Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DIFERENTES GRAUS DE CASTIGO NO INFERNO - EXISTE PECADOS MENORES E MAIORES!


No meio evangélico há uma discussão a respeito da diferença de galardões no céu. Alguns dizem que isso não existe, que só há salvação e nada de galardão, outros dizem que há galardão sim, ainda outros dizem que pode até haver galardão, mas é igualzinho pra todo mundo!

Depois colocarei um artigo que fala sobre os diferentes galardões. O mesmo acontece em relação aos diferentes graus de castigo no inferno. Considerando o inferno como sendo o lago de fogo, mais falado por Jesus como o Geena, podemos, apesar das discussões, afirmar que existem diferentes graus de castigo no inferno.

Isso nos leva a afirmar que existe diferença de tamanho de pecado. Sim, é isso mesmo que você leu! Há pecados maiores e pecados menores!

Antes de argumentar com referências bíblicas, as quais, sendo hermeneuticamente bem interpretadas são de valor incontestável, irei argumentar pela lógica, filosoficamente.

Se os pecados não tivessem tamanhos diferentes suas consequências seriam iguais. Por exemplo, se alguém rouba dez centavos, os resultados desse roubo não lhe trará tantas consequências como se ele roubar um banco, por exemplo. Isso não quer dizer que perante Deus roubar dez centavos seja feito vistas grossas, mas Ele mesmo permite que as consequências para quem pratica um roubo maior sejam mais pesadas. Outro exemplo que pode ser dado é o que Jesus citou acerca do adultério. Apenas cobiçar no coração já é adultério. Entretanto, as consequências são diferentes, mais pesadas para quem comete o ato, muito embora já seja pecado cobiçar, mas não com os mesmos resultados.

Geralmente os argumentos contestam da seguinte forma: "Ora, todos os pecados são iguais, o que são diferentes são as consequências". Entretanto, esse argumento cai por terra pela falta de lógica, em relação à justiça de Deus, que tais pessoas tentam defender. Se Deus dá consequências iguais para pecados diferentes, é exatamente aí que Ele seria injusto! Se as consequências são diferentes, é porque os pecados são diferentes...

Devo deixar bem claro que qualquer pecado, grande ou pequeno, nos separa da comunhão com Deus e mais, qualquer pecado, por menor que seja, já torna o pecador digno da condenação do inferno. E mais ainda, quando Deus resolve justificar alguém, Ele perdoa os pecados grandes e os pequenos.

Há referências bíblicas que nos dão a entender desta forma. Vejamos tais referências:

Quando Jesus entrou na casa de Simão, o fariseu, para jantar com ele, estando eles à mesa, uma mulher pecadora entrou na casa, se aproximou de Jesus e, chorando, molhava-Lhe os pés com as lágrimas, secava-os com seus cabelos e O ungia com seu unguento (Lc 7.36-50). O fariseu dizia no seu pensamento que Jesus não era profeta, pois se fosse saberia que aquela era uma mulher pecadora. E a resposta de Jesus ao pensamento daquele homem? Foi uma pequena parábola acerca de dois homens que deviam a um credor. Só que um lhe devia 500 denários e o outro lhe devia 50. Mas os dois devedores não tinham como pagar, e o credor resolveu perdoar a ambos. A pergunta de Jesus mostra que haverá diferença no amor àquele que perdoa por causa da quantidade da dívida. Quem devia mais, ao ser perdoado amará mais o que lhe perdoou. O que devia menos, embora seja grato pelo perdão que também recebeu, entretanto o amará menos.

Embora todos sejam pecadores perante Deus e já dignos da condenação, entretanto, mesmo no inferno, a punição será de acordo com aquilo que as pessoas praticaram. Vejamos outras referências:

Em Mateus 11.20-24, Jesus diz às cidades de Corazim e Betsaida que elas seriam mais castigadas no dia do juízo do que Tiro e Sidom. Isto porque Tiro e Sidom não haviam visto os milagres de Jesus para crerem, enquanto que Corazim e Betsaida, apesar de terem visto, não creram, o que lhes traria maior rigor no julgamento. Agora eu pergunto: se não há diferentes graus de castigo no inferno, como explicar a palavra de Jesus que disse "menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós"?

