“Depois disso,
Mardoqueu voltou para a porta do rei; porém Hamã se retirou correndo a sua
casa, angustiado e coberta a cabeça” (Et 6.12).
Certa vez o rei Assuero perdeu o sono e, para não ficar entediado, ordenou que seus escrivães lessem diante dele as crônicas, isto é, os feitos e as memórias de heroísmo que se fizeram na história de seu reinado. No meio da leitura, relembrou-se que Mardoqueu avisara de dois eunucos que queriam conspirar contra a vida do rei. Neste momento, o rei se interessou pelo episódio e perguntou se Mardoqueu havia sido recompensado por este ato heroico.
Como não havia, então o rei pergunta quem estava no pátio de seu palácio. Era Hamã, um inimigo de Mardoqueu e dos judeus, que estava acabando de chegar para pedir que o rei enforcasse Mardoqueu porque não se inclinava perante Hamã. Mesmo antes de fazer seu malévolo pedido, o rei lhe pergunta: “Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada?” (v. 6). Como Hamã pensou que tal homem fosse ele, disse ao rei que deveria cobri-lo de honrarias.
O rei então ordena que o próprio Hamã providencie as honrarias que havia detalhado ao rei, mas que as aplicasse a Mardoqueu, visto que tinha salvado a vida do rei! Que humilhação para Hamã... mas, como era ordem real, não podia retroceder. Fez o que o rei ordenara, exaltando a Mardoqueu pelas ruas de Susã e voltou envergonhado, angustiado e de cabeça coberta para sua casa!
Mal sabia este homem que, no outro dia, seu plano maligno seria descoberto pela rainha Ester, a qual pediu uma audiência com o rei Assuero, seu marido, com a presença de Hamã. Ali, ela o desmascarou perante o rei e, Hamã, com medo, se prostrou aos pés da rainha para rogar por sua vida. O rei interpretou aquilo como um atentado ao pudor de sua esposa bem na sua frente! Logo que os demais servos viram a expressão do rei, cobriram a cabeça de Hamã (7.8)! O homem que havia coberto a cabeça de vergonha, agora tem sua cabeça coberta para a sentença de morte!
Jesus também envergonhou publicamente a Satanás, o qual queria se assentar no trono de Deus e se estabelecer acima das estrelas! Ele foi humilhado e teve de se curvar diante de Jesus. Na cruz, Jesus despojou principados e potestades, expondo-os ao desprezo e triunfando deles (Cl 2.15). O diabo e seus demônios, humilhados e envergonhados, passaram a assediar a igreja, a noiva do Rei dos reis! Esta ofensa, o Senhor dos senhores também não deixou barato!
Paulo diz que “o Deus
de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés” (Rm 16.20). Sim,
nosso inimigo, tal qual Hamã, será sentenciado à morte eterna, o lago de fogo,
no dia do Juízo Final (Ap 20.10). Na cruz, sua cabeça foi coberta de vergonha e
no Juízo Final, sua cabeça será coberta da sentença de condenação eterna! Isto
sim, é pisar a cabeça da serpente!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a Deus!🙌🏼
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir