Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0399 - COMO DEUS USA A DESOBEDIÊNCIA PARA SUA GLÓRIA

 


Como está escrito: Deus lhes deu um espírito de profundo sono, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje” (Rm 11.8 – NAA).


Uma das coisas que mais destroem o raciocínio falido humano é a maneira como Deus trabalha com o mal. Para muitos crentes inclusive, ler este versículo é quase um atentado intelectual e beira atribuir blasfêmia à própria Bíblia! Mas os autores bíblicos não se importavam com a avaliação humana dos atos soberanos de Deus. Para eles (e para nós também deveria ser), o que Deus faz é bom e perfeito. Quem o avalia é o próprio Deus – e como sempre, Ele vê que é bom!

O contexto deste versículo está falando da salvação de Israel. A maneira pela qual Deus vem executando a salvação de muitos judeus desde a era da igreja é algo fenomenal, porém irritante para a mente finita do homem. Paulo diz que, apesar de toda rejeição de Israel para com Jesus, Deus, todavia, não rejeitou Seu povo (v. 1). Ele usa a época de Elias como exemplo, para dizer que ainda há remanescentes que servem a Deus, apesar da grande massa havê-lo rejeitado (vs. 2-5).

Paulo ensina aqui que enquanto Israel buscou a salvação por seu modo, ou seja, pela justiça da lei, não a alcançou, mas a eleição conseguiu (v. 7). Assim chegamos ao verso 8, que diz que os demais foram endurecidos, para se cumprir a palavra de Isaías 29.10, que diz: “Porque o Senhor derramou sobre vocês o espírito de profundo sono; ele fechou os olhos de vocês, que são os profetas, e cobriu a cabeça de vocês, que são os videntes”.

Agora, no v. 11 de Rm 11, Paulo diz que Deus fez isso não para que caíssem, mas para salvar os eleitos gentios e judeus. De que maneira? Assim: quando os judeus rejeitassem o evangelho, os gentios o aceitariam. E assim que os gentios o aceitassem, os judeus ficariam com ciúmes e se voltariam também para as riquezas do evangelho de nosso Senhor. Nas palavras de Paulo, os judeus dormindo, os gentios acordariam; uma vez acordados, despertariam de volta os judeus.

Deus trabalha com o mal, com a rejeição, com o pecado e tudo o que for ruim de modo sábio e proveitoso. Por isso o raciocínio humano jamais deveria ousar questionar Deus e Seus métodos! Paulo diz que “Deus encerrou todos na desobediência, a fim de mostrar a sua misericórdia a todos” (v. 32). Todos aqui, obviamente, gentios e judeus. A desobediência dos judeus empurrou muitos gentios para a salvação; e a aceitação de muitos gentios trouxe para ela muitos judeus. Claro que nisso, entram em cena vasos de ira e de misericórdia... há salvos e perdidos que fazem parte desse complexo divino (9.22-24). Mas veja que foi Deus que encerrou a todos na desobediência.

Por isso é que ele termina essa parte da carta dizendo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus!... Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?” (vs. 33,34)! Não interessa ao homem se Deus quer usar a desobediência para a Sua glória. O que interessa é que Ele é poderoso a ponto de fazer até mesmo o mal resultar em louvor para Sua glória, como dizia o salmista: “Pois até a ira humana há de louvar-te; e da ira restante te cingirás” (Sl 76.10).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: