Então, eu o respondi assim:
1)
Não
foi João Calvino que começou a doutrina da predestinação. Para maior desespero
dos desesperados, o termo já se encontra na Bíblia mesmo antes de Calvino
existir.
2)
Não
são “eles” que dizem que Deus dá a salvação pra quem Ele quer. É Deus quem diz
(Rm 9.15,16), porque a salvação é dEle, Ele dá pra quem Ele quer mesmo (Jn
2.9).
3)
Jesus
é quem falou em Jo 10 que Ele dá Sua vida pelas ovelhas. Ele não dá Sua vida
pelos bodes. Não ia adiantar Jesus morrer por bode. Bode não vira ovelha, assim
como joio não vira trigo.
4)
O
fato de morrerem 5000000... de pessoas no mundo não é culpa de Cristo. É o
salário do pecado (Rm 6.23) e todos pecaram (Rm 3.23). Se elas morrem sem ouvir
falar de Cristo, não é culpa de Cristo, mas do povo que se diz de Cristo que
não prega o Evangelho de Cristo (Rm 10.14).
5)
O
povo da Índia adora aquelas porcarias, porque rejeita o Evangelho, não porque
não conhece. Tem muito missionário lá. Agora, usar o texto de Judas que diz
para salvar alguns arrebatando-os do fogo como base para evangelismo é demais!
O texto é claro que ali se refere a retirar “alguns” que estão na dúvida com
relação aos ensinos dos falsos profetas. Então, temos que denunciá-los e ver se
conseguimos arrebatar algumas pessoas das mãos destes falsos mestres.
6)
Todo
mundo tem a chance de conhecer a Deus, ainda que ninguém pregue pra ele. A
natureza e a consciência do homem revelam a existência do verdadeiro Deus (Rm
1.20-23; 2.14-16). O Evangelho revela mais de Deus, mas, enquanto o povo de
Deus não O anuncia, a natureza e a consciência não param de gritar que Deus
existe.
7)
Ninguém
que prega a predestinação ensina que o que tiver de ser salvo o será ainda que
ninguém pregue pra ele. Isso é conversa de arminiano sem argumento. A pregação
é o meio que Deus usa pra levar Seus
eleitos a um fim, que é a salvação (1Pe
1.3,9 – leia mesmo estes vs.).
8)
Como
também ninguém que prega a predestinação diz que Deus joga no inferno aqueles
que buscam Seu perdão. É óbvio que se os pecadores buscarem o perdão do Senhor
é porque já foram quebrantados por Ele (Rm 2.4 – leia mesmo este v.).
9)
Jesus
mandou pregar o Evangelho por 2 motivos principais entre outros:
a)
Um
meio de salvar os eleitos ( o que nEle crê);
b)
Para
que ninguém tenha desculpa de havê-lo rejeitado (Jo 12.48).
10) Jesus não predestinou somente quem iria ser salvo, mas predestinou o meio pelo qual eles seriam salvos,
através do Evangelho, portanto, devemos pregar o Evangelho, mesmo porque nem
sabemos quem vai ser ou não salvo. Só Deus sabe, mas pra você, parece que nem
Deus sabe. Se ninguém pregar, Deus vai dizer: “Oh, meu filho, você frustrou meu
plano em relação àquela pessoa. Eu queria salvá-la, mas você não pregou pra
ela, agora vou ser obrigado a mudar de plano e condená-la... Ah, e vou
aproveitar a ocasião e vou retirar a salvação que Eu tinha lhe prometido...”
Absurdo!
11) No final, eu explico os versículos
apresentados como prova de que Deus quer salvar a todos... Por enquanto faço
uma pergunta: Pode Deus ser justo se condenar as pessoas que mataram o Filho
dEle, uma vez que Ele mesmo tinha determinado isso (At 4.27,28 – leia mesmo
estes vs.)???
12) Você disse que reconhece que a salvação
é pela graça, muito bem, mas disse que o homem é capaz de rejeitá-la. Façamos
um silogismo aqui:
a)
Uns
aceitam a graça de Deus e são salvos, porque aceitaram.
b)
Outros
rejeitam a graça de Deus e são condenados, pois rejeitaram.
c)
Logo,
os que aceitam são melhores que os que rejeitam = salvação por mérito e não por graça, ou seja, CONTRADIÇÃO, meu amigo! Ou é graça, ou é
merecimento. Decida! Até João Batista, que viveu na transição da Lei para a
Graça entendia mais da graça do que você (Jo 3.27 – leia mesmo este v.).
13) A explicação de Rm 8.29 que você deu
está exegética e hermeneuticamente incorreta.
a)
Você
desconsidera o termo grego para “conhecer”. Ali não está falando “saber que
decisão alguém vai tomar”. Significa “ter um relacionamento íntimo”, ou seja,
ali fala que Deus conheceu pessoas, não as decisões das pessoas (embora isso
Ele conheça também).
b)
Você
se esqueceu de que na Bíblia não existe nenhum versículo que prova que somos
salvos por causa da nossa fé. Nós
somos salvos por meio da fé. Não se
confunda e nem aos outros. Lembre-se: a fé é o meio da salvação, não a sua causa.
A causa é a graça de Deus. Se Deus escolhe alguém porque este alguém viria a
crer, continua sendo salvação por méritos [ainda que futuros]. Se a razão da
salvação estiver baseada em outra coisa que não seja a graça de Deus, é mérito
humano e não graça divina.
c)
Você
desconsiderou a regra mais básica da hermenêutica que é a lei do contexto
(imediato 1º, depois o mais amplo). O v. 30 diz que os mesmos que Ele conheceu,
também predestinou, chamou, justificou e glorificou. São fatos. Não
possibilidades. Não há condições estabelecidas ali. “Aos que predestinou, se aceitarem lhes chamará; se quiserem lhes justificará e se perseverarem lhes glorificará”.
Obviamente não é isso o que se vê escrito ali.
d)
Finalmente,
o v. de Isaías 46.10 que você citou para lhe apoiar, na verdade lhe puxa o
tapete. Se Deus anuncia o que há de acontecer desde o princípio, não resta
escolha humana. É o que Ele determinou que vai acontecer! Se acontecer
diferente, então Deus não tem controle sobre o universo...
14)
O
texto de Efésios 1 você começa interpretando bem. É a Igreja mesmo que é eleita
em Cristo. Ninguém diz o contrário. Mas depois você escorrega e diz: “Na verdade, quem foi eleito, quem foi escolhido, foi Jesus”.
O texto diz “nos elegeu”
(v. 4) e “nos predestinou” (v. 5).
Não diz “elegeu Ele”, mas diz, “nos elegeu nEle” (v. 4), e diz “nos
predestinou... por Jesus Cristo” (v. 5) e não “predestinou Jesus Cristo”. Cuidado
com a leitura. Para interpretar corretamente, é preciso ler corretamente.
15) Você precisa entender o plano de Deus
na Bíblia toda. Deus enviou Jesus para resgatar
o que era dEle. Até o que era dEle caiu no pecado, foi por isso que Jesus
precisou morrer. Jesus não morreu por quem já merecia salvação, morreu para
resgatar do pecado aqueles que o Pai Lhe deu. Até o anjo Gabriel sabia disso
(Mt 1.21). “Ele salvará o Seu povo
dos seus pecados”.
16) Você deu a impressão de que aqueles que
não creem frustram o plano de Deus de salvar a todos. Deus não quer salvar a
todos? Ele não tem poder pra salvar a todos? Se tem, por que não salva, então,
já que Ele quer? É por que eles não creem? Então, por que nós cremos? Somos
melhores do que eles? A incredulidade deles é maior que o poder e o querer de
Deus?
17) Você usa o v. 32 de Rm 8 pra dizer que
Jesus morreu por todos nós. Mas você não tinha dito que Romanos foi escrito
para os salvos? Então Jesus morreu por todos os que Ele havia de salvar.
