“Bendito o Deus e Pai
de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção
espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1.3).
Dentro do eterno propósito do nosso Deus em nos constituir como família diante dEle por toda a eternidade, aprouve a Ele nos conceder bênçãos gloriosas, que perpassam tempos e eras, nos atingem num dado momento da nossa história particular e nos levam, finalmente, ao seu objetivo final, que é a concretização desse propósito.
Nesse processo de bênçãos espirituais, toda a Trindade está envolvida em nos concedê-las, de tal maneira que o conjunto de bênçãos da salvação que recebemos, tem cada Pessoa divina bendita realizando Sua parte.
Deus Pai nos abençoou, diz o apóstolo, nos elegendo em Cristo antes da fundação do mundo (v. 4)! A bênção da eleição é aquela determinação divina, que não depende de nós, em salvar aqueles que Ele mesmo quis, “segundo o beneplácito de sua vontade” (v. 5). Nada teve que ver conosco. Não foi “segundo” nossas obras, não foi “segundo” nossa fé, não foi “segundo” absolutamente nada que diga respeito a nós, senão que somente “segundo” Sua vontade!
Paulo ainda diz que Deus Pai nos predestinou para adoção de filhos (v. 5). No cap. 2, ele deixa claro que nascemos mortos espiritualmente (v. 1), portanto, não havia nada que pudéssemos fazer para mover essa ação de Deus por nós. Mesmo assim, Ele trocou nosso destino, que era a morte e nos destinou para filhos!
Depois disso, Paulo nos diz que nossa bênção no Deus Filho foi a redenção pelo Seu sangue (v. 7). Redenção é compra, é pagamento. O apóstolo diz que a compra, ou o pagamento que Jesus fez com Seu sangue por nós é a remissão das ofensas. Remissão é o perdão! Uma vez que Ele pagou nossos pecados com Seu sangue, todas as nossas ofensas foram perdoadas!
Foi em Cristo, diz Paulo, que fomos predestinados e feitos herança (v. 11), a fim de sermos para o louvor da Sua glória! É impossível que alguém possa servir para a glória de Deus se não estiver em Cristo! O pecado tenta corromper a glória de Deus e é desta forma que vive o homem sem Cristo. Mas quando somos colocados em Cristo, então a glória de Deus é restaurada!
Finalmente, a Pessoa do Espírito Santo também entra com Sua bênção sobre nós. Ele é o selo da promessa (v. 13)! Ele é o penhor da nossa herança (v. 14)! Ou seja, Deus nos dá o Seu Espírito, nos sela com Ele, para que, enquanto vivermos aqui, tenhamos garantia de que, quando Cristo voltar para nos levar como Sua posse, então estaremos com Ele para todo sempre!
Nenhuma destas bênçãos concedidas aos salvos serve para seu
orgulho, mas para transformá-los em homens e mulheres semelhantes ao Filho de
Deus! Todos aqueles a quem Deus escolheu, a estes Ele predestina para serem
filhos. Perdoa-lhes seus pecados e lhes dá o Seu Espírito para que eles todos
sejam como Cristo, para o louvor de Sua glória! Com bênçãos como essas, alguma
coisa deste mundo ainda pode nos atrair?
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém! como Deus é perfeito em tudo, meu Deus.... como não adorar e glorificar Aquele que é Único de todo louvor e adoração?
ResponderExcluirEfésios realmente é uma das cartas do Ap. Paulo mais lindas <3
Glória ao nosso Deus triúno!
ExcluirGlória a Deus
ResponderExcluir