“Timóteo, guarde
aquilo que Deus lhe confiou. Evite discussões profanas e tolas com aqueles que
se opõem a você com suposto conhecimento. Alguns se desviaram da fé por
seguirem essas tolices” (1Tm 6.20,21 - NVT).
Tendo em vista o último dia, o grande dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e Seu Juízo Final sobre a humanidade, a Bíblia nos dá certas palavras de alerta acerca da nossa responsabilidade para com aquilo que graciosamente recebemos de Deus. Se, por um lado, é um grande privilégio termos recebido coisas das mãos de Deus, por outro, é uma grande carga cuidarmos daquilo como da nossa própria vida!
No original grego, Paulo manda que Timóteo guarde o “depósito”. Por três vezes ele fala isso nas duas cartas. Aqui e na 2ª carta (1.12,14). Tirando 2Tm 1.12, as outras duas se referem ao evangelho. Em 2Tm 1.12, o depósito ali é a salvação. Mas nas outras duas vezes Paulo fala do evangelho, que seria obrigação de Timóteo e de todo pastor, pregador ou crente guardar.
O evangelho é um tesouro tão nobre, que chega a ser assustador Deus tê-lo confiado a nós. Paulo diz em 2Co 4.7: “Agora nós mesmos somos como vasos frágeis de barro que contêm esse grande tesouro. Assim, fica evidente que esse grande poder vem de Deus, e não de nós” - NVT. Dá pra imaginar a preocupação do apóstolo de que seu pupilo Timóteo realmente se esforçasse por guardar tamanha preciosidade que lhe fora confiada por ninguém menos que o próprio Deus!
Paulo pede ao jovem pastor que não entre em discussões tolas e profanas com pessoas opositoras da verdade, ainda que digam que têm conhecimento. Esse conhecimento é falso, diz o apóstolo. Todo conhecimento que se opõe ao evangelho do nosso Deus é sofisma e não deve ser dado a ele o menor tempo que seja, pois não se compara à grandeza do evangelho. É perda de tempo. E se der atenção indevida a tais sofismas, o risco é de se desviar da fé, como já aconteceu com muitos.
A busca por conhecimento é legítima, os estudos são lícitos, são coisas que devem realmente ser buscadas, entretanto, nada da escavação didática da humanidade pode estar em pé de igualdade com o evangelho de nosso Deus! A humanidade pode entrar o mais profundamente possível no conhecimento e na ciência, mas jamais se comparará ao teor do evangelho! Seria como alguém subir na mais alta montanha e dar pulos para tocar o céu! Diante dos homens está em alta, mas diante de Deus é irrisório cada pulo que dá.
Se os crentes soubessem o valor deste depósito que foi feito
em nossa conta... se os crentes pudessem calcular o valor do evangelho que
devem guardar com toda força de sua alma... jamais haveria atrevidos que
tivessem coragem de abrir suas bocas nos púlpitos e arrogantemente adulterar e
falsificar o mais nobre de todos os tesouros!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a a Deus por seu maravilhoso evangelho.
ResponderExcluir