“E lhe disse: Se és
Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a
teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não
tropeçares nalguma pedra” (Mt 4.6).
Psicologicamente, todo ser humano tem necessidade de ser reconhecido. Hoje em dia, uma das maiores procuras por divãs de psicólogos é por falta de autoestima, falta de reconhecimento e aceitação. As pessoas acham que para ter aceitação de si mesmas, precisam da aceitação dos outros. Se não são reconhecidas, logo entram em profunda tristeza, depressão e coisas parecidas.
As redes sociais nos demonstraram isso. Mark Zuckerberg identificou essa necessidade de modo sagaz. O Facebook é a fama dos anônimos. Explora profundamente esse anseio. Enquanto fama é para alguns, as redes sociais se tornaram para todos. Nelas, todos podem passar para outros sua originalidade (ou hipocrisia) e assim, considerar-se observados e aceitos.
A proposta do diabo para Jesus foi profunda na área psicológica. Ele não era o Messias prometido? Por que não fazer uma demonstração pública disso, pulando do alto do templo e sendo amparado pelos anjos? Seu desejo não era ser reconhecido como o Enviado de Deus? Satanás usou um texto do Salmo 91 para embasar biblicamente sua proposta para Jesus.
Acontece que ele ocultou a frase que interpreta corretamente o salmo. “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos” (Sl 91.11). Essa é a frase: “em todos os teus caminhos”. Ou seja, os anjos nos guardarão enquanto estivermos nos caminhos, nos preceitos, na vontade revelada de Deus para nós. Não fazia parte dos planos de Deus para Jesus pular do alto do templo. Não era pelo espetáculo humano que Seu Filho deveria ser aceito e reconhecido. Mas era pelo espetáculo horrível da cruz! Era pela rejeição dos poderosos que estavam no templo que o Filho de Deus seria aceito pelos pequeninos!
Não tentarás o Senhor teu Deus! Não invente caminhos que Deus não estabeleceu para você! Não saia por aí fazendo coisas que Deus não mandou, dizendo que Ele mandou. Essa proposta é maligna. Se é a vontade de Deus que você permaneça anônimo, aceite! É verdade que houve muitos famosos na história do povo de Deus, mas a maioria que Ele usou foram os desconhecidos!
A proposta foi aumentar uma coisa que Deus não tinha
mandado, retirando uma frase do texto bíblico. Depois veremos que a próxima
proposta foi retirar uma coisa que Deus havia ordenado, aumentando uma frase à
Palavra de Deus. É assim nosso inimigo. Para nos tentar na área da aceitação,
ele inventa serviço e esconde a Palavra! Aceitar essa tentação do maligno é
tentar ao Senhor nosso Deus!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário