Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 23 de abril de 2011

O PERIGO DA PROSPERIDADE

Alguém pode achar estranho que a prosperidade possa trazer algum perigo. Mas foi exatamente o que Deus falou através do profeta Jeremias para Seu povo: "E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação" (Jr 2.7).

Deus lembrou ao povo que quando eles andavam no deserto eram mais consagrados ao Senhor (v. 2,3), entretanto, depois que se apossaram da terra, esqueceram-se do Senhor seu Deus.

Não é exatamente o mesmo risco que corremos hoje? Enquanto passamos pelos desertos e provações, temos a tendência de sermos mais consagrados, buscamos mais a Deus. Mas nos momentos de prosperidade nos distanciamos do Senhor.

O pecado do povo de Deus naquela época era o de sincretismo. Adorar a Deus e outros falsos deuses das terras que eles passaram a possuir. Hoje temos nossos deuses a quem prestamos adoração, entre eles, mamom, o deus da riqueza. Homens que antes eram irrepreensíveis, hoje já se curvaram diante das exigências capitalistas do nosso mundo. Se não tomarmos cuidado, nós mesmos caímos e nos prostramos diante do deus do materialismo...

Estamos vivendo em dias onde não se pode mais dormir. Deus disse que Seu povo andava como "jumenta selvagem no cio" (v. 24)! Terrível comparação, mas é assim mesmo que testemunhamos muitos cristãos no meio da igreja, que, diante do dinheiro são incontidos... prostitutos, que se vendem pela prosperidade e ainda querem atribuir isso a Deus!

Tomemos cuidado para que a prosperidade não nos afaste da nossa humilde dependência de Deus. Não troquemos o Deus que nos prospera pela prosperidade, ainda que seja de Deus!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Oro a Deus pedindo sabedoria para administrar e ser fiel no pouco que ele tem me dado, pois quantas vezes me peguei querendo ser superior aous outros mesmo com este pouco. Prosperidade é dom de Deus, porém, maior que isso é o amor a Deus e ao próximo!
    Ajuda-nos Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Pastor Cleilson.
    Eu peço a Deus que me faça prosperar em sua palavra!
    Meu Pastor fala sempre sobre isso e nos alerta que "vida vitoriosa é quando deixamos o corpo para entrarmos na eternidade."
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  3. Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra:Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. (Pv.30.7-9)

    Não é necessário dizer mais nada.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o sábio Agur disse tudo nesse texto!

    ResponderExcluir