“O ladrão vem somente
para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em
abundância” (Jo 10.10).
Geralmente, esse versículo, em sua parte inicial, tem sido atribuído ao diabo. Muitos já até substituíram o termo “ladrão” por “diabo”, recitando assim o versículo: “O diabo veio para roubar, matar e destruir”. Mas se observarmos o contexto de João 10, Jesus explica que o ladrão, ou os ladrões, são todos aqueles que vieram antes dEle e não passaram pela porta (vs. 1,8). O ladrão também é chamado de “o estranho” no v. 5.
Todavia, as ovelhas do verdadeiro Pastor não seguem esse sujeito (v. 4,5). Então, o ladrão, ou o estranho é uma pessoa que se passa por um pastor, que tenta enganar as ovelhas com sua voz. Porém, as ovelhas não lhe seguem, porque não reconhecem esta voz.
Segue-se que estes ladrões são nada menos do que todos os que se passaram por falsos cristos (v. 8). Muitos vieram antes de Jesus, dizendo-se messias, salvadores de Israel, provocadores de rebeliões e motins, constantemente abafados pelo desmanche romano. Algumas centúrias romanas vinham e matavam aquele falso messias com sua turba, dissipando assim, qualquer ameaça ao trono do imperador.
Mas havia também os falsos líderes religiosos. Os fariseus e saduceus eram um exemplo de líderes falsos que Israel costumou ter desde antes da chegada de Jesus Cristo. Eles também eram ladrões, pois não entravam pela porta. Mais à frente, Jesus os critica severamente, dizendo que eles não entravam no reino e ficavam à porta impedindo que outros entrassem (Mt 23.13).
Jesus é a Porta (v. 9). Como os líderes religiosos judeus não O reconheceram nem entraram por Ele, então eles eram também ladrões e salteadores, a quem as ovelhas de Jesus não deveriam dar ouvidos. De fato, quem tem ouvidos, deve ouvir o que o Espírito diz e não o que os falsos dizem.
Embora não seja o diabo, os ladrões a que Jesus Se refere são os falsos mestres, falsos profetas e todo tipo de falsa liderança que tem continuado no meio da igreja, parceiros do diabo. Eles não entram pela Porta que é Jesus, gritam com suas vozes encantadoras e arrebatam muitos após si. Mas não podem fazer isso com as verdadeiras ovelhas de Jesus. Elas não seguem outra voz, senão a de seu Senhor, seu Pastor!
Você tem sido uma ovelha que conhece a voz do seu único Pastor, ou tem se debandado de um lado para outro, atrás de todo vento de doutrina que surge dos gritos dos ladrões que querem roubar o que você tem? Eles estão aí para matar e exterminar sua vida espiritual, até prometendo falsamente aquilo que só o verdadeiro Pastor pode dar.
Os ladrões gritam que têm vida abundante pra você! Agora
preste atenção: pergunte a um deles o que significa a vida em abundância que
prometem. Se disserem sobre coisas e bens materiais, vida próspera e afins,
então fuja, porque são os ladrões tentando usurpar a promessa do verdadeiro
Pastor para destruir sua vida. A verdadeira vida abundante que só Jesus pode
dar, fala de conceitos eternos que os salvos começam a desfrutar desde agora e
continuarão para sempre.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário