Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0442 - O QUE É SER FORTIFICADO NA GRAÇA

 


Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (2Tm 2.1).


Uma das coisas mais terríveis que um ser moral pode fazer contra outro é banalizar o favor que recebeu! Ninguém gosta quando, ao fazer um favor para outra pessoa, ela pense que a gente não fez mais que a obrigação! Na verdade é um desprezo e um ato de orgulho e egoísmo. Todo mundo sabe que, quando se recebe um favor, o mínimo que se espera é ter um coração grato.

Porém, muito mais que isso é a graça de Deus que está em Cristo Jesus! Ela não é apenas um favor imerecido; é um favor demeritório! Dar um prato de comida a um faminto é favor imerecido – ele não merece, mas você dá; mas dar um prato de comida a um faminto que matou seu filho é favor demeritório – pois, além de não merecer a comida, o que ele merece é outra coisa! Mas foi exatamente o que Deus fez por nós. Além de não merecermos nada da parte dEle, ainda matamos o Seu Filho e, mesmo assim, Ele nos deu o Seu rico favor!

Entretanto, o que mais tem acontecido hoje, é que muitos crentes estão banalizando esta graça maravilhosa de Deus; estão achando que a merecem. Tem muitos crentes roubando a glória de Deus, pensando que foram escolhidos por Deus porque tiveram algum mérito nisso. Se houver mérito, então não é graça e sim recompensa, reconhecimento. E na verdade, Deus não reconhece ninguém, a não ser Ele mesmo!

Quanto mais você acha que tem participação na graça de Deus, mais fraco nela você se torna. Quando Paulo diz para Timóteo se fortificar na graça que há em Cristo Jesus, ele está dizendo que Timóteo deve entender que não tem mérito algum na graça da salvação que ele foi contemplado por Deus. O Senhor fez isso de livre e espontânea vontade divina! A fortificação na graça é a anulação do mérito. Quanto menos eu sou, mais forte eu fico na graça de Deus.

O resultado de um crente fortificado na graça, diz Paulo, é que ele ouve o verdadeiro evangelho, passa a tocha do evangelho para pessoas fiéis que são capazes de transmitir a outros e assim se expande a mensagem da salvação (v. 2). O evangelho não é um “telefone-sem-fio” que as pessoas passam a mensagem sem responsabilidade, de modo que lá na frente já não é mais o que se disse no início. Não! A transmissão da palavra da salvação deve ser pura e sem nenhuma alteração para que ela salve outros assim como nos salvou.

O resultado disso não será agradável. Paulo estava preso e caminhava para a guilhotina (4.6). Mas ele chama Timóteo para o mesmo caminho. Que não se envergonhasse das consequências do evangelho, mas que participasse de suas aflições (1.8). Eis aí o que é um crente forte na graça de Deus em Cristo Jesus! Sua salvação saiu de graça para ele, mas não foi de graça para Cristo, por isso, não hesita em dar sua vida por amor ao seu Salvador!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: