“Quando, porém, Cefas
veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara
repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago,
comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a
apartar-se, temendo os da circuncisão” (Gl 2.11,12).
Um tempo antes de Paulo escrever estas coisas sobre Pedro (que é Cefas), Pedro teve uma de suas melhores experiências com Deus. Uma experiência que lhe ensinou várias coisas sobre seu povo, os judeus, sobre os gentios e sobre o próprio Deus. Esta experiência está registrada em At 10 – 11.
Pedro estava orando e teve uma visão, na qual descia do céu um lençol cheio de todo tipo de animal (At 10.11,12). Uma voz dizia a Pedro que matasse e comesse aqueles animais (v. 13). Mas como Pedro era um judeu que desde a infância guardava a lei, então ele respondeu que jamais comeria da carne daqueles animais considerados impuros pela lei (v. 14). A visão então replicava a Pedro: “Ao que Deus purificou não consideres comum” (v. 15).
Como já conhecemos a história, Pedro só veio entender o sentido desta visão, quando alguns homens lhe chamaram para ir à casa de um centurião chamado Cornélio, que morava em Cesareia (v. 24). Como judeu, Pedro jamais se ajuntaria na casa de gentios para comer com eles! Mas agora ele entendia que Deus não faz acepção de pessoas (v. 34). O povo de Deus não é somente judeu, mas é composto de todos os que creem no nome de Jesus Cristo!
No cap. 11 de Atos, Pedro sofre uma imensa pressão, pois os demais apóstolos e muitos irmãos judeus o questionaram a razão de ter ele comido na casa de um gentio (At 11.2,3)! Pedro então dá o testemunho de como o Espírito Santo desceu sobre eles e como houve salvação ali naquela casa! Os irmãos se alegraram e toda contenda cessou (v. 18).
O que Pedro não contava é que mesmo tendo conseguido dominar o colégio apostólico com seu testemunho e sua experiência com Deus, todavia, não conseguiu dominar a si mesmo, pois como Paulo nos relata em Gálatas, Pedro continuou com essa prática de não se juntar aos gentios quando estava na presença de judeus (Gl 2.12). Paulo teve que repreendê-lo por tal atitude hipócrita (v. 14). Como pode uma experiência daquela de Atos 10 não ter transformado a mentalidade de Pedro?
Grande parte das vezes nosso coração também está tão dominado por nossos pressupostos, que mesmo as mais profundas experiências com Deus não nos curam deste mal! Comportamo-nos como denominacionalistas, defensores de certas doutrinas teológicas, portadores da última visão de Deus para a igreja, de tal modo que nos esquecemos que Deus é multiformemente gracioso. Graças a Deus, Pedro aprendeu isso. Ele disse: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1Pe 4.10).
Vamos aprender isso também! Nossas experiências com Deus
devem nos livrar de nossos preconceitos e não nos fazer achar que somos donos
dEle e O repartimos com quem desejarmos!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
🙏👍🙏
ResponderExcluirNão tem palavras sobre esse devocional, que maravilha pode aprender mais sobre as escrituras
ResponderExcluirAmém! Glórias ao nosso Deus 🙏🏼
ResponderExcluir