Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 13 de abril de 2013

VOCÊ CONHECE AS QUATRO TÊMPERAS?


Por: Mário Gardini

“Todos nós herdamos um temperamento dos nossos pais. Ele é a combinação de características congênitas que consciente ou inconscientemente, afetam nosso procedimento. Estas características do temperamento podem e devem ser controladas, mas também podem durar algum tempo ou até uma vida inteira. Tudo depende da intensidade de como lidamos com o nosso temperamento”.

O certo é que podemos ter os quatro temperamentos, contudo um deles vai prevalecer em nosso procedimento.

Sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico, eis os quatro temperamentos na classificação do médico grego Hipócrates, na sua forma de entender o organismo humano e a personalidade.

Vou tentar ilustrar a reação de cada temperamento, caso tenhamos que enfrentar um perigo.

Por exemplo, num incêndio: está pegando fogo numa casa. Chega o sanguíneo e começa a gritar: “Fogo! Vamos fazer alguma coisa para apagar o fogo e salvar pessoas”.

E lá vai o sanguíneo com toda a sua energia e fôlego para ajudar. Porém, quando vê as labaredas e o perigo real, desiste. Diríamos que todo o alarde e ímpeto no sanguíneo era “fogo de palha”, motivado apenas pela emoção e não pela razão.

O fleumático vê o incêndio e diz: “Gente, alguém já fez alguma coisa? Chamaram o corpo de bombeiros? É preciso resolver a situação, alguém pode morrer”. E o fleumático permanece ali, inerte, preocupado, mas sem ação. Espera que os outros façam algo.

O melancólico corre pressurosamente e invade a casa para tentar salvar pessoas. Sua atitude é de pouca conversa, mas está pronto para o sacrifício de si mesmo. Ao contrário do sanguíneo e do fleumático, vai fazer todo o esforço para ajudar e, enfrenta o perigo.

Já o colérico tem semelhanças com o temperamento do melancólico. Também não é de muita conversa e age, não pela emoção, mas analisa e planeja. Persegue seus alvos e na nossa ilustração, vai se envolver com o problema e fazer a sua parte na solução.

Cada temperamento tem qualidades e defeitos – o sanguíneo é muito comunicativo mas
, às vezes, age sem pensar e cria problemas.

O fleumático raramente explode em raiva e é muito equilibrado, mas é indiferente e não age quando necessário.

O melancólico é analítico e abnegado. Seu defeito é ser perfeccionista. Enclausura-se e pode ser extremamente hostil.

O colérico é prático e voluntarioso, mas não tem paciência e nem compaixão.

A nossa “têmpera” precisa ser controlada. Podemos realizar muitas coisas boas e ao mesmo tempo ficamos surpresos com o nosso descontrole.

A “têmpera” humana, se não for trabalhada pela graça de Deus, sempre estará fora de controle e do centro do equilíbrio.

O fruto do Espírito de Deus é gerado em nós pela graça para controlar o nosso temperamento neste mundo. Diz a Palavra indestrutível: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22-23).

Mário Gardini é
advogado, jurista e
escritor. Colabora
com artigos no Teolatria.

3 comentários:

  1. De um temperamento colérico, o Espírito de Deus tem trabalhado em minha vida para um caráter semelhante ao de Cristo (ainda tá longe, mas de glória em glória...).

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo do melancólico entrar na casa e salvar as pessoas já que ele e egoista e pessimista, agora o colérico sim porque ele e corajoso e sem medo o mesmo Temperamento de Paulo o apostolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Donizette. A mim me parece que o melancólico sofreria demais com a situação, mas também não faria muita coisa para ajudar. Obrigado por participar... Deus te abençoe. Acesse meu canal no YouTube: prcleilson

      Excluir