"Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei" (Isaías 57:19).
Por: Mário Gardini
Acreditar é um assentimento intelectual. É concordar com teses e teorias.
Vivemos “acreditando”.
Acreditamos em Deus, acreditamos nas pessoas, acreditamos nas promessas que nos fazem e acreditamos em nós mesmos.
Você confia no que acredita?
Bem, acho que não. Você acredita desconfiando.
Confiar é “entregar-se”, “descansar”, “não duvidar”, e ficar sereno quando duvidam da sua “confiança”. Quem confia, não desconfia.
Viver na “confiança” é viver seguro e na certeza. Quem confia, espera. Quem acredita, às vezes fica desesperado e sem saída.
Quem confia, crê verdadeiramente. Imagine várias situações da sua vida – por exemplo, quando faz uma refeição ou toma um refrigerante, ingere tudo porque confia em quem os produziu ou preparou.
Se você aceita um namoro e vai para o casamento, permita-me ser sincero, você provavelmente estará inseguro, se usar a razão no início, acreditando no amor e acreditando que tudo dará certo.
O seu grau de confiança virá com o tempo, pois a certeza hoje, firmada no abstrato, haverá de se confirmar no futuro, num “final feliz”. Ninguém vê o amor e nem o sentimento. Acreditamos na sua existência.
Ah, se tudo começasse com lampejos do futuro – temo que abandonaríamos o que mais queremos e desejamos neste momento.
E que direi da nossa inconstância? Hoje quero algo, amanhã já o desprezo.
Raul foi preciso: “Hoje lhe tenho amor, lhe tenho horror, eu sou um ator!”.
Tudo isso é real, porque acredito. Ainda acredito e sei que viverei decepções porque acreditei.
Mas confiar é o inverso de tudo.
Você está aí, no seu recanto e imagino que você está tomando decisões que mudarão a sua vida. Havendo confiança (entrega, descanso e paz no coração) e se o que você pensa e deseja fazer está centrado em Deus e na Sua Palavra, você está no caminho do sucesso e da vitória.
Não discutamos religião, positivismo ou teses humanas. O seu sucesso e a sua vitória é uma questão de fé e não de acreditar! E quem confia, sempre persevera, e se confia em Deus “dá um salto no escuro” – Sören Kierkegaard.
Diz a Palavra infalível: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Isaías 26:3).
Mário Gardini
Nenhum comentário:
Postar um comentário