“A ansiedade no
coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Pv 12.25).
Um dos maiores males que atravessaram o século XX foi o da ansiedade. Ele atacou ferozmente a nossa geração e ainda hoje faz vítimas impiedosamente. De certo modo, a ansiedade ou solicitude, é um tipo de expectativa sobre algo que ainda não aconteceu, em geral, a espera por algum momento que provoca tensão, seja ele real ou apenas imaginário. Ter expectativas não é errado, mas é errado você confiar nelas.
Outra coisa que o crente precisa distinguir é a diferença entre expectativa e esperança. A expectativa procede do que nosso coração almeja e imagina, mas a esperança procede de confiar na promessa de Deus em Sua Palavra. Expectativas podem ou não se realizar, mas a promessa divina é infalível, portanto, ter esperança é mais cristão do que ter expectativas.
Nosso texto é claro sobre a consequência da ansiedade – ela abate o coração do homem. Este é o resultado nítido da solicitude: a depressão. Assim lemos na NVT: “A preocupação deprime a pessoa, mas uma palavra de incentivo a anima”. Este é mais um inimigo psicológico do ser humano do nosso século: a depressão. Expectativas não cumpridas frustram e a frustração abate ao ponto de deprimir alguém!
A outra parte do nosso provérbio diz que a boa palavra alegra o indivíduo. De fato, conversar com pessoas deprimidas é deprimente! Inúmeros são os casos de psicólogos que tiveram de se tratar, por terem se tornado um poço onde diversos pacientes derramaram seus problemas! Pastores e outros conselheiros estão à beira de um colapso emocional por constantemente ouvirem problemas de pessoas deprimidas e ansiosas.
Mas falar palavras boas pode realmente animar o coração das pessoas. Por isso, as multidões estão à procura de coaches, de palestrantes motivacionais, de terapeutas de casais, de pregadores de piadas e stand ups. Eles têm palavras boas, dizem o que a maioria quer ouvir, são ótimos contadores de estórias e excelentes humoristas.
No entanto, a única palavra que pode livrar você da ansiedade e sua filha, a depressão, é somente a Palavra de Deus! Ela é realista, não ilude você, não te enche de expectativas só para serem frustradas de novo mais tarde, não finge que não está acontecendo nada. A Palavra de Deus é pura, nua e cruamente verdadeira. Ela abre suas feridas para tratá-las; nem deixa expostas nem deixa intocadas.
A Palavra de Deus não trata com expectativas humanas e sim
com promessas divinas. Tais promessas podem não ser exatamente aquilo que você
espera, mas é exatamente aquilo que te liberta! Diante da Palavra de Deus você
não deve ter expectativa e sim unicamente esperança!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
amém guê maravilha este ensinamento obrigado pastor
ResponderExcluir