Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0206 - OS TRÊS ORGULHOS DO CRISTÃO

 


“...e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus... E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações... e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.2,3,11).


Em Romanos 5.1-11, encontramos três vezes a palavra “gloriamo-nos”. Paulo nos mostra três substantivos em que nos orgulhamos. A palavra “gloriar-se” aqui tem o sentido de “alegrar-se, orgulhar-se, jactar-se, gabar-se de algo”. Não no sentido de vanglória, mas de exultação. Então, o apóstolo classifica em três, os aspectos do bom orgulho do cristão.

A primeira coisa em que o crente se orgulha é na esperança da glória de Deus (v. 2). Foi-nos prometido que participaremos da glória de Deus na consumação de todas as coisas. Todo verdadeiro cristão tem essa esperança. No geral, todas as vezes que a palavra “esperança” aparece nos escritos apostólicos, refere-se a essa expectativa que o crente tem, de que na vinda de Cristo, ele será levado para a glória eterna. Porém, enquanto vive aqui na esperança, o crente deve refletir essa glória em todo seu proceder perante as pessoas.

O segundo elemento em que o cristão se gloria são as tribulações (v. 3). Mas por que teríamos que ser considerados aos olhos mundanos como masoquistas? Que razão alguém teria para se orgulhar nos sofrimentos? Paulo diz que é porque a tribulação produz perseverança. A palavra “perseverança” aqui tem o sentido de “resistência”, como na mitologia o deus grego Atlas suporta firmemente o planeta nas costas. Se temos expectativa quanto à glória de Deus, devemos suportar a jornada atribulada até o fim.

Também essa resistência produz experiência. A palavra usada aqui lembra quando o ouro é passado pelo processo depurador, a ponto de toda impureza ser retirada dele, ficando apenas o que é precioso! Paulo diz que a tribulação produz no crente uma resistência tal, que ele é depurado e suas impurezas vão saindo, até se extrair o melhor dele. É essa experiência, diz o apóstolo, que produz a esperança na qual nos gloriamos, que ele havia dito no v. 2.

Depois de concluir que essa esperança não confunde (v. 5), porque o amor de Deus por nós foi derramado em nossos corações pelo Espírito, Paulo mostra que não somente o Espírito derramado é prova do amor de Deus por nós, mas a própria morte do Seu Filho, mesmo sendo nós ainda pecadores (vs. 8,9). Não há maior prova de amor do que essa!

Assim, ele cita o terceiro Ser em quem nos orgulhamos, isto é, no próprio Deus (v. 11)! Mas ele diz que nos gloriamos em Deus “através” do Senhor nosso, Jesus Cristo! Pois foi por meio dEle que recebemos a reconciliação! Ninguém pode gloriar-se em Deus, sendo seu inimigo! E é apenas por meio de Cristo que alguém pode ser reconciliado, isto é, tornar-se amigo de Deus novamente! Sem Cristo, é impossível alguém alegrar-se em Deus, pois está debaixo de Sua santa ira!

Glorie-se, meu irmão, com toda humildade, nesses três elementos de sua jornada. Na esperança de um dia participar da glória de Deus, nas tribulações como meio de aperfeiçoamento de sua vida espiritual e no próprio Deus, mas apenas por meio de Cristo, pois sem Ele não haveria reconciliação entre você e Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário