Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

BULIMIA E ANOREXIA ECLESIÁSTICA


Eu não sei definir exatamente esses dois transtornos, mas de modo simplório, obviamente nada científico, bulimia é um distúrbio onde há um exagero anormal na ingestão de alimentos, preferencialmente calóricos, um descontrole da pessoa sobre a quantidade necessária para sua satisfação, seguido em alguns casos de vômito, jejuns prolongados, para "expurgar" o que foi ingerido. Anorexia, pelo contrário é a falta de apetite, normalmente por sintomas psicológicos que levam até mesmo à depressão. Na síndrome da anorexia encontra-se o fator emocional de sempre se achar acima do peso e por isso evitar comida. Penso que é por aí.

Bulimia eclesiástica então seria o inchaço apresentado nas igrejas que comem de tudo. O que quer que se apresente como novidade, lá vai aquela igreja ingerindo e consequentemente inchando. Acredito que quem vomita com isso é o Senhor Jesus ("vomitar-te-ei da minha boca", disse Ele à 7ª igreja do Apocalipse). Nessas igrejas não há critério, não há seletividade de doutrina, tudo é válido para se alcançar o "resultado" desejado. E por resultado, leia-se número de membros, de ofertas e afins. Números, sempre números. Tornou-se sinal para nossa época que os números indicam o favor de Deus. Com isso, as igrejas bulímicas têm se esforçado bastante para engolir tudo quanto é porcaria que aparece, com a finalidade de inchar para impressionar os caçadores de entretenimento e conquistá-los para si com o título de "convertidos". Infelizmente encontramos diversas igrejas bulímicas aqui no Brasil!

Por outro lado a anorexia eclesiástica seria o esvaziamento das igrejas que nada têm para oferecer de alimento para seus membros. São igrejas mortas, sem vida, sem alegria, sem Palavra, sem Jesus, enfim... Criticam todo e qualquer movimento que surge, alegando que tudo o que aparece é antideus, anticristo, anti-igreja, etc. O resultado disso é que muitas delas fecham suas portas, que poderiam servir para evangelizar e trazer pessoas para ouvir a Palavra; outras esvaziam-se quase que completamente, ficando ali apenas o pastor e sua família, vivendo da mesmice espiritual, que não alimenta a ninguém! As igrejas na Europa caíram nesse distúrbio!

Se no Brasil as igrejas sofrem de bulimia e na Europa, as igrejas se tornaram anoréxicas, o que resta para o povo de Deus? O equilíbrio.

A igreja de nosso Senhor Jesus cresce, não incha. Ela é saudável, não anoréxica nem bulímica. Ela se reproduz e não se agiganta. Ao invés de pensarmos em megaigrejas, deveríamos pensar em multiplicar as pequenas igrejas pelos locais onde estamos. Reproduzir. Um corpo saudável reproduz. E a verdadeira igreja de Cristo é o corpo saudável de Cristo. Ela se reproduz.

Mas há nos nossos dias um certo medo de que quando alguém nos pergunte quantos membros tem a nossa igreja, a resposta seja menos de 100, ou menos de 200! A bulimia eclesiástica colocou em nossas mentes que igrejas com menos de tantos membros é melhor que lhe fechem as portas!

O nosso papel como líderes e pastores é dar alimento às ovelhas de Cristo e buscar outras ovelhas perdidas para o redil do Senhor. É colocar mesa farta diante dos filhos de Deus para que eles sejam servidos com dieta balanceada. Se é novo convertido, que se alimente do discipulado; se já se batizou, que frequente os estudos bíblicos (seja na igreja, na Escola Dominical, ou em pequenos grupos caseiros); se já está mais maduro que faça um curso bíblico ou de liderança; se já se destacou como líder, ou tem chamado ministerial, que faça um seminário e assim por diante. A igreja tem que ter essa variedade de alimento para seus membros, para que ela não padeça de fome e nem coma porcaria enlatada ou do lixo mesmo!

Agora, em uma igreja assim, cada crente vai decidir se de fato vai se alimentar corretamente, ou se vai praticar dentro dela a sua bulimia ou anorexia de maneira solitária. Mas um conselho para você que não se alimenta da verdade da Palavra: vá padecer de fome ou comer imundícia sozinho! Não fermente a igreja do Senhor para tentar levar alguém com você!

Dia tes písteos.


Pr. Cleilson

5 comentários:

  1. Minha oração é que a igreja de Jesus seja sempre equilibrada.Que ela se alimente da santa palavra e busque constantemente o crescimento espiritual, sendo assim a igreja modelo para essa sociedade perversa e distante de Deus.E que os pastores e líderes se preocupem em nunca dar comida estragada e farelo para as ovelhas que Deus lhes confiou, que eles ofereçam o manjar dos céus, alimento sólido e revigorante, que de fato transforma e edifica as vidas.Que seja assim em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Pastor sou nova convertida e tenho buscado me alimentar da palavra.
    Estou sempre presente nos cultos, vou à escola dominical, estou atenta na palavra e buscando colocá-la em prática.
    Admito que uma prática total é dificil, mas sei que este é o caminho.
    Estou na edificação!
    Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Amém, irmão Wesley. Que seja assim em nome de Jesus.

    Irmã Bebeth continue com sua dedicação ao Senhor e busque o verdadeiro alimento que está na Palavra. Assim nossa alma será robusta e não se curvará aos encantos e enganos deste mundo, os quais muitas vezes estão dentro das próprias igrejas...

    ResponderExcluir
  4. Párabens por essas palavras, que o Senhor continue te dando visao de Reino, ao Senhor toda a Honra e adoraçao, amém!

    ResponderExcluir