Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A 2ª VINDA DE CRISTO - ESCLARECIMENTOS

Que Cristo virá pela 2ª vez todos os cristãos concordam (pelo menos deveriam). Entretanto há alguns esclarecimentos que precisam ser feitos com relação ao modo de como se dará esta vinda do Senhor. Há muitas interpretações na Escatologia a respeito deste evento futuro e glorioso, que estão distribuídas entre os vários grupos denominacionais do nosso Brasilzão e também mundo afora. Mas neste artigo, o que veremos é que a maior parte destes grupos está sem base bíblica para defender o ponto de vista que chamamos pré-tribulacional, ou seja, aqueles que defendem que a igreja não passará pela grande tribulação não têm base bíblica hermeneuticamente correta para defender seu ponto de vista. E é incrível que a maioria dos crentes no Brasil defenda essa teoria!

O argumento pré-tribulacionista, ou dispensacionalista, nos informa de que a qualquer momento haverá o arrebatamento da igreja. Os seus defensores chamam isso de "vinda iminente" de Cristo. Segundo este argumento, nenhum olho verá o Senhor. Ele virá invisivelmente e arrebatará a igreja. Mas só os que estiverem preparados. Há muitas pessoas na igreja que não serão arrebatadas. Essas pessoas vivem uma vida meio igreja, meio mundo, então não subirão no arrebatamento. O ensinamento diz que essa é a 1ª etapa da 2ª vinda de Cristo, que se dará antes da manifestação do anticristo.

Continuando, assim que o arrebatamento acontecer, seguir-se-ão 7 anos. Nesses 7 anos duas coisas acontecerão, uma no céu e outra na terra. No céu, a igreja arrebatada receberá o seu galardão e participará das bodas do Cordeiro, como uma festa de casamento. Na terra haverá 7 anos da manifestação do anticristo, em que 3 anos e meio serão de falsa paz, onde o anticristo fará seus milagres e conquistará a admiração do mundo, e nos outros 3 anos e meio, ele revelará sua verdadeira identidade, rebelando-se contra Deus e infligirá dura perseguição contra Israel e contra aqueles que não quiseram receber o sinal 666. Esse período é chamado de "a Grande Tribulação".

Eles chamam esse período de "segunda oportunidade". Ou seja, se alguém que não foi arrebatado resolver não receber a marca da besta, então poderá ser salvo ainda, caso dê seu próprio sangue por amor a Cristo.

Ao findar estes 7 anos, então Cristo virá outra vez (2ª etapa da 2ª vinda), só que desta vez virá visivelmente, com Seus anjos e com aquela parte da igreja que Ele arrebatou 7 anos antes, para destruir o anticristo e seus aliados, fazer o julgamento das nações, quem foi a favor ou contra Israel (Mt 25) e instalar o reino milenar na terra. Ainda há controvérsia sobre o que acontecerá ao corpo daqueles que deram sua vida por Cristo durante a grande tribulação, se serão arrebatados (um 2º arrebatamento?), se serão glorificados para reinar no milênio (uma 2ª glorificação da igreja?), enfim, não se tem um acordo sobre isso (e nem base bíblica).

Pois bem. Vamos agora ao que a Bíblia diz.

Jesus disse que algumas coisas deveriam acontecer antes de Sua 2ª vinda. Ela não seria iminente. Encontramos estes sinais da vinda de Cristo em Mt 24 e refs. paralelas. Entre os sinais, encontramos o surgimento de falsos cristos, engano, guerras e rumores de guerras, fome, pestes, terremotos, perseguição, escândalos, traições, ódio, surgimento de falsos profetas, multiplicação da iniquidade, esfriamento do amor e pregação do evangelho para testemunho a todas as nações (Mt 24.5-14). Só então virá o fim, disse Jesus. Veja que nesse texto nada se fala de duas etapas da 2ª vinda. Apenas uma resposta clara de Jesus acerca da pergunta que Seus discípulos Lhe fizeram: "Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" (v. 3). Esses, portanto, são os sinais.

