Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O reino dos céus é tomado por esforço?

"Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele" (Mt 11.12).

Este versículo de difícil interpretação tem levado muitas pessoas a crer que não se pode ser salvo sem fazer alguma obra. Com esta interpretação cairia por terra a teologia reformada conhecida como sola gratia.

Todavia, precisamos descobrir o significado deste versículo, analisando-o mais de perto. É mesmo esse o sentido das palavras do nosso Senhor? Ele quis dizer que as pessoas só serão salvas se aplicarem seu esforço?

Observemos alguns pontos deste texto:

I - HÁ UM INTERVALO EM QUE ESSE ESFORÇO ACONTECE

Jesus disse "desde os dias de João Batista até agora". Isso quer dizer que:
a) Esse esforço não existia antes dos dias de João Batista;
b) Não continuaria a existir depois do que Jesus tinha para dizer.
Somente houve esse período (entre seis meses e um ano) em que o reino de Deus foi violentado.

II - HÁ UMA RAZÃO PARA ESSE ESFORÇO QUE O PRÓPRIO JESUS EXPLICA

Ele diz no v. 13, como que querendo explicar o porquê de tanto alvoroço para entrar no reino dos céus anunciado por João Batista. É porque a Lei e os Profetas profetizaram até João. Daquele dia para frente não haveria mais o uso de profetas no sentido veterotestamentário. João foi o último! Deus agora nos falaria pelo Filho (Hb 1.1,2). Mas as pessoas não sabiam disso, pelo menos não acreditariam assim tão facilmente nessa transição. Eram judeus, tinham recebido uma revelação especial através dos profetas do Antigo Testamento, cujo ministério foi ocultado durante um período de mais ou menos 400 anos (período interbíblico, ou intertestamentário)! Reconheciam João como profeta da mesma envergadura que Isaías, ou Jeremias (Mt 21.26), não aceitariam que esse período viesse a ficar obsoleto e que entrariam numa nova economia divina.

III - O PROBLEMA NÃO ESTAVA NA TRANSIÇÃO DA ANTIGA PARA A NOVA ALIANÇA, MAS NA REJEIÇÃO DO POVO

Jesus retruca contra os ouvintes o fato de eles não darem ouvidos nem a João (chamavam-lhe de endemoninhado), nem ao próprio Jesus (chamavam-Lhe de glutão e beberrão - vv. 18,19). Increpa-lhes pelo fato de não terem se arrependido, mesmo vendo suas obras (vv. 20-24) e diz que essa coisa toda de esforço para alcançar o reino é furada. Na verdade, os que haveriam de receber a revelação seriam os pequeninos, não os sábios e instruídos (v. 25).

Diz no v. 27 que só conheceriam o Pai aqueles a quem o Filho quisesse revelar! Isso é o oposto do que vinha acontecendo desde os dias de João! Agora, na nova fase da revelação, o reino seria dado àqueles a quem o Filho achasse por bem revelar os mistérios de Deus Pai! Ninguém consegue este reino por esforço! Tentaram, na verdade, mas não podem entrar nele assim!

Por isso, Jesus conclama a Si no v. 28 todos aqueles que estão cansados e sobrecarregados. Ao contrário do que muita gente pensa e prega, Jesus não está chamando a todos! Ele chama a todos os que estão cansados. Há muita gente no mundo que não se cansou do pecado, portanto, o convite não está estendido a estes!

CONCLUSÃO

  • O reino dos céus era tomado por esforço no intervalo entre os ministérios de João e de Jesus.
  • A razão disso estar acontecendo, era por falta da compreensão acerca do ministério da Nova Aliança introduzido por Jesus, havia portanto, uma briga, uma certa violência para se apoderar do reino dos céus
  • Querendo apoderar-se do reino, os judeus rejeitavam o único que os podia colocar lá: Jesus!
  • Sem arrependimento não se entra nesse reino - isso nada tem que ver com esforço, mas com submissão. Tanto João como Jesus pregaram o arrependimento como condição para entrar neste reino (Mt 3.2,8-10; 4.17).
  • O reino é dado àqueles a quem Jesus quer revelar o Pai. Não depende do esforço humano (Rm 9.16).

Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson

Um comentário:

  1. Excelente interpretação mestre. Bj´s de seu discípulo, Wellington Miguel.

    ResponderExcluir