Em Lucas 12.47,48, Jesus afirma: "O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá." Assim, não podemos negar que haja diferentes graus de castigo. Quem tem conhecimento da Palavra e não obedece sofrerá mais no inferno do que quem não conhecia. Tiago deixa isso implícito em sua carta quando diz: "Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo" (Tg 3.1).

Se os pecados serão punidos com diferença de rigor, então, certamente há entre eles diferença de tamanho ou atrocidade. Vejamos agora estas outras referências:

Em João 19.11, Jesus diz a Pilatos: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem". Fica claro aqui que Pilatos tem pecado na participação do crime contra Jesus, ainda que seja menor do que quem entregou Jesus a ele. Portanto, pecado tem tamanho sim.

Há outro texto em Ezequiel 8, onde Deus mostra ao profeta, em uma visão, que Seu povo estava praticando iniquidades. Deus diz repetidas vezes a Ezequiel: "Verás ainda maiores abominações" (v. 6,13,15). Isto nos mostra claramente que existem pecados maiores do que outros.

Ainda um outro texto, o de Mateus 7.3-5: "E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão". Observe que esses grifos mostram a diferença entre os pecados que nós cometemos e os pecados que nossos irmãos cometem. "Trave", claro, fala de pecados grotescos; "argueiro", de pecados leves, por assim dizer.

Uma pastoral para nós: já nascemos pecadores, propensos às inclinações da carne. Basta a primeira oportunidade e nós iremos praticar aquilo que já é a nossa tendência. E por menor que seja esse pecado praticado, já é o suficiente para nos afastar de Deus para sempre, nos condenar ao inferno. Entretanto, pessoas condenadas terão seu grau de castigo de acordo com aquilo que praticaram, seja pelo tempo de vida que tiveram na terra, seja pela hediondez do seu pecado, caso contrário não precisariam ser julgados por suas obras. Devemos viver uma vida cristã de pessoas justificadas pelo sangue de Cristo, através da fé, tal como aquela mulher que entrou na casa de Simão aquela tarde, e foi perdoada por Jesus. Chorando aos pés do Senhor nossos pecados, mostramos nosso verdadeiro arrependimento e assim nossos pecados serão para sempre esquecidos, pois foram pagos e cancelados na cruz do Calvário. Tanto os pequenos como os maiores!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

13 comentários:

  1. Ual! Coisa loca isso. É o mesmo fator do "TAL CASTIGO DE DEUS' que é falado em Hebreus. Alguns pastores colocam isso com um Deus que está sempre disposto a quebra a perna, colocar câncer, provocar um acidente de automóvel para deixar o cara paraplégico. O acoite é muito mal interpretado. Pintam um Deus que não rasgou véu, na verdade o povo está recusturando v véu. MEU DEUS TUDO QUE MARTIM LUTERO DERRUBOU, PARECE QUE A IGREJA DO SECULO XXI, ESTÁ desenterrando.

    ResponderExcluir
  2. Estava meu amigo e eu vendo um vídeo de um ex-membro das igrejas CCB, TJ e IASD , ele dizia que Deus tem só dois planos com os ressuscitados: Uns ganharão a "vida eterna" e os outros ressuscitam para serem "castigados"(de acordo com LC 12:2, e depois morrem definitivamente herdando a "Segunda Morte") mas os dois grupos de ressuscitados, são os "Servos" de Deus e não "pecadores" que nem tem conhecimento da bíblia ou a leiam, os pecadores mundanos a o morrerem nem irão ressuscitarem como diz Isaías 26:13,14 Jeremias 51:39,57 e não estarão no plano divino para ressurreição com diz Daniel 12:2 que fala "Muitos" do que dormem, isto é não é todos que irão ressuscitar. De acordo com esse homem do vídeo é apenas os Servos: Justos e obedientes injusto e desobedientes como diz João 5:28,29, os ímpios qualificados assim, são esses servos que jesus irá castigar com graus de castigo(Lc 12:46-48) e morrem herdando a segunda morte(Apo.20;14), e falava que o lugar de castigo não num inferno de fogo(pois não existe) nem no lago de fogo, por que de acordo com Apo.20:14 ele é apenas "Simbólico, mas o castigo irá ser na "Fornalha Ardente" de acordo com Mateus 13:41,42.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wilson. Prazer tê-lo aqui conosco.

    O texto de Is 26.14 apenas diz que os opressores de Israel, uma vez mortos, não tornariam a voltar para o trono, de onde outrora oprimiam o povo de Deus. Nada fala da ressurreição do último dia. Basta observar o v. 19, onde mostra que o profeta cria em ressurreição.

    O profeta Jeremias apenas disse que Babilônia não se reergueria mais como nação, como podemos observar em 51.63,64. Nada fala da ressurreição do último dia.

    Portanto, não podemos pegar versículos do AT e forçá-los a lançar luz sobre os textos do NT, uma vez que o AT não tem luz suficiente para isso. Pedro diz que os profetas foram como luz de candeia no meio das trevas, mas isso até que nascesse a estrela da alva e o dia clareasse em nossos corações, ou seja, a revelação de Cristo (2Pe 1.19).

    O próprio Jesus disse a Nicodemos que "ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu" (Jo 3.13), querendo dizer com isso que não há maior revelação e luz do que aquela que Ele mesmo veio trazer.

    A colocação que fazem de Jo 5.28,29 dizendo que os ímpios são os servos é autocontraditória. Observe atentamente o v. 28 e verá que Jesus diz que "vem a hora em que TODOS os que se acham no túmulo ouvirão a Sua voz e SAIRÃO". Ninguém ficará de fora desse chamamento. Então Jesus fará a separação. Em outro lugar (Mt 25.31-46) Jesus chama estes ímpios de "bodes" ou "cabritos" e afirma que irão para "o castigo ETERNO" (v. 46).

    Conclusão: o inferno existe (3 palavras gregas são usadas no NT para isso: hades, geena e tartaro - cada uma significa uma coisa diferente). Quando Jesus Se refere ao inferno eterno, no grego sempre é usada a palavra "geena", o que corresponde ao lago de fogo, castigo eterno, fornalha de fogo, etc.

    ResponderExcluir
  4. Esse homem do vídeo pega a parte de Isaías 26:13,14 para apoiar que nem todos irão ressuscitar, mas os Testemunhas de Jeová pega o mesmo Isaías 26:13,14 para falar do futuro em que os ressuscitados na condição de hedes(sepultura comum da humanidade) NÃO para serem castigados e sim tiver uma "nova oportunidade" de reconhecer a Deus, mas se recusarem como diz Isaías 26:10 esses "iníquos" morrerão definitivamente (representa o simbólico "lago de fogo" a segunda morte), mas aqueles que fizeram "coisas terríveis" quando estiveram vivas, estas nem ressuscitarão, pois estão na "Condição Geena"(destruição eterna), alguns conhecidos povos já destruídos por Deus(exemplo: anti-deluvianos, sodomitas de Sodoma e Gomorra e Edomitas), de acordo com as TJ. De acordo com Mateus 25:46 aonde aparecem "tormento ou castigo ETERNO", está mau traduzida poi se fosse tormento em grego seria "basanos" mas não se encontra ali, pois está a palavra grega KÓLASIN que nem tem sentido de tormento, mas de acordo com o dicionário: The Emphatic Diaglott = “Kolasin”.deriva-se de kolazoo, que significa: 1.Decepar; como no truncamento de ramos de árvores, podar. 2.Restringir, reprimir. 3.Castigar, punir. Extirpar alguém da vida, ou da sociedade, ou mesmo restringir, é tido como castigo. Então podemos "corrigir" estas traduções de tormento ou castigo colocadas por Padres, por isso- "E irão estes(não salvos) para "DECEPAÇÃO ETERNA"(ou CORTADOS da vida para sempre), mas os JUSTOS PARA A VIDA ETERNA.


