Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Crentes insensatos. Quem os fascinou? (Gl 3.1)


Paulo chama os gálatas de insensatos (gr. "anoetoi", sem entendimento), pessoas que não usam a mente. Isso porque estavam se deixando levar pelos ditames da lei antiga e querendo uni-los aos conceitos do evangelho!

Ele pergunta: "Quem vos fascinou a vós outros...?" Aqui Paulo usa a palavra no sentido de enfeitiçar, hipnotizar, razão por que os chama de sem entendimento. Deixaram que outros manipulassem suas mentes!

Só me admira que até hoje existam crentes insensatos, que não raciocinam, preferindo que outros pensem por eles. Ainda que na época de Paulo havia uma justificativa doutrinária para isso, embora Paulo a tenha rejeitado. Mas hoje em dia é pior: a insensatez não é por questões doutrinárias! A fascinação hoje é por riquezas, poder, fama, imunidade e afins. São hipnotizados não por Bíblia ou pregações, mas por lorotas e tagarelices pregadas nos púlpitos em lugar da mensagem do evangelho.

Em pleno século 21, as pessoas insensatas continuam preferindo acreditar nas vãs promessas das riquezas materiais que, mesmo se fosse verdade tais promessas, ainda assim elas continuariam passageiras, a acreditar na promessa da vida eterna que supera qualquer anseio terreno. Tais pessoas desdobram-se em ofertas (barganhas) para doar até o que não têm, para ver se recebem alguma recompensa material aqui na terra, mas não conseguem contribuir no reino de Deus de forma alegre e generosa tendo em vista a eternidade!

Quem fascinou os crentes de hoje? Foram os teólogos da prosperidade, os mensageiros revelacionais mentirosos, diga-se de passagem. Eles hipnotizaram muitos crentes (os insensatos apenas) com suas filosofias e vãs sutilezas, apesar de Paulo já nos haver advertido acerca disso (Cl 2.8). Desviaram o olhar das pessoas do alvo que o evangelho propõe para alvos mesquinhos, que atendem às necessidades imediatas, mas não entesouram para a glória eterna.

Tais pessoas precisam voltar os olhos para Jesus Cristo crucificado (Gl 3.1b). Não é a doutrina mais agradável aos ouvidos, mas se não fosse a pregação de Cristo crucificado, não haveria pregação de salvação!

Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson

Um comentário:

  1. Realmente vivemos em uma época de muito mais fascinados, ou seja, enfeitiçados, o miraculoso chama muito mais a atenção do que a verdade.
    Não se usa a mente, pelo menos com o mínimo de esforço, para compreender e discernir o certo do errado!
    è isso ai, Pr Cleilson
    Paz!

    ResponderExcluir