Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 30 de outubro de 2010

O Pai Nosso no Evangelho de Lucas (Lc 11.1-13) - Parte 4

Sobre o perdão, o v. 4 nos mostra uma relação causa-efeito, ao contrário do mesmo texto em Mateus 6, que tem efeito analógico. Aqui Lucas expressa a oração, partindo da ideia de que o cristão já tem perdoado antes os seus devedores. Perdoado aqui tem o sentido de “deixado ir livre” no grego. Por isso, o crente tem a liberdade de pedir a Deus que lhe perdoe. Já em Mateus, o evangelista nos da a ideia de que podemos pedir a Deus que nos conceda o perdão da mesma forma que perdoamos os nossos devedores.

Isso também tem dado base para alguma discussão. Alguns entendem que o perdão ao próximo é a condição sine qua non para recebermos o perdão de Deus. Outros já explicam que crentes não precisam pedir perdão, uma vez que já foram justificados pela morte de Cristo. Ainda alguns alegam a santificação completada em vida e consequentemente dizem que não pecam, portanto, não há necessidade de pedir perdão.

Entretanto, é lícito compreendermos algumas coisas. Jesus não nos ensina a pedir o perdão ao Pai porque temos perdoado os outros. Ele diz em Mateus assim como. Portanto, isso não se torna condição sine qua non. Tampouco a justificação, que nos lava por completo (Jo 13.10) nos impede de pecarmos na caminhada terrena (João diz em sua 1ª carta que aquele que diz que não tem pecado engana-se a si mesmo e torna Deus mentiroso – 1.8,10). Por conseguinte, a santificação não nos é aperfeiçoada por completo nesta vida, mas apenas por ocasião da morte física (alma glorificada), ou da 2ª vinda de Cristo (corpo e alma glorificados).

O versículo em Lucas nos ajuda a entender melhor o que Jesus quis dizer. “Perdoa-nos... pois também... temos perdoado”. Isso é uma compreensão do perdão que recebemos de Deus. Quando pensamos no perdão que nos foi concedido por Deus através da morte de Cristo, sem que nós merecêssemos, nosso coração se derrete e podemos assim perdoar o que quer que nos tenham feito, pois nada se compara com o sofrimento de Cristo para nos alcançar o perdão divino! Aqui em Lucas, ele não está obrigando Deus a nos perdoar, mas mostrando para Ele que nós compreendemos o valor do perdão e o temos aplicado aos que nos devem. Então nessa petição temos a certeza de que o perdão do Pai virá a nós. Como se disséssemos: “Compreendemos Tua justificação e por isso mesmo perdoamos a todos os que nos devem, portanto, Pai, perdoa-nos mais uma vez”.

Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário