Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0209 - AS COISAS ENCOBERTAS E AS COISAS REVELADAS

 


“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29).


Diante de uma nova geração de israelitas que estava prestes a entrar na terra prometida, Moisés se coloca como porta-voz de Deus e emite uma mensagem de alerta da parte do Senhor para aquelas pessoas.

Moisés os relembra dos grandes feitos do Senhor por eles, enquanto peregrinavam no deserto (vs. 2-8). Do v. 9-15, Moisés os convoca a obedecerem à aliança do Senhor para que sejam abençoados. Nos vs. 16,17, ele cita o Egito e as demais nações como exemplo de perversidade e idolatria que Israel deveria evitar. Nos vs. 18,19, ele diz o que Israel não deve fazer. Nos vs. 20,21, ele mostra o castigo de Deus sobre os que desobedecerem e do 22-28, ele avisa que essa punição se tornará provérbio para as gerações futuras.

Somente no v. 29 é que ele pronuncia o famoso e conhecido recado: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.

Geralmente usamos este versículo para nos esquivarmos de perguntas difíceis que as pessoas nos fazem. Quando se lança uma pergunta que não sabemos a resposta, então devolvemos para a pessoa Dt 29.29, como se aquilo que a pessoa perguntou fosse um mistério e não tivesse resposta.

Mas não é isso que Moisés está dizendo. Na verdade, ele diz que há muita coisa revelada. E tais coisas são para que as cumpramos! O fato de não sabermos muita coisa não nos desculpa da responsabilidade de cumprir o que sabemos! Ele está dizendo à nova geração de israelitas que não serão desculpados de seus pecados, pois ali estava a revelação de Deus e eles eram responsáveis por obedecê-la!

Nossa atual geração tem a mania de dizer que não tem qualquer responsabilidade, se for verdade que Deus é soberano e já determinou todas as coisas. No entanto, o texto está dizendo para você deixar as coisas ocultas com Deus. As reveladas é que são para você! Não tente se esconder atrás das coisas ocultas para se eximir das reveladas.

Tanto que ele diz no v. 19: “Ninguém que, ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu íntimo, dizendo: Terei paz, ainda que ande na perversidade do meu coração, para acrescentar à sede a bebedice”. Ou seja, o indivíduo sabe que está contradizendo a vontade de Deus, mas apesar disso, ele quer se abençoar, ele quer reverter a maldição de Deus em bênção, através de um “faz-de-conta que não sei”, ou já que Deus determinou, eu não sou responsável, apenas para acrescentar à sede a bebedice, ou no nosso ditado brasileiro, querendo juntar a fome com a vontade de comer.

De fato, há muita coisa encoberta, mas não significa que só porque não sabemos responder algumas coisas, que elas estejam realmente encobertas. Muitas delas estão reveladas na Escritura e não são mistério coisa alguma. Estão patentes a nós e torna-se nossa obrigação e de nossos filhos cumpri-las para sempre. Para Deus, dizer que não sabemos é apenas uma desculpa para fazermos o que queremos.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário