Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O conselho de Gamaliel (At 5.33-39)


É muito comum o uso da frase célebre do rabino Gamaliel nos dias de hoje. As pessoas dizem: "Se tal igreja for de Deus, então ela não perecerá, mas se não for, vai acabar". Será que esta frase faz sentido?

Gamaliel foi um dos mais famosos rabinos de seu tempo. Era membro do sinédrio, da seita dos fariseus e doutor da lei tido em grande reputação pelos judeus. Foi professor de Paulo (At 22.3) e, de acordo com o Talmude, Gamaliel era neto do célebre rabino Hillel, que foi o líder de uma das duas grandes escolas de interpretação legal judaica. A outra era a escola de Shammai.

O que tinha acontecido foi o seguinte: o sumo sacerdote, na época dos apóstolos (Caifás, que já estava no final do seu sacerdócio) se ajuntou com os saduceus e, cheios de inveja prenderam os apóstolos, porque estes operavam muitos sinais e prodígios, de modo que o povo lhes admirava (At 5.12s).

Mas de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, dando-lhes a liberdade e recomendando-lhes que continuassem pregando o Evangelho. Quando amanheceu, Caifás mandou que buscassem os apóstolos na prisão para serem apresentados no sinédrio, mas não os acharam! Eles estavam livres, pregando no templo de novo...

Ao serem levados pelos guardas para o sinédrio a fim de serem  interrogados (sem violência, desta vez, porque tinham medo do povo), os apóstolos deram a resposta que até hoje usamos para basear o limite da nossa obediência à lei: "Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5.20).

Enquanto os saduceus queriam se ver livres da acusação de terem matado a Cristo, os apóstolos testemunhavam com fervor Sua ressurreição e Seu domínio desde os céus, o que levava os membros do sinédrio a querer matá-los!

É aqui que entra a figura de Gamaliel. Pediu que retirassem um pouco os apóstolos e disse aos membros do sinédrio: "Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens. Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de 400 homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada. Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos. Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os [agora entra a famosa frase]; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus" (At 5.35-39).

As pessoas usam estes versículos para ficarem caladas diante de uma situação crônica em que a igreja está atolada! Não sei qual a razão, mas não querem denunciar falsos profetas, não querem mostrar os erros doutrinários de igrejas que estão enganando as pessoas, tudo isso porque não podemos julgar... e se for de Deus? É o medo de tais pessoas.

Em primeiro lugar, a fala de Gamaliel demonstra um ponto de vista louvável, muito bem equilibrado, diga-se de passagem, mas que está registrado não como uma doutrina, mas um pensamento humano, baseado em fatos que haviam ocorrido no passado. Ou seja, se esse fato se repetisse com os apóstolos, estaria provado que aquele nada mais era do que mais um fogo de palha entre os judeus.

Em segundo lugar, Atos é um livro histórico, do qual não se pode formular doutrina para a igreja. Ali Lucas relata o que aconteceu, e não que aquilo que aconteceu tem que se tornar regra para a igreja de todos os tempos (as cartas sim, fazem isso).

Em terceiro lugar, Gamaliel considerou apenas um ponto de vista, sem levar em consideração o outro ponto. O que ele levou em consideração foi o cuidado de Deus para preservar Sua verdade. Mas deixou de observar a permissão de Deus em que falsos ensinos se alastrem. Deus protege Sua verdade, sim, mas permite que o erro cresça também, sem contudo fazê-los perecer diante de nossos olhos. Temos visto, por exemplo tantos erros e heresias (inclusive seitas) que continuam a grassar no mundo, inclusive no meio da igreja, algumas delas com longos séculos de existência e nem por isso vêm de Deus!

No entanto, temos que considerar a palavra de Gamaliel no seguinte sentido: não podemos arrancar essas falsidades que surgem, pois, como disse o próprio Cristo na parábola, arrancaríamos o trigo junto. Mas podemos denunciá-las, combatê-las e tirar do meio delas algumas pessoas que estiverem na dúvida!


Dia tēs písteōs


Pr. Cleilson

22 comentários:

  1. acho que muitos não denunciam não é por medo mas comodismo mesmo, a igreja está acomodada com as mentiras que tem ouvido. os que têm medo geralmente nem conhecem a verdadeira verdade para denunciar as falsas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NORMALMENTE AS PESSOAS NÃO OS DENUNCIAM,POR FALTA DE INVERGADURA CRISTÃ! ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO,CULPADOS!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Inverga mas nao quebra akakkakak

      Excluir
  2. deixemos portanto, de aparentarmos com sacerdotes farizeus da antiga aliança, e sigamos pois agora a aparência de Cristo, para termos altoridade e argumentação para condenar tudo que se levanta para amordaçar o Verdadeiro Evangélio.

    ResponderExcluir
  3. Penso que a ignorância fez com que vc elaborasse prerrogativas ambiguas sobre a esegese bíblica, deixando assim sua matéria com pouco peso de informações: em primeiro lugar; a Igreja, compiladora da sagrada escritura, em hipótese alguma considera o livro de Atos como doutrinário, se o fosse, não teria escrito no código de direito canônico que Paulo foi o PRIMEIRO TEOLOGO E DOUTOR DA IGREJA, em segundo lugar;Gamaliel, mestre de Paulo, sempre foi Judeu e não existe relatos históricos de que ele tenha se convertido, uma vez que era sacerdote Judeu conservador e em terceiro lugar; de fato o mal, ou a mentira se preferir, existe dentro da igreja, mas a igreja sendo Santa pelo Seu Santo Fundador, Jesus, também é humana e pecadora, pois, tem Jesus como cabeça e os homens como corpo, membros falhos e nunca deixamos de assumir isso, me perdoe mas seu disurso demagogo não irá mostrar verdade nenhuma, uma vez que você ainda não a conheceu! Fraternalmente

    ResponderExcluir
  4. e aliás ...um pastor nunca guia suas ovelhas plantando o ódio e a divisão, já temos alguém que faça isso muito bem (DIABOLOS=divisor)

    ResponderExcluir
  5. Foi verdade sim o que Gamaliel disse, até o diabo tem que confessar que Jesus Cristo é o Senhor, e é mentira dele? Eu te pergunto, alguém conseguiu destruir, desfazer a Igreja do Senhor ate os dias de hoje? Não! Então a obra é de Deus e quando a obra é de Deus, ninguém, ninguém poderá destruir e cuidado por não seres também achado combatendo contra Deus! Tem pastor que não tem Teologia,mas tem o poder de Deus, o Espírito Santo, o qual você necessita muito! Que Deus venha te conceder sabedoria do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  6. ESSE TAL PASTOR QUER SEU SEGUNDO DE FAMA,EU O ACONSELHO A ESTUDAR,MAS,NÃO NESSAS ESCOLAS DE HEREGES QUE TENTAM DETURPAR A VERDADE,E O EVANGELHO SÓ POR DINHEIRO E TENTANDO DESTRUIR A INDESTRUTÍVEL IGREJA :CATOLICA APOSTOLICA ROMANA!!!

    ResponderExcluir
  7. PAZ do SENHOR.......O Clair,oKajuh,O Fabio, a Danielle Deram Suas Opinioes inspiradas ou nao....com conhecimento ou nao......ai eu nao sei....vai Depender de uma analise mais profunda e Eu de ante mao as Respeitos ate porque nao sou o "SENHOR" da Verdade....."ESSE" todos sabem quem é"O SENHOR" da Verdade OK? Ja o Fabio Me parece(eu disse parece), Conhecedor de "TEOLOGIA" Só Nao posso Dizer se ele conhece "JESUS CRISTO", Eu Uma vez estava em "debate" sobre alguns pontos "biblicos" com uma certa pessoa e vi q a pessoa tinha um conhecimento muito grande de "leitura" da "BIBLIA", e ate me conseguiu sobrepujar, e eu sem querer lhe perguntei se ele entendia tanto da "leitura" se ele entendia tambem de "SALVAÇAO" e de "JESUS CRISTO"....o homem disvirtuou e fkou sem resposta....e eu disse pra ele vc ate parece "testemunha de JEOVA"!!! para meu espanto ele se retirou do debate sem mais respostas......e "ele era"....entao deixemos de confrondo teologico que nao edifique a igreja de CRISTO....Ser teologo estudioso qualquer um pode ser.......ser abençoado e levar a palavra do ESPIRITO SANTO DE DEUS........ate um analfabeto DEUS pode escolher........entao sr. Fabio......Nao seja tao duro quando se manifestar contrario......nao seja tao "teologo".....mostre com carinho e com sabedoria( nao a sua, sim a da FÉ),....abraços...fka com DEUS.....Ja esse anonimo ai de cima( q postou no dia 24-03-2013 vou fazer igual o Pr. Cleilson ??? e vou Rir kkkkk só isso. Meu nome é Antonio.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Antonio. Infelizmente as pessoas não conseguem distinguir um texto devocional de um texto teológico... pena! Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Quem procura Deus, por meio de Jesus Cristo, tem de ter cada vez mais comunhão com Deus e Jesus Cristo, assim, se for da vontade do Pai criador, ele tocará em nós, nos dará o Espírito Santo para que sejamos obreiro dele para o propósito que ele tem com a humanidade, a salvação. Se é para pregar o evangelho, os mandamentos, para edificar a sua igreja, ele te capacitará. Agora capacitar-nos para que sejamos pregadores e edificadores da Igreja, não quer dizer que o Espírito Santo de Deus vai nos dar toda a sabedoria e conhecimento para falar das Escrituras, isso nós temos que buscar, estudando hermenêutica bíblica, propedeutica, hexegese. Capacitar significa ter condições de fazer algo, criar ou desenvolver capacidade. Pela essa falta de conhecimento, atrelada à má fé e intuito de se enriquecer às custas do evangelho, vejo muitos "pastores" pentecostais (que na verdade nem sabe que o verdadeiro pastor é Jesus de Nazeré, o messias e que ele constitui seus servos para dar continuidade ao propósito pelo qual ele derramou seu sangue - os ministros de Jesus), ensinando doutrinas equivocadas e deturpadas - Teoria da confissão positiva - teologia da prosperidade (falsas doutrinas), sem tampouco se preocupar em apascentar as ovelhas (ensinar o verdadeiro evangelho que consiste em doutrinar - ensinar a sã doutrina, exortar e admoestar aqueles que querem aceitar Jesus e garantirem sua salvação). A Igreja de Jesus Cristo não precisa ser renovada, reavivada, reformada, mas sim restaurada, recuperada, voltar ao primeiro amor, que é aquele que existia no início da propagação do evangelho - final do primeiro século.

    ResponderExcluir
  10. Quem não tem discernimento faz a absurda afirmativa de que qualquer um que quiser estuda teologia. Estudar teologia, não é como fazer um curso superior, uma faculdade. Deixem de ser ignorantes, tolos, Estudar sobre Deus, tudo que envolve Deus, Interpretação da palavra, se preparar para ser obreiro de Deus é diferente de fazer uma faculdade de administração, direito, medicina, psicologia, pois muitos fazem sem saber se possuem ou não vocação, se vão ser bem sucedidos. Uma coisa e estudar para atingir uma realização pessoal, profissional acompanhada de uma realização financeira, outra coisa é estudar, adquirir conhecimento espiritual para entrar para a obra de Deus, ajudar a salvar almas e sustentá-las com alimentos espiritual, sem se preocupar com seus sonhos, sua perspectiva profissional e financeira. Pastores Pentecostais não fazem porque sabem que não vão conseguir terminar, porque não têm chamado algum para ser um verdadeiro obreiro de Jesus, até tentam, mas não terminam. Da turma de teologia que minha esposa fez parte, iniciaram 54 alunos e apenas 12 se formaram. Dos 12, nenhum foi congregado pastor da Igreja que oferece o curso, mas todos fazem a obra de Deus, servem a Deus sem se preocupar em homem dar título ou não, quem sabe quem nós somos é Deus, e assim não se preocupar com líderes ou presbíteros que não possuem nenhum chamado, não possuem nenhum conhecimento teológico e apenas não querem perder o seu pedaço do bolo, ou seja, estão todos na carne, brigam entre si e não possuem nenhuma unção, seja para evangelizar, para apascentar ou para ensinar.

    ResponderExcluir
  11. E para terminar, a Igreja do meado e final do primeiro século, que era a igreja verdadeira, que detinha o poder e autoridade de Jesus e ensinava verdadeiramente, não era a igreja católica e nem a protestante, mas sim a Igreja de Jesus Cristo, a qual usava o primeiro testamento, através da septuaginta, e os evangelhos escrito de Jesus, mais nada. Não tinha livro de Atos, Epistolas Paulinas, Cartas de Pedro, João, Tiago, Judas, Hebreus e Apocalipse. Era uma igreja que ainda salvava almas, os discípulos de Jesus eram pescadores de homens.

    ResponderExcluir
  12. COMO VÃO DENUCIAR ELES MESMOS.

    ResponderExcluir
  13. Quanto loucura...simples se é de Deus tem que falar as coisas de Deus, tipo amor fraternidade,como querer dizer que tal igreja e ou não de Deus,Cristo deixou todo o caminho. E queira ou não temos que respeitar, por um lado ser grato pois sabemos,que o que usamos hoje debaixo do braço foi organizada e reproduzida pela única igreja que detinha isso,próximo ao ano 300, e a igreja católica, queira ou não o que tentamos usar para atacar doutrinas veio deles primeiramente. E os que disseram aí que precisa conhecer Jesus e não a teologia está lendo qualquer outro livro que não a Bíblia,pois então as inúmeras vezes que Cristo exorto para analisarmos as escrituras Ele queria o que? Sejamos mais cristãos e menos arrogantes pois essa características realmente se assemelha a outros personagens bíblicos,os fariseus.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente cada dia q se passa vejo os ensinamentos q aprendi dentro da igreja me tornou um religioso,cada um fala o q é certo e o que é errado, mas a verdade a ser dito e q vivemos dentro de um sistema a onde vemos diversas falhas e não combatermos, se fizemos isso não estaríamos lá dentro.

    ResponderExcluir
  15. Acho que não devemos combater contra ninguém,a biblia diz se seu irmao está no erro fala com ele.Nosso dever é orar se Deus concedeu q a igreja abrisse é ele quem deve fecha-la e não nós.o tempo em que o crente guerreavam por território acabou nos agira guerreamos somente por almas.E Deus quem julga nos não temos esse direito.vamos falar a verdade,pregar o evangelho e quem crer nisso sera salvo e o resto deixa com Deus.

    ResponderExcluir
  16. O Islã deve ser de Deus. É a religião que mais cresce no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, irmão Vanderson, isso que eu queria que as pessoas entendessem!

      Excluir