Teolatria
No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
De que espírito somos (Lc 9.51-56)?
51) E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou no semblante a intrépida resolução de ir para Jerusalém, 52) e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. 53) Mas não o receberam porque o aspecto dele era de quem decisivamente ia para Jerusalém. 54) Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? 55) Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. 56) Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E seguiram para outra aldeia.
Como mostra este incidente, João e Tiago, os “filhos do trovão”, ainda não haviam aprendido a lição toda sobre a humildade, embora Jesus a tivesse aplicado por duas vezes antes (vv. 46-50). Quando se estavam por cumprir os dias em que devia ser recebido no alto, ou quando os dias de Sua ascensão estavam em vias de se completarem, “o que incluía a aproximação das cenas finais da experiência terrena de Cristo”, então Ele, firmemente, manifestou no semblante querer viajar para Jerusalém. Não foi a última viagem que o Senhor fez, mas seria aquela que decidiria Seu fado, no que diz respeito aos chefes dos judeus. Desde esta época Ele podia esperar um esfriamento do fervor popular.
Fez Sua viagem pela Samaria. Numa ocasião, porém, quando enviou mensageiros à frente, para proverem alojamento, recebeu uma flagrante negação. Os samaritanos, que era um povo misto, haviam-se separado da igreja judaica, aceitavam só o Pentateuco como a palavra revelada de Deus, e não adoravam em Jerusalém. Por causa disso, havia pouco amor distribuído entre judeus e samaritanos (Jo 4.9). No caso atual, o povo duma vila samaritana não quis dar alojamento a Jesus, literalmente porque "Seu rosto viajava para Jerusalém", como diz no grego, ou seja, porque Seu rosto estava dirigido nesta direção, sendo este o Seu destino. Mas este trato concedido ao seu Mestre encheu João e Tiago com a maior indignação. Referindo-se ao ato de
Elias (2Re 1.10), queriam seguir seu exemplo e ter esta vila arrasada com fogo do céu. Mas Jesus Se voltou a eles e severamente os exprobrou pela sua sugestão. O espírito de Cristo e do Novo Testamento não tende para a destruição das almas das pessoas, mas em salvá-las. Em vez de mostrar qualquer ressentimento, Jesus escolheu outra vila para pousar.
Esta lição tem seu lugar também hoje. A igreja cristã, não usa qualquer força para levar Cristo e o evangelho ao povo, pois Seu reino não é deste mundo. “Cristo diz aqui: Lembrem de que espírito sois filhos, a saber, do Espírito Santo, que é o Espírito de paz, e não de divisão. Isto Pedro, igualmente, esqueceu no jardim, quando Cristo lhe disse: "Coloca a espada em sua bainha". Não requer peleja mas sofrimento. É o Espírito Santo quem permite isto e que fica em silêncio, que Cristo seja desta forma crucificado e horrivelmente desfigurado.
Assim também, porque temos a doutrina pura, acontece-nos que tudo o que é grande no mundo emprega o poder e a autoridade contra esta doutrina. Mas tão somente Deus a sustém, doutro jeito, há muito teria sido destruída.... Mas, visto que eles vilipendiam a doutrina e defendem sua própria ideia, não podemos calar-nos, mas precisamos falar contra eles. Nisso somos, porém, como foram João e Tiago. Nosso coração tem este sentimento, de que devemos vingar-nos contra quaisquer tiranos ateus.... Aqui cada um devia arrepender-se realmente e rogar a Deus que ele nos previna de tais pensamentos assassinos. Não devemos desejar a vingança, mas ter compaixão, e recordar qual é o objetivo da vinda do Filho do homem, a saber, que não devemos desejar o julgamento e a vingança sobre os pecadores.
Fonte: Comentário de Lucas Dr. Kretzmann
Dia tēs písteōs.
Pr. Cleilson
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqueles que se Dispõem a pratica e a pregação do Evangélio a partir do momento que o entendem como poder de Deus para salvação daqueles que creên, sabem bem que são do Espírito de Cristo.
ResponderExcluirJá aquele que se resumem em outras atividades cheias de Vaidade, ainda que dentro da igreja, devem estremecer ao olharem para dentro e não encontrarem a luz que esperavam ver.