Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0424 - MOSCAS MORTAS NAS PREGAÇÕES

 


Qual a mosca morta faz o unguento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia” (Ec 10.1).


No Antigo Oriente, uma infinidade de perfumes eram fabricados, extraídos de especiarias de vários tipos de pétalas de flores esmagadas, resinas de algumas madeiras odoríferas, misturados a azeite e guardados em garrafas de pedra. Tanto homens como mulheres usavam, seja para dias festivos sagrados, ou para dias festivos de bodas de casamento. No entanto, se penetrassem moscas em um vaso de perfume e ali elas morressem, todo o unguento precioso se corromperia e já não prestaria para nada.

Os unguentos tinham um excelente odor, mas as moscas mortas que porventura neles houvesse, faziam-nos exalar mau cheiro. Assim, diz o pregador, é também com a sabedoria. Basta um pouco de estultícia, ou seja, de tolice, para que se perca toda honra e sabedoria. Todo prestígio que um sábio conquistou de seus alunos com sua sabedoria pode ser prejudicado e até extinto, caso ele permita que ao menos um pouco de insensatez se misture à sua reputação.

Claro que o autor está falando do ponto de vista humano, como ele mesmo diz, “debaixo do sol”. Entretanto, a lição que ele quer transmitir é que não é preciso muito para destruir a reputação de alguém. O que é uma mosca em vista de um perfume? Mas é assim para com as coisas boas. Elas podem ser imensas, mas o que é mau lhe corrompe e destrói por um pingo que seja.

Tiago faz um alerta semelhante aos mestres da igreja. Ele diz: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tg 3.1). Ele lembra que todo ser humano tropeça em alguma coisa. Todos têm moscas mortas em seus perfumes. Mas o mestre, por utilizar a fala como seu trabalho, não deveria tropeçar nela. E ainda diz: “Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (v. 2). Uma mosca morta na fala de um mestre pode causar grande estrago em toda igreja.

Os pregadores precisam ser tementes a Deus e honrar Sua Palavra neste aspecto. Não estão anunciando uma mensagem própria, senão que anunciam a mensagem que vem do alto. Imensa é a sua responsabilidade para com Aquele que o designou para a tarefa! Ele deve falar apenas o que está escrito, como disse Paulo em 1Co 4.6 e, se ultrapassar o sentido da Escritura, sua fala irá feder com o mau cheiro de moscas mortas!

Para o próprio bem de quem prega a Palavra de Deus, seria bom que ele não permitisse que sua sabedoria fosse contaminada com a insensatez da mentalidade do mundo. A sabedoria divina, a qual pregamos, não precisa das moscas mortas da suposta inteligência humana!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: