Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 11 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0410 - IDOSOS QUE ENSINAM E APRENDEM

 


Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (Sl 119.100).

Sem dúvida alguma faz parte da boa educação honrar os idosos e reconhecer seu valor de sabedoria e experiência na vida. Aliás, nossa geração tem desprezado o que deveria mais valorizar socialmente falando, a saber, o conselho dos mais velhos. Uma comunidade que despreza sua história está fadada a cometer os mesmos e piores erros.

O controle marxista cultural que permeou durante as últimas décadas o ensino nas escolas e influenciou a formação dos nossos filhos foi (e continua sendo) mestre em destruir o conceito de autoridade. Aliás, ele foi mestre em destruir o conceito em si. Quando se destrói um conceito, qualquer coisa é tida como verdade. E, como sabemos, a tática desse controle chama-se repetição do não-conceito até que ele se torne um conceito, ainda que totalmente oposto ao seu sentido normal. 

Por isso nossos jovens são, em grande parte, mal educados e ignorantes, sabem pouco e acham que sabem muito. O desprezo pelos anciãos é uma característica vergonhosa que, infelizmente, já se tornou comum em nosso país. Os mais novos nem sabem que é vergonha desprezar os mais velhos.

Entretanto, apesar de o respeito a eles ser um dever social, o salmista diz que ele é mais prudente, mais sábio, mais entendido dos que os velhos. Mas seria isso uma falta de respeito? Não, e razão é a seguinte: porque diante dos preceitos de Deus, o verdadeiro sábio é aquele que os guarda! O salmista está dizendo que de nada adianta ter vivido uma longa vida, ter obtido as mais dolorosas e profundas experiências da vida se, de fato, não se viveu uma vida que guardasse os preceitos de Deus.

Ainda que as experiências dos idosos sejam algo a se apreciar, a se curvar diante delas e sua sabedoria, todavia, elas não passam de experiências humanas e, sem a Palavra de Deus, elas são inúteis para a vida eterna, ainda que sejam úteis para a vida social e terrena. Os maiores valores sociais são menores do que os menores valores espirituais. Eles não devem ser desprezados, mas estão muito abaixo das experiências daqueles que temem a Palavra de Deus.

A admoestação aos cristãos é que sejam pessoas que, enquanto vivem em profundo respeito aos mais velhos, todavia, não devem se esquecer de que, se guardam a Palavra de Deus, com certeza são mais sábios do que todos eles no que concerne às coisas espirituais (quando os velhos não as guardam) e podem, inclusive, ser seus conselheiros. Apesar de poder ensinar muito, precisam aprender muito sobre as coisas do Espírito. O homem sem Deus, por mais velho que seja, ainda é um indouto nas coisas espirituais, a não ser que nasça de novo, da água e do Espírito.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: