Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0408 - PROFETAS E NAZIREUS QUE NÃO SE CORROMPEM

 


Dentre os vossos filhos, suscitei profetas e, dentre os vossos jovens, nazireus. Não é isto assim, filhos de Israel? – diz o SENHOR. Mas vós aos nazireus destes a beber vinho e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis” (Am 2.11,12).


Dentre as várias nações contra quem Amós profetizou sentenças de destruição no cap. 1 do seu livro, como Damasco, Gaza, Tiro, Edom e outras, aqui no cap. 2, ele inclui Judá e Israel como parte do juízo de Deus sobre elas. Ele profetizou mais para Israel, o reino do norte, mas, como era típico dos profetas, ele também falou contra outras nações, especificando os pecados de cada uma e seu devido destino.

Entre os pecados de Israel, sua própria terra que ele denuncia, está o pecado de perverter os líderes consagrados de Deus. Lemos aqui que Deus havia levantado profetas e nazireus dentre eles. Os nazireus eram homens que se consagravam a Deus para cumprirem seus propósitos em santificação, isto é, em separação de algumas coisas, como bebida forte, tocar em cadáveres, cortar os cabelos, barba etc., como está registrado em Nm 6. Os profetas, por sua vez, eram homens levantados por Deus para anunciar os oráculos de Deus sobre o povo, trazendo-os de volta à lei, com duras palavras de repreensão e ameaças.

No entanto, as coisas estavam tão corrompidas nos dias de Amós, que aos nazireus eles faziam quebrar o seu voto de consagração, ou seja, os israelitas conseguiam convencê-los a não levar a sério seus juramentos do nazireado, e estes homens consagrados a Deus acabavam quebrando seus votos, bebendo vinho, se contaminando com mortos e outras profanações, enquanto que aos profetas eles diziam que não era para entregarem a palavra de Deus, como fizeram com o próprio Amós. No cap. 7.12,13, o sacerdote de Betel, chamado Amazias, disse para Amós ir embora dali com suas profecias.

Hoje em dia ainda há muitos que, como os israelitas daqueles dias, também tentam convencer os homens sagrados de Deus a se corromperem. Há muitos que tentam mandar os pregadores da verdade se calarem. A uns, eles conseguem por intermédio da corrupção, do suborno, das ofertas de privilégios e outras perversões. Aos que não conseguem por meio disso, acabam perseguindo, difamando, desprezando, para desacreditá-los diante do povo.

Devemos, como Amós e outros servos do nosso Deus, não nos vendermos por qualquer que seja o preço. A consagração e a verdade do evangelho não estão à venda e não há valor que lhe possa calar ou alterar. Jesus, o verdadeiro Nazireu de Deus e o verdadeiro Profeta, jamais Se deixou corromper pelo que quer que fosse. Sempre foi consagrado, não permitindo que as tentações do inimigo Lhe estragassem, tampouco Se calou diante das ameaças contra Sua vida, mas pregava sempre contra a iniquidade que contaminava aquelas pessoas, mesmo que isso Lhe custasse a vida. Assim também serão os verdadeiros nazireus e profetas de Deus em nossa geração.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: