhantemente, muitas igrejas têm se tornado judaizadas por acharem que agradam mais a Deus se imitarem o povo e os costumes de Israel.

Os textos bíblicos que falam sobre orar pela paz de Israel estão num contexto do cativeiro antigo. As nações antigas que abençoassem Israel seriam abençoadas por Deus porque Deus escolheu Israel para ser Seu representante no mundo antigo. Hoje não se ora pela paz de Israel, mas pela paz a todas as nações. Não por ausência de guerras e conflitos, mas para que o evangelho da paz, vindo do Príncipe da Paz esteja sobre os povos. Orar pela paz de Israel na antiguidade, era para que o povo judeu ficasse em paz no cativeiro e retornasse para sua pátria depois da disciplina de Deus. Hoje, orar pela paz de Israel em sentido de guerras e conflitos políticos é tolice. A oração pela paz de Israel é a oração para que eles sejam evangelizados e creiam no Jesus que eles crucificaram. Eles estão em guerra contra Deus, o Pai do Senhor Jesus, a quem eles mataram. Israel tem um problema muito pior do que os palestinos! Eles têm um problema sério com Deus! Precisam do evangelho de Cristo para ter essa guerra resolvida!

Essa idolatria sionista acaba gerando rejeição de nações árabes. Isso é errado, pois o povo de Deus, a igreja, não tem uma nacionalidade. Há eleitos de Deus entre judeus e palestinos. Há réprobos também entre eles. Não devemos orar somente por Israel, mas pelos palestinos, árabes, japoneses, americanos, enfim, por todas as nações. E não oramos motivados por questões geopolíticas e sim por salvação. O povo de Deus não é Israel e sim a igreja. Paulo disse aos gálatas que os que confiam em seu judaísmo e em sua descendência abraâmica são, na verdade, descendentes da escrava Hagar (Gl 4.24,25). Já a esposa legítima, Sara, representa a igreja (v. 26). Incrível! Paulo chama os judeus de ismaelitas. E chama os gentios de verdadeiros judeus! Se você acha que Israel é povo de Deus porque é uma nação que veio de Abraão, então você não entendeu a revelação da nova aliança. Judeu não vai ser salvo porque é judeu. Nem é considerado descendente de Abraão por causa disso. Para Deus, filho de Abraão é quem crê em Cristo. O próprio Jesus disse isso aos judeus de Seus dias. Se eles fossem realmente filhos de Abraão, creriam em Jesus, pois Abraão viu o dia de Cristo e se alegrou. Uma vez que os judeus não creem em Jesus, logo não são filhos de Abraão coisa nenhuma. Os filhos de Abraão somos nós, os cristãos verdadeiros, que cremos em Cristo Jesus.

Nessas guerras que acontecem entre Israel e seus inimigos, as igrejas prontamente se curvam para interceder por Israel, como se isso estivesse mexendo com os sentimentos de Deus. Deixem-me informar-lhes que Deus não está tocado com isso. O povo de Deus é Sua igreja. Se você tem que orar, ore pela igreja do Senhor, seja de gente de Israel ou não. Você ora pelos palestinos? De que forma você ora por eles? Você ora por Israel diferentemente da forma que ora pelos árabes? Se sim, então você é um idólatra sionista. Israel é que tem que se tornar igreja para ser salvo e não a igreja que tem que se tornar judia para agradar a Deus. Israel não tem privilégio mais. Já teve. Por meio desta nação veio a revelação de Deus. Isso não foi mérito, mas graça. Por meio dela veio Jesus, o Salvador da humanidade. Não foi obras, mas promessa. Mas agora, isso não existe mais. Depois da construção pronta (igreja), a maquete perde seu propósito (Israel). Quer orar por Israel? Ore, mas não por achar que é povo de Deus, ou porque tem que vencer alguma guerra. Claro que Deus tem um povo dentro de Israel, mas Ele também o tem dentro de todas as nações. Ore por elas igualmente. Por que você quereria uma vitória de Israel em uma guerra geopolítica? Você ainda espera um messias do meio deles? Que papel você acha que Israel tem nesse mundo? Você não sabia que o papel foi destinado à igreja? Indo, fazei discípulos de todas as nações, inclusive dos palestinos. Eles também precisam ter paz com Deus.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

8 comentários:

  1. Como sempre muito esclarecedor meu amado pastor, finalmente tenho hoje uma visão e um entendimento maior, e completo sobre essa questão, e sobre esses acontecimentos bélicos em Israel, muito obrigado meu pastor por seus esclarecimentos, a vc todo o meu carinho respeito e admiração. att; MARCOS FEITOZA

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus, meu nobre irmão! Que nossas mentes sejam sempre iluminadas pela luz da Palavra pura!

    ResponderExcluir
  3. Sim! Faz todo sentido este devocional de hoje.
    Cada dia que passa, estou entendendo a Palavra de Deus \o/

    ResponderExcluir
  4. Gloria a Deus por sua vida e seu aprendizado 🙏🏼 Que Ele continue te abençoando sempre

    ResponderExcluir