Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Arminianos buscam resposta para o "livre-arbítrio perdido" - Questionamentos

Peguei um texto da internet em que um arminiano diz assim:

"PREDESTINAÇÃO" Uma verdade ou uma doutrina sem fundamentos?

Este ensinamento sobre a predestinação começou com João Calvino, portanto primeiramente vamos ver o que ensina a doutrina calvinista.

1- Eles ensinam que Deus dá a salvação pra quem Ele quer e está acabado.
2- Dizem que a predestinação é o "decreto" de Deus, através do qual Ele decidiu quem seria ou não salvo mesmo antes de nascer
3- Ensinam que Cristo veio, não para morrer por todos, mas para aqueles que fazem parte da Sua Igreja, ou seja ele morreu apenas para os cristãos.
Então baseado nestas teorias é fiz o estudo a seguir, vamos a ele?

Por dia 55 MIL PESSOAS NO MUNDO morrem SEM aceitar A JESUS e aproximadamente 20075000 pessoas morrem por ano sem aceitar o nosso Deus, isto significa que nos últimos 12 anos já morreram 120899988 pessoas sem salvação, em outras palavras mais de 95% das pessoas morrem sem seguir ao verdadeiro evangelho de Jesus cristo e parte delas nunca nem ouviram falar de Jesus e nem em qualquer outra coisa a respeito de Deus. Só em países como a Índia sua população adoram mais de 3 milhões de deuses, dentre estes deuses estão baratas, ratos, vacas, arvores, eles adoram tudo menos ao Deus verdadeiro, o Deus Jeová, isto é acontece pelo fato de não haver quem pregue a eles.

Agora pense junto comigo, será mesmo que Deus criou 12089998800 pessoas nos últimos 120 anos já predestinado ao inferno? Isto é o cálculo aproximado de 100 anos, agora some o numero de 20075000 vezes os 4 mil anos da existência da raça humana. Fazendo este cálculo você vai chegar ao numero de 80300000000 que morreram sem aceitar o Deus verdadeiro sobre suas vidas, criaria Deus este numero assustador de almas já condenadas para o inferno sem a chance de mudar o seu destino como eles afirmam?

As pessoas que defendem a predestinação para salvação respondem esta pergunta dizendo que não, ou melhor dizendo, eles afirmam que os que são para serem salvos serão salvos ainda que ninguém pregue a eles, mas se a pessoa não for de salvação não tem jeito, esta pessoa vai mesmo para o inferno e isto já é predestinado antes mesmo de alguém nascer, eles afirmam que por mais que eu e você pregue a alguém ou chore pela salvação de alguém se a pessoa não for de salvação ela irá para o inferno e não há quem possa mudar isto, em outras palavras anulam o poder do espírito santo que é de convencer o pecado do homem. Com outras palavras eles explicam que se você tem membros de sua família e eles não são de salvação todo o seu esforço para ganhá-lo para cristo será em vão, você poderá chorar, orar, pedir a Deus com todas as suas forças que de nada adiantará.

Eles usam os textos na bíblia como Mateus 22:14 que diz:  Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. e Rm 8:29 - "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho.

Baseados em capítulos como este eles afirmam que Deus é quem escolhe quem vai ser salvo, ou seja o numero aproximado de 80300000000 mil pessoas que morreram sem a salvação nos últimos 4 mil anos foram pessoas rejeitadas para a salvação, nasceram para ir para o inferno e não tinha quem mudasse os destino destas almas.

Será que Deus cria pessoas para morte sendo Ele pai criador de todas as coisas? Não é Satanás o homicida e o Destruidor? Será que Deus havia rejeitado para a salvação mais de 80300000000 pessoas?

Não amigos, para isto Jesus morreu na cruz, ele morreu para que todos tivessem o direito da salvação, Jesus pagou o preço pelas milhares de almas que não tinham o direito de salvação, mas foram comprados pelo sangue de cristo.

Judas 1:23 e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne.

Arrebatar do fogo é tirar com força as almas que até o momento se morrerem estão condenadas ao inferno, arrebatá-las do fogo é pregar o evangélho da salvação mudando a condição destas pessoas que até o momento caminha em passos largos para o inferno.

Outra ordem que Deus deixou através de sua palavra foi:

Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Agora a pergunta que deixo aos que acreditam em predestinação é a seguinte: Porque Jesus deixaria esta ordem de pregar ao mundo se a pessoa que esta predestinada ao inferno não existe mais volta? Não seria uma ordem de um homem sem sabedoria que faria as pessoas perderem o seu tempo indo de casa em casa anunciando o evangelho?

Agora deixo uma pergunta aos "predestinados"

Porque existem países que morrem milhares de pessoas sem nem ouvir falar de Jesus? Será porque estão predestinados a irem para o inferno? Ou estão morrendo sem salvação porque não há quem preguem a estas almas? A resposta a esta pergunta é obvia e esta na bíblia

Romanos 10:13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!

Nenhuma destas almas estão predestinadas a perderem a salvação, se eu e você deixarmos o conforto de nossa casa e irmos em busca destas almas nestes países a fora salvaremos muitos deles, neste caso estaremos arrebatando pessoas do fogo. (Judas 1:23.)

ACREDITAR EM PREDESTINAÇÃO PARA SALVAÇÃO É DESFAZER A ORDEM DE JESUS, É BATER DE FRENTE COM O TRABALHO DE MISSÃO MUNDIAL, POIS SE AS ALMAS ESTÃO PREDESTINADAS NOSSO EVANGELHO SERÁ PREGADO EM VÃO.

A palavra de Deus diz que ele deseja que todos sejam salvos. 1 Tm 2:4: "O qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade".

Tt 2:11 - "Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens"

At 2:21 - "E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo"

Rm 5:18 - "Assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação, assim também por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida".

2 Pe 3:9 - "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia. Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se".

Jo 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira..."

Mt 25:41 - "Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: "apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos".
Sabemos, no entanto, que a salvação é pela graça, é dom de Deus, conforme Ef 2:8. Mas cremos que o homem pode resistir a graça de Deus optando por outro caminho.

Agora vamos esclarecer o versículo muito usado por eles para defender o termo predestinação.

- Rm 8:29 - "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".

Vamos compreender melhor este versículo! Primeiramente precisamos esclarecer para quem Paulo estava dizendo essas palavras (veja Rm 1:7 - "A todos os amados de Deus que estais em Roma, chamados para serdes santos")

- Quando Paulo utiliza essa expressão: "...aos que de antemão conheceu...", obviamente está se referindo a um grupo de pessoas; note bem que a expressão está no plural. Paulo está dizendo que Deus, em sua presciência, "conheceu" de antemão que um grupo de pessoas aceitaria a Palavra, e por essa razão, foi predestinado para a salvação. Deus disse em Is 46:10 - "...eu sou Deus, e não há outro semelhante à mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam". O versículo não sugere que Deus "determinou" quem seria ou não salvo, mas que a Igreja como um todo, seria transformada conforme à imagem do Seu Filho. Quem será a imagem do Filho de Deus? A Igreja, lavada no sangue do Cordeiro. Em outras palavras, a Igreja está predestinada para ser conforme a imagem do Filho de Deus.

Exatamente por se tratar da Igreja, Paulo escreveu: "...a fim de que seja primogênito entre muitos irmãos". Jesus é o primogênito da Igreja (o termo primogênito significa: o mais alto dentro de uma hierarquia); por isso Jesus é o primogênito da Igreja.

- Quando Paulo estava preso, escreveu uma carta para a Igreja que estava em Éfeso. Veja o que está escrito em Ef 1:1 - "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus". Ele estava escrevendo uma carta para os santos de Éfeso. Paulo fez questão de enfatizar que essa carta era para os cristãos que haviam permanecido "fiéis".

- Agora veja o que ele escreveu em Ef 1:4,5 - "Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácido da sua vontade".

- Paulo era parte da Igreja, por isso usou o plural "...nos escolheu...", porque ele era a Igreja, e estava escrevendo para a Igreja. Paulo diz ainda: "...assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo". Quer dizer, a Igreja foi escolhida "...em Cristo..." antes da fundação do mundo. No versículo 5 Paulo diz: "...nos predestinou para ele..." Quem está predestinado para Cristo? A Igreja; Ele comprou a Igreja com o seu próprio sangue. A Bíblia diz que a Igreja é a noiva de Cristo, ou seja, ela está predestinada para o noivo.

- Observe ainda o que Paulo disse no versículo 4 - "...assim como nos escolheu nele". O que isto quer dizer? Isto significa que a Igreja foi escolhida porque ela é o Corpo de Cristo e Cristo é o cabeça da Igreja. Na verdade, quem foi eleito, quem foi escolhido, foi Jesus. A Igreja, como Paulo disse, foi escolhida nEle. Veja o que está escrito em 1 Pe 2:4-6 - "Chegando-vos para Ele, a Pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na escritura: eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nele crêr, não será de modo algum envergonhado".

- Quem é a pedra que vive? A pedra rejeitada? É Jesus! Para Deus, pedra eleita e preciosa! Cristo é que foi eleito! Nós, o Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor, somos também eleitos, mas eleitos em Cristo. E eu pergunto: Quem é a Igreja? A Igreja do Senhor são todos aqueles que crêem. Veja o que o apóstolo Paulo fala no final do versículo 6: "...eis que ponho em Sião uma pedra eleita e preciosa; e quem nele crêr, não será de modo algum envergonhado".

Então, quando a Bíblia fala de "predestinados", está se referindo àqueles que foram lavados no sangue de Cristo; predestinados "em Cristo", como Igreja do Senhor, desde antes da fundação do mundo. Qualquer pessoa pode, então, ser um "predestinado". Basta crêr e confessar a Cristo como Salvador. Por que razão Jesus precisou morrer? Não foi para nos salvar? Salvar a quem? Salvar aqueles que não estavam salvos! Se todos os que deveriam ser salvos já estivessem definidos, Jesus não precisaria morrer! Eles já estavam salvos pelo decreto de Deus! E se a salvação fosse unicamente uma conseqüência do decreto de Deus, por que então Deus não salvou a todos os homens? A Bíblia diz que Ele quer salvar a todos os homens (1 Tm 2:4). Por que é que Deus não salvou a todos? Porque a salvação é para "todos os que crêem". Então predestinados, são todos aqueles que crêem. Eleitos, são todos aqueles que crêem; eleitos em Cristo, como Corpo de Cristo.

