Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0411 - TESTEMUNHO CRISTÃO DIANTE DOS GOVERNANTES

 


Passados alguns dias, Félix veio com Drusila, sua mulher, que era judia. Mandou chamar Paulo e passou a ouvi-lo a respeito da fé em Cristo Jesus” (At 24.24 – NAA).


Desde que Paulo tinha voltado a Jerusalém, no cap. 21 de Atos, os judeus que ali o viram, alvoroçaram a multidão, acusaram Paulo de sedição contra o templo, de ter introduzido um efésio gentio para dentro do templo e só não mataram o apóstolo porque o comandante o arrancou das mãos da multidão sanguissedenta e cheia de euforia.

No cap. 22, o discurso de Paulo diante da multidão judaica não resolveu muito sua situação, porque os judeus ficaram enfurecidos quando Paulo disse que havia sido enviado a pregar aos gentios. Depois de pregar para o comandante Lísias, Paulo foi enviado ao governador Félix (cap. 23). Ali também ele testemunhou diante daquele governante. No final do cap. 24, lemos que Félix foi substituído por Festo, como governador da Judeia. A este também Paulo testemunhou sua fé.

O rei Herodes Agripa aparece em Cesareia para cumprimentar Festo pelo seu novo posto e, ao ouvir sobre o caso Paulo, Agripa também se interessa em ouvi-lo pessoalmente. Mais uma vez, Paulo dá seu testemunho para aquele rei (cap. 26). Festo queria julgar Paulo em Jerusalém, mas Paulo, percebendo que ele queria condená-lo para agradar aos judeus, resolveu apelar para César, o imperador. Como cidadão romano, ele tinha esse direito. Mais tarde, é enviado de navio, com escoltas de soldados para guardá-lo, a fim de que chegasse são e salvo diante do imperador, a quem também Paulo testemunhou, embora o livro de Atos se encerre antes de acontecer esse episódio.

De fato, se cumpre na vida de Paulo, o que Jesus tinha dito a Ananias, vários anos antes: “Mas o Senhor disse a Ananias:Vá, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel’” (At 9.15 – NAA). Vemos aqui um Paulo prisioneiro e dando bom testemunho diante das maiores autoridades de sua época.

Mas, infelizmente, em nossos dias temos visto exatamente o oposto. Não são crentes prisioneiros, mas crentes livres, ocupando as cadeiras mais altas do governo do nosso país. Mas não estão como Paulo, dando bom testemunho de seu encontro com Jesus Cristo, senão que estão usando o nome de Cristo para dar os piores testemunhos jamais vistos na história da igreja! Há um verdadeiro vexame cristão no meio político das nossas cidades, estados e nosso país.

Que o Senhor levante mais homens e mulheres como Paulo, que manteve de pé seu testemunho diante das maiores autoridades terrenas. Que as autoridades tremam quando ouvirem falar sobre “a justiça, o domínio próprio e o Juízo vindouro”, como Félix tremeu (24.25). Que se sintam persuadidos a se tornarem cristãos, como Paulo persuadiu a Herodes Agripa (26.28). Muitos cristãos estão tendo a oportunidade de testemunhar Jesus diante dos magistrados, mas não a estão usando, senão para a vergonha do evangelho. Que Deus nos livre de tais representantes, políticos e cristãos.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Infelizmente não acontece hoje em dia Paulos dando bom testemunho para as maiores autoridades do país, os cristãos lá estão todos corrompidos. IMVC

    ResponderExcluir