Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A MARAVILHOSA PAZ DE DEUS


Por: Wesley A. Peronica

Vivemos num mundo marcado pela angústia e pelo sofrimento. Alguém já disse que esse mundo é um vale de dor. A verdade é que todos estamos sujeitos a enfrentarmos o sofrimento, seja ele em qual área for. Assim como a morte, o sofrimento é democrático, ele não escolhe cor, raça, nível social ou grau de intelectualidade. Ninguém está blindado contra as vicissitudes da vida. O dinheiro, a fama, o poder, a capacidade intelectual não podem nos manter incólumes das agruras e embates desta vida. Esse é o principal motivo pelo qual as pessoas em todo o mundo anseiam por paz. Elas desejam ardentemente serem livres do mal, da agonia e da angústia.

Diante dessa realidade é importante entendermos o que é a verdadeira paz, a paz que vem de Deus. Infelizmente a grande maioria das pessoas tem um pensamento ou conceito equivocado sobre a paz. Muitos acreditam que a paz verdadeira é a ausência de conflitos externos e internos, pensam que a paz é quando o sofrimento não está presente, é quando tudo vai bem, em outras palavras, elas consideram a paz como sendo algo condicional, ou seja, a paz é fruto ou resultado das circunstâncias.

Quando analisamos as Escrituras Sagradas vamos perceber que esse conceito está errado. Pela Palavra de Deus entendemos que a verdadeira paz, essa que vem de Deus, não depende das circunstâncias, não depende se estou ou não sofrendo, ela não é algo que brota de fora para dentro, mas sim de dentro para fora, ela vem do alto, vem de Deus. William Hendriksen disse que paz é o sorriso de Deus estampado na face do crente. Veja o que Paulo escreveu à igreja de Filipos no capítulo 4 versos 6 e 7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.

Notem bem que essa paz não é algo racional, ela foge da percepção humana, não é algo explicável e lógico como uma fórmula matemática, ela transcende nosso entendimento. E por quê? Porque essa paz está presente em meio a conflitos, em meio a guerras externas e internas, em meio a fracassos, em meio a doenças, em meio a decepções, em meio a traições, enfim, em meio às intempéries da vida. É por isso que ela ultrapassa nosso entendimento. Muitos olham e dizem: “Como ele (a) continua assim tão tranquilo (a) mesmo enfrentando essa terrível situação”? A verdade, meus irmãos, é que o mundo não entende o que acontece dentro da nossa alma, eles não conseguem compreender como alguém pode enfrentar tamanha dor e ainda ter um sorriso no rosto.

Não sei como está sua vida, talvez você esteja sofrendo muito, mas quero te encorajar a confiar no Senhor. Não permita que a ansiedade invada seu coração a ponto de você perder a confiança no agir de Deus. Entregue seus problemas a Ele em oração; é dessa forma que a maravilhosa paz de Deus vai inundar sua alma, ela vai guardar seus sentimentos como a sentinela romana vigiava os portões da cidade. Concluo ressaltando que Paulo escreveu a carta aos filipenses não de um palácio desfrutando de uma linda paisagem, mais sim de uma prisão em Roma, ele tinha todos os motivos para estar perturbado e sem esperanças, contudo, ele pôde experimentar a maravilhosa paz de Deus, pois sua vida se resumia em uma entrega sem reservas ao seu Senhor. Seu prazer era agradar seu Mestre, era fazer Sua vontade, era estar em comunhão constante por meio da oração. Sejamos como Paulo, que nossa vida seja uma expressão de adoração e culto a Deus, e sem dúvida, a gloriosa e sublime paz de Deus habitará em nossos corações.

Em Cristo,

Wesley Alves Peronica

Um comentário:

  1. Que a gloriosa paz, de nosso Senhor Yeshua, abunde em nossos corações!Pr. Joel BH/MG

    ResponderExcluir