Jesus prossegue profetizando acerca da destruição de Jerusalém, a qual ocorreu no ano 70 d.C. através do General Tito. Mas nessa profecia (como era costume das profecias antigas), Jesus mescla os acontecimentos da Sua época com a grande tribulação do tempo do fim. Ele diz que a tribulação seria a pior que já existiu. Mas fala de uma abreviação. Diz Ele que esses dias da grande tribulação serão abreviados "por causa dos escolhidos", senão "ninguém seria salvo" (v. 21,22). É notável aqui nesse texto quem são os escolhidos. Não pode ser Israel, segundo dizem, pois no v. 24 e no 31 Jesus volta a falar dos eleitos. Ele diz que se fosse possível, os falsos profetas enganariam até os eleitos, então não pode ser Israel, uma vez que os próprios dispensacionalistas dizem que Israel acreditará no anticristo. No 31 Ele diz que Seus anjos reunirão Seus escolhidos dos 4 ventos, de uma à outra extremidade dos céus, ou seja, não pode ser Israel. Os eleitos a que se refere Jesus são Seus escolhidos que estiverem vivos nesta época, ou seja, a igreja (seja Israel ou gentio).

Até aqui não vimos nada de 2ª vinda invisível. E Jesus prossegue no v. 29 dizendo que "logo depois" da tribulação daqueles dias... Ele virá! Então está mais do que claro que Jesus vem depois e não antes da grande tribulação. Estaria o próprio Cristo enganado?

No v. 30 Ele diz que aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem! Agora Jesus fala que virá visivelmente. Eu fico impressionado! Parece que as pessoas não leram esse texto! Jesus disse que todos os povos da terra se lamentarão e verão a Sua 2ª vinda! E essa teoria pré-tribulacionista diz que Jesus virá sem que ninguém O veja! Incrível! O texto ainda diz que os anjos virão com "grande clangor de trombeta", ou seja, intenso barulho! O que tem de invisível e secreto nisso?

Até aqui tenho usado apenas o que Jesus falou sobre Sua 2ª vinda. Ainda não usei os argumentos do apóstolo Paulo, Pedro e João, o que farei em outra ocasião. Basta por enquanto, o que o próprio Mestre falou. É incontestável!

Dia tēs písteōs


Pr. Cleilson

12 comentários:

  1. Olá todos. Tivemos ao longo de nossa caminhada cristã vários ensinamentos errados que ficaram cravados em nós. Graças a Deus estamos sendo despertados para a realidade da vinda do nosso mestre. Valeu Pr Cleilson.

    ResponderExcluir
  2. mas é tao bom saber que posso ser arrebatado a qualquer momento, srs talves as pessoas que fizeram essa visão, as fizeram para colocar medo e receio nas pessoas pois pensar que isso pode acontecer a faz pensar duas vezes em fazer alguma coisa, pois Cristo vira a qualquer momento arrebatar a igreja e " eu posso ficar" mesmo sendo eu um escolhido

    ResponderExcluir
  3. Glórias e Honras damos a Cristo, que tem Iluminado a mente do Reverendo Cleilson, acerca de assuntos tão nobres e cruciais a pregação do Evangélio, escatologia parece muitas vezes imprecisa e confusa, mas vemos que só é confusa a argumentação herética de que Cristo voltaria mais de uma vez.

    fala serio! "duas vezes Jesus voltará," é chamar Jesus de inútil e preguiçoso.

    nós é quem temos que nos empenhar em parecer com Cristo, não inutilmente torna-lo mais parecido conosco.

    ResponderExcluir
  4. Sou indio de MS ,desde que fomos evangelizados primeirmente pelos missionarios estrangeiros fomos ensinados que a igreja ñ passara pela tribulação e isso perdura em nossos corações até o dia de hoje. Que Deus esclareça a nos naquele dia onde todos os escolhidos estarão frente com o Pai, mas se de fato não sou que vivo ,mas Cristo vive em mim , não importa qual sera a forma que nos encontraremos com ELE, que importa que nós estaejamos todos lá .