    ResponderExcluir
  5. O termo "kólasin" refere-se à punição como imposição penal. Já "básanos" fala de tortura. Portanto, não há problema nenhum com a tradução "castigo eterno", já que a figura usada por Jesus para falar do Geena nesse caso é de imposição penal mesmo.

    O termo "básanos" é tortura para extrair do torturado a verdade. Isso Deus não precisa pois já conhece todas as coisas. Então "kólasin" é apropriado para falar do castigo no Geena.

    Por outro lado, ser cortado "da vida" como você disse, não faz sentido, pois não é esse o sentido da palavra "kólasin". Ainda mais, morte eterna não é cessação da existência, como dizem os aniquilacionistas, pelo contrário, é separação eterna de Deus e Seus benefícios.

    No NT, a palavra "apollymi" (destruição), nunca tem o sentido de aniquilamento. Nos quadros ao lado aqui desse blog, tem um que chama "ESTUDOS BÍBLICOS EM SLIDES (POWER POINT)" clique no estudo intitulado ESTUDOS SOBRE ESCATOLOGIA AMILENISTA, lá você pode baixar o estudo nº 11 onde eu falo mais detalhado sobre isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto é literal, é o ''servo'' de deus que será castigago no dia do juízo? .
    Das 3 classes humanas: justos, injustos, e os ímpios, serão ressuscitados as classes justos e injustos (At 24:15), e os ímpios ficam de fora(Dn 12:2). Os justos ressuscitam para ganhar a vida eterna (Dn.12:2.Mt.25:46 e Jo 5:28,29) , enquanto os injustos para castigo (2 Pd 2:9) e segunda morte (Ap.20:14). O castigo desses injustos não será pelos pecados, mas será pelos conhecimentos bíblicos e não à pratica-la, o servo (injustos) que tem mais conhecimento bíblico será mais castigado e os que tiverem menos conhecimentos serão menos punidos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, anônimo. Não entendi. Ímpio pra você é diferente de injusto??? Por quê? Explica mais sobre isso. Explique também textos que dizem que ímpios irão para o inferno (Sl 1.5,6; 9.17; Rm 5.6 que diz que Cristo morreu pelos ímpios; Jd 4,15).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que os ímpios são uns animais selvagens e não irão ressuscitar (Sl 1:5). No plano divino só dois tipos de pessoas irão ressuscitar, justos e injustos (At 24:15), e como declara Dn 12:2 muitos ( não todos) e também João 5:28,29 são somente os que estão na memória de deus irão acordar. Os justos na primeira ressureição para ganhar a vida eterna, mas os injustos na segunda ressureição para serem castigados (2 Pd 2:9. Mt 13:41:42 e Lucas 12:46-48) e segunda morte (Apocalipse 20:14). Os injustos são servos de deus que se comportam como ímpios, tem conhecimento da bíblia e a transgridem suas normas.
      Bem foi isso que passei acreditar dopois de ver os vídeos do terapêuta holístico João José Alves.

      Excluir
  8. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=fTl2TGE0grY#t=0
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=V3rosKeGu7o#t=1

    ResponderExcluir
  9. O salmo 1:5 não refere a ressurreição, refere a firmeza espiritual

    ResponderExcluir
  10. O salmo 1:5 não refere a ressurreição, refere a firmeza espiritual

    ResponderExcluir
  11. Hellen, isso é impossível, os ímpios não têm nada de espiritual. Muito menos firmeza...

    ResponderExcluir
  12. O texto é claro. "Os ímpios não subsistirão no juízo". No dia do juízo eles irão para o inferno. O que tem de complicado aqui?

    ResponderExcluir