- Rm 8:32 - "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" (O Filho de Deus foi entregue por todos nós).

- Rm 11:32 - "Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos".

- Tt 2:11 - "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora (trazendo salvação) a todos os homens".

- Jo 12:32 - (Jesus disse: "E eu, quando for levantado da Terra (crucificação) atrairei (a quem?) todos a mim mesmo". Os calvinistas ensinam que somente os predestinados são "atraídos" para cumprirem o decreto de Deus e serem salvos, mas Jesus disse que na crucificação atrairia não a alguns, mas a todos os seres humanos.

- 1 Jo 2:2 - "E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro". João estava escrevendo para a Igreja do Senhor; mas fez questão de esclarecer: "Ele é a propiciação pelos nossos pecados, mas não é só pelos nossos (da Igreja), mas também pelos pecados do mundo inteiro".

Se há possibilidade de salvação para todos os seres humanos, fica claro que todos os seres humanos podem vir a crer, desde que tenham vontade. Quem quiser crer, será salvo; porque a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens. Entretanto, quem não crer, está rejeitando a graça de Deus e perde a salvação. O ensinamento bíblico deixa claro que o homem tem direito de escolher o seu caminho, ou seja, Deus deu ao homem o livre-arbítrio. Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia (capítulo 3), a possibilidade da tentação é uma demonstração de que o homem tinha o direito de escolher entre a obediência e a transgressão.
O CRENTE TAMBÉM PODE PERDER SUA SALVAÇÃO? SIM, POIS SE A BÍBLIA NOS ALERTA A VIGIAR É PORQUE PODEMOS PERDÊ-LA.

Apocalipse 3.11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Se neste versículo a bíblia ensina guarda o que tens, para que ninguém tome a sua coroa é porque podemos perdê-la, isto é obvio não é?

A seguir vou citar versículos diferentes que provam em cada caso que a predestinação não é bíblica. Vejam a seguir alguns capítulos e versículos.

II reis 20 NAQUELES dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.

Por causa do pecado de ezequias Deus já havia PRATICAMENTE determinado que ele iria morrer, Deus mondou dizer: (Morrerás), ou seja determinou que iria morrer e ponto final, mas por causa do seu arrependimento Deus o perdoou e acrescentou mais quinze anos. Ou seja onde esta a predestinação? Ezequias se arrependeu e o arrependimento é a chave para deixar de ser apenas chamado por Deus e ser escolhido por ele.

josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Mais uma vez ele deixa o livre arbítrio, mande que escolhessem por qual caminho andar.
Vamos ao próximo versículo?

Jeremias 18 No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.

Quer mais do que este versículo para provar que não existe a predestinação para salvação? Olha só o próprio Deus falando que se continuassem a pecar então o seu fim seria a morte, porém se deixassem de pecar então ele mudaria de idéia com relação a destruição do povo e não lhes daria castigo algum. Ou seja, mais uma vez ninguém estava predestinado a morrer, era uma escolha, eles optavam em fazer o bem e ter a salvação, ou continuar pecando e morrer perdendo sua salvação.
Dei muitas provas dentro da bíblia provando que Deus esta sempre a espera do arrependimento do pecador, todos podemos ser salvos, e após chamados quando fazemos por merecer Deus nos escolhe e assim também temos direito a salvação.

Como ser escolhido por Deus?

Vou fazer aqui uma comparação, quando você é chamado para trabalhar em uma empresa nunca significa que ficará fixo nesta empresa não é? Sempre a empresa estipula alguns meses de experiência e dependendo do seu trabalho você é escolhido a ficar na empresa sendo registrado e tendo seu lugar garantido. Porém é obvio que se você depois de ser escolhido começar a fazer seu serviço relaxadamente você também corre o risco de perder o seu emprego não é? Por isto o empregado deve ter cuidado para estar sempre seguindo as normas da empresa não correndo o risco de perder o seu emprego.
Da mesma forma somos nós, todos somos chamados por Deus, mas isto não significa que todos somos escolhidos por ele, mas a pergunta é: Como ser escolhido por ele? É muito simples, viva uma vida correta perante Deus, seja um homem e mulher de oração, seja um homem e uma mulher fiel a ele, então ele observando a sua fidelidade vai te escolher e fazer grandes coisas na sua vida. Agora o que tenho a dizer aos que já foram escolhidos por Deus tome cuidado, guardas o que tem para que ninguém tome sua coroa Apocalipse 3.11, vigiai e orai para não caíres em tentação, (Mateus 26:41) pois existe alguém rugindo como um leão tentando tragar a quem possa.

No demais todos que querem ser salvos, lute e não tire os olhos de cristo caso contrario poderá ser chamado mas não escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário