Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Batismo de João, de Jesus e da Igreja. Qual a diferença? - CONCLUSÃO


Algumas pessoas dizem algumas coisas erradas que precisam ser corrigidas o quanto antes.

·        Uns dizem: “Não batizamos crianças, porque criança não tem pecado”. Mas isso é uma heresia absurda. A Bíblia diz que todos nós já nascemos no pecado (Sl 51.5; Rm 3.23).

·        Outros dizem: “Temos que nos batizar, porque batismo é para arrependimento de pecados”. Não. O batismo é para quem já se arrependeu dos pecados, já se tornou nova criatura em Jesus, já foi discipulado, já tem em si a divina semente (que é o Espírito Santo que habita nos crentes). Batismo para arrependimento de pecados era o de João Batista.

·        Ainda outros: “Seguimos o exemplo de Jesus, que Se batizou depois de adulto; quando criança Ele foi apenas apresentado”. Aqui há alguns erros graves de compreensão:

1)      Jesus Se batizou para cumprir a justiça. Nós não nos batizamos para cumprir a justiça, pois ela já foi cumprida em Cristo, como se lê em 1Pe 2.24.
2)      Ele Se batizou aos 30 anos aproximadamente, porque na Antiga Aliança, um homem só poderia começar a cumprir seu ministério a partir dessa idade (Nm 4.23,30,35,39,43...)
3)      Jesus foi apresentado quando criança, mas não da mesma forma que nós apresentamos crianças na igreja. Ele foi apresentado para cumprir um processo de purificação que a Lei de Moisés exigia. Toda mulher que tivesse um filho era considerada imunda como nos dias de sua menstruação. No 8º dia de nascido, o bebê deveria ser circuncidado (Lv 12.3), sendo a circuncisão um sinal do concerto e um voto de obediência aos seus requisitos. Jesus nasceu debaixo da lei de Moisés e submetido à sua jurisdição (Gl 4.4), por isso foi circuncidado (Lc 2.21). Mais tarde (33 dias depois da circuncisão, ou seja, 40 dias depois de nascido, assim a mulher já seria considerada pura através de sua oferta e já teria saído da quarentena – Deus é sábio – Lv 12.6), José e Maria levaram Jesus ao templo para a cerimônia da dedicação do primogênito e a oferta da purificação da mãe (Lc 2.23,24). A apresentação de Jesus não foi o que nós fazemos nas nossas igrejas, mas o cumprimento de um disposto na Lei de Moisés, a qual não tem nada a ver conosco, pois não estamos debaixo da lei.

Alguns ainda dizem: “Jesus não precisava Se batizar, mas assim o fez para nos dar o exemplo”. Negativo! Ele Se batizou para cumprir a justiça de Deus! Ele precisava sim, Se batizar! Não pelos mesmos motivos que os homens da época de João e nem pelos mesmos motivos que nós, mas pelos motivos que Ele mesmo já havia recebido do Pai, a incumbência de morrer pela humanidade!


Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário