Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Pai Nosso no Evangelho de Lucas (Lc 11.1-13) - Parte 3


O pedido pelo pão diário é visto de diferentes maneiras no contexto cristão. Tomás de Aquino via no pedido que o Mestre nos ensinou u’a “maneira de evitar os cinco pecados que se comete habitualmente por um desejo imoderado das coisas temporais”. O primeiro seria o pecado da insatisfação, pois o homem sempre quer aquilo que está acima de seu poder. O segundo fala do pecado da prática da injustiça e fraudes na aquisição daquilo que se deseja. Por isso devemos pedir o pão nosso, não o que pertence a outrem. Agostinho mesmo via esse pecado sem perdão, a não ser que se restituísse o que havia sido roubado! O terceiro é o pecado da “solicitude excessiva para com os bens terrenos”. O quarto seria o pecado da insaciabilidade, ou seja, quando queremos devorar em um só dia o que seria para muitos dias. Aqui pedimos não o pão de cada dia, mas o de dez dias! O quinto é o pecado da ingratidão. Quem recebe mais do que é lícito torna-se ingrato, não reconhecendo Deus como o Provedor.

O Pr. Ricardo Gondim, em um de seus sermões afirma que somos proibidos pelo Novo Testamento de pedir qualquer coisa que seja em nosso benefício material, ainda que sejam coisas básicas e necessárias. Partindo desse pressuposto, ele chega à conclusão de que, na oração dominical, Jesus nos ensina a pedir o pão diário, porém espiritual, o pão que é Ele mesmo. Assim, ele elimina a interpretação literal desse trecho da oração do Pai Nosso.

D. Martyn Lloyd-Jones, em seu comentário sobre o Sermão do Monte vê essa petição não apenas como um ensino que nos leva a pedir pelo pão, ou alimentos, mas inclusive quaisquer outras coisas que façam parte das nossas necessidades materiais, exceto, obviamente o luxo, ou coisas desnecessárias.

No grego, o termo epiúsion quer dizer “pertencente ao dia de amanhã”, ou talvez “do dia corrente”. Por isso em algumas versões temos em Mateus 6 “o pão de amanhã dá-nos hoje”. Aqui em Lucas, porém, o que verte é “o pão nosso, o pertencente ao amanhã, dá-nos diariamente”. Assim está no grego. O que se quer deste versículo é o que vem sendo ensinado desde o início da oração: perfeita submissão confiante ao Pai.


Dia tēs písteōs.


Pr. Cleilson


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário