Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0212 - O SOL DA JUSTIÇA

Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria” (Ml 4.2).

Em geral, os textos proféticos do AT, apontam para uma realidade que ultrapassa seu primeiro cumprimento. Eles têm seu cumprimento inicial, mas também um cumprimento escatológico aguarda para dar sentido completo à profecia. Claro que nem sempre isso acontece, mas pela revelação do NT, entendemos que algumas profecias se encaixam nessa perspectiva.

Sem dúvida alguma, todos os intérpretes do NT viram neste versículo de Malaquias uma referência clara a Jesus Cristo, o Sol da Justiça. Ao contrário do que acontecerá com os ímpios, que serão como palha ao fogo, não lhes restando raiz nem ramo (v. 1), o que ocorrerá com os que temem o nome do Senhor é o nascimento do Sol da Justiça para eles.

Cristo, em Suas duas vindas, cumpre esse requisito profético. Na primeira vinda, Ele, com Sua vida perfeita e Sua morte aceitável diante do Pai, justificou a muitos. Isaías 53.11 diz que Ele, o Justo, com o Seu conhecimento justificará a muitos, porque sobre Si levará suas iniquidades. Na segunda vinda, Cristo também cumpre essa profecia de Sol da Justiça, pois diante de Sua presença esplendorosa, nada ficará oculto de Seu perfeito e reto juízo!

A profecia também nos diz que Ele trará salvação em suas asas. De fato, foi esse o ministério do nosso Senhor, quando esteve na terra. Ele dizia: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Mt 18.11; Lc 19.10). Paulo disse a Tito que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2.11). Na Sua segunda vinda, Ele também concluirá o trabalho de salvação que começou em Seu povo. O povo que Ele justificou, agora Ele glorificará!

A profecia finaliza com o comportamento dos justos. Eles saem e saltam como bezerros, não qualquer bezerro, mas aqueles que são soltos da estrebaria. Eles saltam de alegria por sentirem o sabor da liberdade e o frescor do pasto! Nada pode conter a alegria e a liberdade dos justificados pelo Sol da Justiça. Jesus disse que quem entrar por Ele é salvo – entrará e sairá e achará pastagem (Jo 10.9). Esta é a alegria, a liberdade e a segurança do salvo!

Alegre-se, meu irmão! A salvação não veio dos projetos de lei do poder legislativo; a salvação não veio de um decreto real ou das Nações Unidas; a salvação veio do alto, ela veio do Sol da Justiça: Ele é quem trouxe a salvação em Suas asas! Desfrute da alegria, da liberdade e da segurança como bezerros que foram soltos da estrebaria; como ovelhas que entram e saem e encontram sua pastagem! Com o Sol da Justiça sobre nossas vidas, não há noite nem sombra que possam nos ameaçar!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson 


Nenhum comentário:

Postar um comentário