“Mas o que é
espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” (1Co 2.15).
Falando sobre os dois tipos de pessoas que existem no mundo, o apóstolo Paulo agora se volta ao indivíduo espiritual (gr. pneumatikós). Ele havia falado sobre o homem natural, o homem que não nasceu de novo, mas agora ele fala da pessoa que recebeu uma nova vida. No cap. 1.18, a palavra da cruz, diz Paulo, “é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”. Estes é que são os espirituais, os que foram salvos pelo poder do evangelho.
Se as coisas do Espírito só podem ser discernidas espiritualmente, então é impossível que o homem, em seu estado natural possa compreendê-las. Segue-se que, se Deus não tornar o homem natural em homem espiritual, isto é, se o próprio Deus não fizer a transformação, o homem seguirá seu curso distante de Deus, uma vez que sua mente natural não pode fazer isso por si mesma. Logicamente, a iniciativa então vem de Deus.
Por isso que os reformadores cunharam aquela frase que diz: “a regeneração precede a fé”, ou seja, antes de o indivíduo crer em Cristo, ele precisa nascer de novo. Geralmente se diz o contrário, que se alguém crer é que vai nascer de novo. Mas como estamos observando, isso é impossível. Não se pode crer naquilo que não se compreende espiritualmente. Seria como exigir de um morto que ele tome decisões sobre seu enterro ou qualquer outro assunto.
Aqui, Paulo diz que o espiritual discerne bem tudo. Na versão Atualizada diz que ele “julga todas as coisas”. Obviamente, ele está falando das coisas espirituais do verso anterior. Se ele não pode entendê-las naturalmente, então só poderá discerni-las caso se torne espiritual. Este é o processo do novo nascimento. No dizer de Tiago: “segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.18). A saber, Deus, pela palavra da verdade e segundo o Seu próprio querer, nos gerou, ou seja, nos fez nascer de novo. Só assim, compreendemos então as coisas espirituais para aceitá-las. O homem só aceita as verdades do Espírito se já tiver sido transformado. Não é a aceitação das verdades do Espírito que irá transformá-lo.
Quando Paulo diz que “ele de ninguém é discernido”, apenas quer dizer que os demais homens sem Cristo não têm autorização para avaliá-lo. Quando alguém se converte, ele já não está mais sob o critério dos ímpios. O que os mundanos falam acerca de alguém que foi regenerado e se converteu não importa. Eles não têm discernimento nem moral para falar de uma pessoa que nasceu de novo e veio a Cristo pelo evangelho. Estão falando do que não sabem.
Aquele que, pela graça de Deus, recebeu a semente da nova
natureza pela palavra da verdade, esse é o homem espiritual, que nasceu de
novo, esse já recebeu a mente de Cristo, pois, mesmo que ainda não compreenda
muitos profundos ensinos que entenderá com o tempo, o que é básico do
evangelho, que nenhum outro homem entende, a ele foi desvendado e tudo se fez
novo para ele. Ter a mente de Cristo aqui não é saber tudo que Cristo sabe.
Isso seria onisciência. Ter a mente de Cristo é ter a compreensão cristã para
as coisas espirituais.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a Deus
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