18) Você usou Rm 11.32 de novo sem
respeitar a lei do contexto. Acho que você quer comprar seus leitores. Ali
Paulo fala sobre a oliveira da qual foram retirados os galhos originais
(judeus) para enxertar galhos de zambujeiro (gentios). Aqueles, porque
desobedeceram. E estes para com eles usar de misericórdia. Aí Paulo diz aos
romanos que mesmo antes sendo eles desobedientes, conseguiram misericórdia por
causa da desobediência dos judeus, para que os judeus, agora desobedientes,
alcancem a mesma misericórdia que foi demonstrada aos romanos (vs. 30,31). Isso
significa que “todos” a que Paulo se refere são judeus e gentios. Os judeus não
podem mais se gloriar, pois desobedeceram ao Evangelho. Os gentios não precisam
sentir-se rejeitados, pois foram enxertados na oliveira (mas não devem
orgulhar-se disso). Aí o sentido do v. 32. Todos desobedeceram, e todos
se tornaram participantes da misericórdia divina. Todos dentre judeus e
gentios. Não todos sem exceção!
19) Cuidado ao usar Tito 2.11. Se ali quer
dizer que a graça trouxe salvação a todos
os homens, então o versículo é uma mentira, porque nem todos são salvos. Se
ali quer dizer que a graça se manifestou de forma salvadora, aí sim, porque a
todos é manifesto que a graça de Deus salva.
20) Jesus disse que atrairia todos a Si na
Sua morte. De fato, todos são atraídos. Os calvinistas não dizem que só os
salvos são atraídos, pois isto seria contradizer o próprio Jesus. Paulo explica
essa atração em 1Co 1.18.
21) Se o apóstolo João diz que Jesus é a
propiciação pelos nossos pecados e também pelos do mundo inteiro, deve ter uma
explicação que não seja contradizente. Pois se Jesus fez com que Deus fosse
propício ao mundo inteiro, então o mundo inteiro deve ser perdoado. E uma vez
perdoado, já não resta condenação. Então por que ainda há condenação no mundo? Não
venha com conversa dizendo que é porque eles não creem, pois isso já foi
refutado na resposta nº 16.
22) Você deu a entender que todos já têm a
salvação e por não crerem a perdem. “Entretanto,
quem não crer, está rejeitando a graça de Deus e perde a salvação”.
A Bíblia ensina que todos pecaram e estão afastados da glória de Deus (Rm
3.23). Ninguém tem salvação. Portanto, ninguém perde o que não tem. Só ganha ou
deixa de ganhar. O salvo ganha a salvação, o ímpio deixa de ganhar. Ele não
pode perder o que nunca teve.
23) Jesus disse em Jo 6.39 que a vontade do
Pai é que Jesus não perca nenhum daqueles que Lhe foi dado pelo Pai. Se o salvo
perde a salvação, esse Filho de Deus foi muito irresponsável: “Olha, Pai,
desculpa! Bem que Eu quis mantê-lo salvo, mas ele escolheu desviar... não pude
fazer nada, pois como o Senhor sabe, depende da escolha dele, né?”...
Advertências para nos mantermos firmes na fé preenchem a Bíblia inteira. Tais
advertências servem para que nós tenhamos convicção daquilo que nos foi dado.
Observe 2Tm 2.19. Deus já conhece quem é dEle. Mas se nós queremos saber se
somos dEle, afastemo-nos da iniquidade.
24) O texto de 2Reis não diz que Ezequias
estava em pecado. Você falou que “Por
causa do pecado de Ezequias Deus já havia PRATICAMENTE determinado que ele iria
morrer”. Pelo contrário, a oração dele foi vindicando seu justo
caminhar perante a face de Deus. E Deus acrescentou mais 15 anos de vida porque
Ele quis reagir à oração do Seu servo de modo complacente. Assim como em outras
ocasiões Deus reagiu de modo condizente com a mudança que houve no povo, ou em
certas pessoas. Mas isso não quer dizer que Deus tenha mudado de ideia. Apenas
reagiu de forma condizente com a mudança ocorrida nas pessoas que ouviram Sua
mensagem (Ver 1Re 21.20-29; Jn 3; etc.)
25) O texto de Josué 24.15 que você usou,
mostra exatamente o que dá deixar a escolha na mão do homem. Resultado, o povo
escolheu outros deuses, como se vê em Juízes. Se Deus deixasse a escolha na
nossa mão, nem nós seríamos salvos, como os arminianos dizem erradamente, pois
“o homem natural
não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não
pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).
26) Mais uma vez você nega a lei do
contexto para citar o texto de Jr 18. Todo mundo sabe que o profeta falava
sobre ir ou não para o cativeiro babilônico. Leia os vs. 1-17. Se o povo se
arrependesse não iria para o cativeiro. E o que eles fizeram? Intentaram matar
Jeremias. Olha o que dá deixar a escolha na mão do homem... Veja a continuação da
profecia no cap. 19. Está falando do cativeiro. No cap. 21 o rei manda
perguntar para o profeta se haveria solução para eles contra Nabucodonosor. E
Jeremias responde que não. Já estava decretado o cativeiro!
27) A comparação que você fez da pessoa que
é chamada por uma empresa não procede. Quando vou trabalhar em uma empresa, sou escolhido
entre muitos que foram à entrevista. É uma eleição. Porém sou avaliado por
minha inteligência, experiência e conhecimento adquirido (merecimento).
Totalmente diferente da relação de Deus com o ser humano. Quando Deus elege,
Ele também capacita. Ou seja, “as coisas velhas já passaram e eis que tudo se
fez novo”. A pessoa passa por um processo de formação espiritual, que é gerada
pelo Espírito, desde o início, onde a pessoa adquire a fé pelo ouvir da
palavra. E isso não é pela inteligência, experiência e conhecimento (méritos),
pois existem tantas pessoas inteligentes e boas que não são eleitas como também
desprezam a palavra de Deus. Isso é exclusividade da graça.
28) Você diz: “Como ser escolhido por ele? É muito simples,
viva uma vida correta perante Deus”. Meu amigo, para
viver uma vida correta perante Deus, só se o Espírito de Deus habitar na
pessoa. E para o Espírito habitar em alguém, ele tem que nascer de novo (Jo
3.3,5,6). De novo você prega salvação pelas obras. A Bíblia diz que a
inclinação da carne é inimizade contra Deus, por isso os que estão na carne não
podem agradar a Deus. Mas nós não estamos na carne e sim no Espírito, mas só se
o Espírito de Deus habitar em nós. O que isso quer dizer? Quem não tem o
Espírito de Deus é carnal e nunca vai conseguir viver uma vida correta como
você disse. Nem nós que estamos no Espírito vivemos uma vida tão correta assim,
a ponto de que Deus veja isso como mérito para nos salvar. É Sua misericórdia
que nos salva.
29) Os versículos usados no início têm que
provar alguma coisa. Ou eles provam que Deus vai salvar o mundo todo porque
deseja que todos sejam salvos, ou prova que Deus, mesmo querendo isso, não vai
conseguir. Mas não provam que a incredulidade do homem é maior que a vontade ou
o poder de Deus (Jó 42.2; Is 43.13; Jo 10.28,29). A Bíblia não pode se
contradizer. O fato de Deus desejar
que algo fosse assim, não significa que Ele determinou
que fosse assim. Ele pode desejar a salvação de todos e não determinar isso.
30) Finalmente, não quero dizer que o homem
não tenha capacidade de escolha, o
que é diferente de liberdade de escolha.
Isso ele tem também, mas não num sentido ilimitado. A liberdade de escolha do
homem tem uma esfera de limite. Deus culpa o pecador por rejeitar Seu
Evangelho, porque o pecador fez isto de vontade própria, por sua capacidade de escolha. Mas dizer que o
homem é livre para escolher a
salvação é antibíblico, porque a Bíblia diz que o homem é escravo do pecado (Jo
8.34) e, portanto, não é livre para escolher. O escravo não tem liberdade. Só
escolhe o que seu senhor lhe manda. É por isso que o mérito é de Deus. Porque “estando nós ainda
mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois
salvos)”. Ef 2.5. Um morto não consegue se ressuscitar. Agora leia João 5.25. “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e
agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem
viverão”. Aqui é garantido que os que ouvirem a voz do Filho de Deus viverão.
Não diz “se crerem viverão”, ou coisa parecida. É certo que viverão. Mas isso
só acontece com aqueles a quem Ele chamar pelo nome (vide Lázaro).
Amado, perdoe-me alguns termos que possam ter-lhe causado antipatia.
Prometo que não quero convencer-lhe do que estou dizendo. Apenas defendo a fé
que aprendi da Palavra de Deus. Já fui arminiano e desisti não porque eu
quisesse ser menos racional, pois a minha mente humana ainda não consegue
responder a certos questionamentos contra o calvinismo. Só desisti por falta de
consistência com a Bíblia. Em outras palavras, humanamente eu quero ser
arminiano, mas biblicamente eu tenho que ser calvinista. Espero poder ser seu
amigo apesar desta diferença.
Dia tes písteos.
Pr. Cleilson
Tudo bem pastor eu te perdou, mas uma coisa, eu tambem quero ser armeniana, mas a minha mente humana ainda não consegue responder a certos questionamentos contra o calvinismo. kkkk....muito bom
ResponderExcluirMuito bom pastor,arrebentou!Não adianta, não existem argumentos que provem que o homem se salva porque quer. se fosse assim toda glória pra nós lá no céu.
ResponderExcluirA grande verdade é o seguinte, quando temos uma opinião formada, pra mudar é difícil. Mas com todas essas provas bíblicas, temos que ser humildes e nos render a PALAVRA DE DEUS.Há alguns anos "virei" calvinista, hoje consigo entender os propósitos de Deus em toda a Bíblia, oh glória.
ResponderExcluirolá amado!
ResponderExcluirum certo irmão aqui na igreja disse na escola domonical de que provavelmente calvino morreu sem salvação. "isso por defender a predestinação"
dá uma luz ae pra mim!!!
um abraço!
Olá, querido.
ResponderExcluirEsse irmão, espero que não seja o professor da Escola Dominical. Ninguém pode dizer quem foi ou não salvo. Esse não é o nosso papel. Nosso papel é ensinar o caminho da salvação e andar por ele também.
A Bíblia é que diz sobre predestinação, Calvino apenas sistematizou a doutrina, mas não só ele.
Quando alguém é salvo, não importa se ele crê ou não na predestinação, ele é salvo. Na verdade, todo crente crê na predestinação, apenas a diferença é a forma de ensinar essa doutrina. Mas como ela é uma doutrina secundária e não essencial para a salvação, então crer de um jeito ou de outro não interfere na salvação de ninguém.
Entretanto, a qualidade de vida cristã aqui na terra pode ser medida de acordo com aquilo que alguém crê.
Por exemplo, quando eu cria no livre-arbítrio, meu modo de vida cristã era um; hoje que eu creio na predestinação, meu modo de vida é outro. Sinto-me bem mais amadurecido com relação ao fato de como viver minha vida cristã.
Já outras pessoas acham que viverão melhor se crerem que a salvação provém da decisão humana. Mas o fato é que se cremos em Cristo somos salvos, de acordo com a Bíblia.
Agora, os arminianos vivem inseguros quanto à sua perseverança. Isso não quer dizer que eles não serão salvos porque são inseguros. Nem tampouco os calvinistas seguros de sua salvação significa que serão realmente salvos...
Nesse ponto há cinco tipos de pessoas:
1) Os que são salvos e não têm certeza;
2) Os que são salvos e têm certeza;
3) Os que não são salvos e estão na dúvida;
4) Os que não são salvos e sabem que não são;
5) Os que não são salvos e pensam que são.
Agora cada pessoa se encaixa em um destes 5 perfis. Cada um buscando o perfil que melhora sua vida cristã.
Abração.