Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

OLHANDO ALÉM DO SOFRIMENTO



Por Wesley A. Peronica
Dr. Paul Brand, missionário e pioneiro no desenvolvimento de técnicas de transferência de tendão para uso nas mãos de pessoas com hanseníase afirmou certa vez:"Agradeço a Deus pela dor, não posso pensar num presente maior a dar para meus pa­cientes de hanseníase." Ele prosseguiu, descrevendo a complexidade do sistema de dor que protege o corpo humano. "Você precisa apertar uma agulha contra a planta do pé com uma força razoável para sentir dor, ao passo que a córnea é capaz de perceber uma pressão equiva­lente a um milésimo daquela usada no pé, dando início ao reflexo que faz com que o olho pisque, fazendo com que os cílios trabalhem como uma espécie de vassoura, limpando a superfície. Os intestinos não sentem dor por serem cortados ou queimados - perigos aos quais os órgãos internos normalmente não estão expostos -, mas enviam o importante sinal da cólica quando são distendidos." Para o Dr. Brand, a dor tinha uma vital utilidade no diagnóstico de uma doença e que sem ela, a pessoa, com certeza não descobriria que estava enferma. Em outras palavras para ele a dor era uma dádiva de Deus. Sua visão com respeito ao sofrimento não era limitada, ele entendia que o sofrimento e a dor trariam algo satisfatório para o paciente.
Quando olhamos para as Escrituras e estudamos a vida do Apóstolo Paulo, percebemos que ele foi um homem que sofreu muito por amor a Cristo, enfrentou perseguições, açoites, prisões, naufrágios, apedrejamentos e acusações, contudo ele foi capaz de afirmar em sua carta aos Romanos 8.18: Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Assim como o Dr.Brand, Paulo não focava sua visão no sofrimento em si, pelo contrário, ele olhava além dos problemas e adversidades da vida, pois sabia que tudo estava convergindo para um bem maior. Ele se alegrava pela recompensa que estava à sua espera, a qual seria tão gloriosa, que ele era capaz de suportar qualquer situação sempre confiando no Senhor e sabendo que a promessa um dia se cumpriria. 


Infelizmente muitas pessoas não têm a mesma visão que o Apóstolo Paulo quando enfrentam problemas e passam pelo sofrimento, muitos ficam amargurados, depressivos e tristes, alguns pensam até em desistir da caminhada cristã, pois não entendem que podem aprender algo em suas vidas através dessa situação adversa. Quantas pessoas já testemunharam que ao passarem por um momento difícil puderam aprender mais de Deus! Muitas tiveram experiências fascinantes e viram a glória de Deus em suas vidas!
Bem, quero concluir minha breve reflexão dizendo o seguinte: A Bíblia nos ensina que a nossa vida é um aprendizado e devemos procurar crescer espiritualmente. Com isso vejo que a tarefa de saber lidar com o sofrimento não é uma questão fácil nem simples, não vem de um dia para o outro, mas é um processo gradativo que vai se intensificando conforme vamos buscando a presença de Deus em nossas vidas. O Apóstolo Paulo tinha estreita comunhão com Deus, ele conhecia realmente Aquele a Quem servia e isso o levou a aprender a viver em qualquer situação (Fp 4.12-13). Notamos então que o que fez a diferença em sua vida foi a presença de Deus, algo que ele não prescindiu, pelo contrário, seu viver era Cristo (Fp 1.23), tudo o que ele fazia tinha um único e exclusivo propósito que era agradar ao seu Mestre.



Irmãos, nosso olhar deve estar em Jesus, não importa a situação, Ele está conosco em todos os momentos de nossas vidas (Mt 28.20b), Ele te conforta em tempos de angústia, Ele perdoa teus pecados e te dá uma esperança eterna, Ele te concede recursos sem limites e faz de você um vaso de uma herança incorruptível, Ele te concede sabedoria e norteia sua vida através de Seu Espírito e de Sua Palavra, Ele nunca te deixará e nunca te abandonará. Precisamos acreditar com todo o nosso coração nessa verdade escriturística para que ao enfrentarmos os problemas, possamos olhar além e vislumbrar pela fé a gloriosa recompensa que nos aguarda.


Que Deus abençoe a todos!!!


Wesley Alves Peronica

4 comentários:

  1. De fato, a dor é um presente de Deus. No nosso corpo físico ela nos mostra o limite, até onde podemos ir e também quando alguma coisa está errada e precisa melhorar. Assim também entendo nas tribulações e lutas por que passamos. Dor e sofrimento no sentido espiritual está nos alertando para alguma coisa que precisamos mudar. Através delas, Deus nos modela segundo à imagem de Seu Filho.

    Dia tes písteos.

    Pr. Cleilson

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que é possível contemplar e sentir a graça e o sustento de Deus, mesmo em meio ao sofrimento e dor.O ponto chave é desloacarmos nosso olhar da situação e olharmos além do que estamos enfrentando, além do que vemos, além do visível, é nesse momento que somos confortados e recebemos a paz que somente Deus pode nos dar por meio de Jesus Cristo.Louvado seja Deus por isso!!!

    ResponderExcluir
  3. Para chegar a algo bom, certamente voce passa por momentos de dor, exemplo maior é em nosso processo de salvação... para voce chegar até a glória, precisa-se passar pela maior de todas as dores, a morte... senão tivessemos estes momentos de dor, então não precisariamos do auxílio do Consolador, não teríamos necessidades de agradecer a Deus pelos milagres de cura, pois é justamente nos momentos de dor em que Deus que Deus trabalha nosso interior.

    (Há muitos que choram por saber que as rosas tem espinhos... e muitos se alegram por saber que os espinhos tem rosas)...

    Bom dia à todos.

    ResponderExcluir
  4. é muito bom andar, com Cristo e melhor ainda é estar com ele...

    ResponderExcluir