Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0425 - POR QUE O CRISTÃO PERSEVERA ATÉ O FIM

 


Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1Pe 1.5).


Todo crente sabe que perseverar é um dever seu e um compromisso inarredável com seu Salvador. Diariamente presenciamos pessoas que se declararam cristãs abandonando a fé que diziam professar. Os motivos são escusos, mas soam bem alto na boca dos desistentes: está sendo muito atribulado, o pastor não faz o que ele quer, o irmão olhou feio para ele e assim por diante. Mas todos sabem que perseverar é uma obrigação do que se diz cristão.

A perseverança é uma característica maravilhosa, a ponto de muitos crentes pensarem que serão salvos por causa dela. Assim eles interpretam o versículo que “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 24.13). Mas a perseverança é resultado de uma ação anterior de Deus na vida do salvo. Essa ação é a preservação! Deus nos preserva em Seus caminhos, por isso nós perseveramos! Se algum crente chega ao final da caminhada cristã é porque Deus o guardou para isso, para que ele fosse capaz de perseverar.

Pedro disse que somos guardados pelo poder de Deus. Observe que se não fosse o poder guardador de Deus, todos os crentes desistiriam pelo meio do caminho. Ou você acha que alguém perseveraria por esforço próprio até o fim? Absolutamente. Todos os crentes que são verdadeiros e consistentes na caminhada, eles o são porque Deus os guarda por Seu poder! Não o poder do crente, mas o poder de Deus.

Pedro também diz que somos guardados mediante a fé. Não é por meio das obras. Deus não nos guarda se nós fizermos alguma coisa, mas Seu poder age em nós nos guardando por meio da fé! Veja que, como disse Paulo, por meio da fé somos salvos (Ef 2.8) e não por causa dela, também diz Pedro, por meio da fé somos preservados e não por causa dela. Não há obra humana aqui que cative Deus e O faça obrigado a nos dar Sua salvação.

Pedro diz que somos guardados para a salvação. Aqui está o fim. O poder é o início, a fé é o meio e a salvação é o fim. Como ele mesmo disse no v. 9: “obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”. A obra de Deus tem início, meio e fim. Ele não deixa Sua obra inacabada. Paulo disse “que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).

Assim pois, irmão, não se glorie em sua perseverança. Embora ela seja sua obrigação para com seu cristianismo, todavia, é única e exclusivamente pelo poder de Deus que você é guardado para esta salvação que se revelará no último tempo! Talvez você se pergunte como saberá que está sendo guardado por Deus. Eis aí a sinergia. Enquanto Deus te guarda, você persevera inabalável, independente das desculpas que poderia usar para se afastar da obra de Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: