“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)
Por: Mário Gardini
Trapaceiros e chicaneiros não são espécies em extinção. Existiram e sempre existirão.
Estão por toda a parte. A Bíblia não falha. Diz o Velho Livro: “Todos pecaram” e “todos se extraviaram e se fizeram inúteis”. Romanos 3:11,22 e 3:23.
O pecado carcome a alma. Revela o que há de mais profundo no ser humano: sua índole para o mal, além de desnudar o seu desejo para o caminho perverso da corrupção.
O trapaceiro sempre usa seus ardis para enganar. Tem aparência de bondade, misericórdia e humildade, mas não pensa duas vezes para enganar as suas vítimas, pois “nem tudo o que balança, cai; nem tudo o que reluz é ouro e nem tudo o que parece ser é”, dizia um antigo radialista.
Já o chicaneiro tem o propósito de enganar e formar conluios sórdidos e escusos, objetivando enganar e destruir suas vítimas.
Ambos, trapaceiros e chicaneiros, são malévolos. Aqui vou seguir o conceito de Deus: chicaneiros e trapaceiros somos todos nós, por mais fina que seja a nossa educação na escola ou no lar, se a misericórdia de Deus ainda não atingiu nosso coração.
Diz a Bíblia, Livro Invencível: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas. Quem pode suportá-lo ou conhecê-lo?" (Jr 17.9).
Nem eu posso suportar o engano do meu coração velho e cansado. Mas se a graça e a misericórdia de Deus o atingir, o meu coração poderá ser novo, imbuído de novos propósitos, voltados para Deus e para tratar as pessoas com a real dignidade e honestidade, provindas não do direito ou da justiça dos homens, mas do Deus Todo-Poderoso.
Só há uma maneira de curar o chicaneiro e o trapaceiro: no Evangelho da crucificação com Cristo (Gálatas 2:6).
Mario Gardini
A cruz de Cristo é onde nos livramos de nós mesmos, pois em nós, bem nenhum habita!
ResponderExcluirWesley A.Peronica
sem dúvida. todos os paliativos sem a cruz é uma desgraça e tragédia eterna. usar outros remédios além da cruz, dizia STOTT - é uma traição a Deus
Excluirnão há um justo - diz o poliglota e pequeno Paulo. estou escrevendo SERPENTES e FILHOS DO DIABO, segundo ensinou Jesus e o apóstolo João.
ResponderExcluirtenho apreciado os seus textos e têm atingido o meu coração, convencido da falência e da absoluta dependência da GRAÇA DE DEUS
Deus o abençõe