“Porque do SENHOR veio o endurecimento do coração para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, sem achar misericórdia alguma, e fossem exterminados, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.” (Js 11.20 – A21).
No livro de Josué, que é o livro das conquistas dos hebreus sobre as terras de Canaã, encontramos muito derramamento de sangue, muita guerra, matança, estratégias de batalhas, que deixam assustadas muitas pessoas que não conhecem a Deus. Aliás, muitos crentes também se deixam levar pelas bobagens ditas por ateus e críticos da Bíblia e ficam a se questionar por que Deus foi tão cruel com os cananeus.
Porém, muito mais do que questionar sobre a razão de Deus ter punido estas nações, coisa que facilmente encontramos explicação na Bíblia e na arqueologia, o que impacta a quase todos são textos como esse que lemos. Diz que o endurecimento do coração daquelas nações para que fossem à guerra contra Israel e fossem derrotadas e destruídas, sem misericórdia alguma, veio de Deus! Não apenas Deus havia ordenado que Israel as exterminasse, como também Deus inclina o coração daquela gente para sair contra Israel na guerra e perder.
A única nação que conseguiu fazer aliança com Israel ali em Canaã, e mesmo assim na base do engano, foram os heveus, gibeonitas (v. 19). Afora eles, Deus era quem endurecia o coração daqueles povos para que buscassem guerra contra Israel. Eles ouviam falar do poder do Deus de Israel e nós pensamos que era para lhes causar medo! No entanto, eles ficavam mais alvoroçados para pelejarem contra o povo de Deus e, assim, eram derrotados!
A razão é simples. Deus a explica a Abraão. Em Gn 15.16, quando Deus está fazendo uma aliança com Abraão, Deus lhe diz que lhe daria aquela terra, mas que antes disso, os descendentes de Abraão seriam escravos por 400 anos em terra estranha, o que sabemos que aconteceu a Israel no Egito. Mas por que os israelitas ficariam ali por 4 séculos sendo escravizados? Porque, enquanto isso, a medida da maldade dos cananeus ainda não teria enchido o cálice da ira de Deus.
Esses 400 anos foram desprezados pelos cananeus, os quais, ao invés de se arrependerem, apenas aumentaram suas maldades, as quais encheram o cálice da ira de Deus. Israel então, liberto do Egito, tinha autorização de Deus para servir de vara de juízo contra os moradores de Canaã. O que estava acontecendo pelas mãos de Josué não era uma guerra arbitrária e briga por posse de terras, mas sim um juízo divino tolerado pela paciência de Deus durante cerca de 500 anos!
Isso também tem acontecido às nações dos nossos dias. A igreja tem anunciado o evangelho do arrependimento, mas elas apenas multiplicam suas maldades. Deus está endurecendo o seu coração. Quando o cálice da ira de Deus se encher novamente, então virá outro Josué – a saber, Jesus – e fará muito pior do que fez este general israelita. Ele destruirá com perdição eterna “os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus”, pois virá “para ser glorificado nos seus santos e admirado em todos os que houverem crido” (2Ts 1.8,10).
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a Deus
ResponderExcluir