    ResponderExcluir
  5. É um prazer ter um irmão indígena participando deste espaço! Fico muito feliz!

    Amado, infelizmente, nossos missionários estavam com a mente impregnada pelos ensinos norte-americanos divulgados pela Bíblia Scofield.

    Graças a Deus, novos esclarecimentos surgiram e hoje podemos contemplar com maior amplidão os fatos e como eles se harmonizam com a Palavra de Deus.

    Torna-se claro que a igreja passará pela Grande Tribulação, pois não faz nenhum sentido ter tribulação para quem já é do diabo. Se a igreja foi tirada, tribulação pra quê, se quem ficou não pertence a Cristo? Se o sangue de Cristo não pôde me salvar, será o meu próprio sangue que o fará?

    Mas concordo plenamente que o que deve ser importante para nós é que estejamos preparados. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. eu nao posso concordar com toda segurança nesse assunto na sua totalidade mas em alguns ponto sim tem assuntos na biblia que DEUS abre uma janela e outros assuntos ele so abre um brecha pela fechadura e por isso que eu nao concordo com o ponto de vista do pr cleilson porque ninguem jamais desceu ao fundo do oceano de revelaçoes do nosso DEUS PRA MIM o mais inportanta e eu estar no plano de salvaçao de JESUS EO RESTO E NADA MAIS DO QUE A TEORIA DAS DEDUÇOES OBRIGADO E ME PERDOE PELA MINHA DESCORDANCIA FIQUE NA PAZ

    ResponderExcluir
  7. Fica na liberdade de discordar ou concordar. Estamos aqui para isso mesmo, colocar nosso ponto de vista o mais próximo daquilo que a Bíblia diz. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Querido estude mais a biblia sagrada não fique só segurado no capitulo de (mateus 24), ate no antigo testamento mostra uma figura do arrebatamento no profeta elias... mais o Apostolo paulo diz em (1 tessalonicensses 4:17 )
    ''DEPOIS NÓS OS QUE FICARMOS VIVOS SEREMOS ARREBATADO JUNTAMENTE COM ELE NAS NUVENS AO ENCONTRAR COM O SENHOR NOS ARES ASSIM ESTAREMOS SEMPRE COM O SENHOR'' A IGREJA DE CRISTO NÃO PASSARÁ PELA TRIBULAÇÃO até por que a grande tribulação é considerada a ira futura veja querido em (1 tessalonicensses 1:10) '' E ESPERAR DOS CEUS A SEU FILHO A QUEM RESSUCITOU DOS MORTOSA SABER JESUS QUE NOS LIVRA DA IRA FUTURA''. cuidado não torça o evangelho santo. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Bem, irmão Ailton, sobre ira futura eu a entendo como sendo diferente da grande tribulação. Eu a vejo como sendo a punição de Deus sobre os ímpios e ao mesmo tempo não atinge os crentes. Como Israel no Egito; enquanto os egípcios eram atingidos pelas pragas, Deus preservava Seu povo. Todavia, isso não impede que o anticristo devaste a igreja do Senhor (mas ele fará isso só fisicamente) - ver Ap 13.7.

    ResponderExcluir
  10. Irmão Ailton, não estou apegado só ao cap. 24 de Mateus. O irmão leu o meu texto? Eu disse que futuramente escreveria sobre o que Paulo, Pedro e João escreveram. Apenas sobre o que Jesus falou, por isso me apeguei aqui a Mateus 24. Mas depois vou provar nas cartas de Paulo, Pedro e João que a igreja vai realmente passar pela grande tribulação.

    ResponderExcluir
  11. pr. Cleilson paz eu quero que o sr faça uma pesquisa se poder para esclarecer se os movimentos nas igrejas pentecostais são verdade ou não rodar,pular e etc.

    ResponderExcluir
  12. Olá, irmão Alan. Graça e paz. Interessante seu pedido. Farei uma pesquisa e postarei um artigo sobre isso. Aguarde. Um abraço e obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir