“Conhecido é Deus em
Judá; grande é o seu nome em Israel” (Sl 76.1).
Poucos são os crentes que conhecem a grandeza da majestade de Deus. Dos poucos que a conhecem, menos ainda são os que se rendem diante dela e a declaram com seus lábios, cheios de temor em seu coração. Na verdade, as pessoas querem ouvir e aprender mais sobre si mesmas do que sobre Deus. Vivemos numa geração de pessoas que Agostinho chamava de homo incurvatus in se, isto é, o homem voltado para si mesmo.
Quando lemos os Salmos ficamos impressionados (ou pelo menos deveríamos) como aqueles homens conheciam a Deus, mesmo tendo muito menos revelação que a igreja! Este salmo de Asafe revela Deus em Sua grandiosa majestade! Deus não é atingido por armas de guerra, antes, Ele mesmo as destrói (v. 3). Ele é mais ilustre, mais glorioso do que os montes eternos (v. 4)!
Homens fortes não encontram forças em suas próprias mãos contra Deus. São despojados e ficam assolados (v. 5)! Veja que impressionante a declaração que ele faz a Deus no v. 6: “À tua repreensão, ó Deus de Jacó, carros e cavalos são lançados num sono profundo”! Quem diria isso num momento de oração em nossos dias?
Diante da ira de Deus, ninguém pode subsistir (v. 7). Quando Ele faz ouvir Seu juízo, toda terra treme e se aquieta, porque Ele Se levanta para julgar e salvar os humildes (vs. 8,9). Sobre o v. 10, encontramos uma das mais terríveis doutrinas sobre Deus: Ele não faz caso da ira do homem, ao contrário, até mesmo a cólera humana redundará no louvor da glória de Deus e Ele ainda usa o resto das iras humanas como cinto!
O conselho do salmista é que os que estão ao redor de Deus, isto é, todas as Suas criaturas, façam votos a Ele e os paguem! Que Lhe tragam presentes e reconheçam que Ele é tremendo e deve ser temido por todos (v. 11)!
A igreja deveria mostrar Deus ao mundo exatamente como Ele é, como Ele mesmo Se revelou nas Escrituras. Mas, infelizmente, o que temos visto, é uma igreja covarde e medrosa, que nem conhece o Deus que ela diz servir, como tampouco consegue anunciá-lo para que seja temido pelo mundo!
Muitas igrejas têm adocicado a proclamação da mensagem ordenada por Deus para o mundo; e isso tem feito com que o mundo perca o temor de Deus. Aliás, muitos na igreja também já o perderam.
A questão é que quando Deus Se levantar para Se manifestar exatamente como a Sua Palavra diz que Ele é, tanto o mundo como muitos na igreja irão se assustar. Essa geração, tanto de crentes como de mundanos, incurvatus in se, deve conhecer a Deus como Ele é, mediante a proclamação da Escritura, através das vozes verdadeiras dos que ainda restam nesta terra com temor de Deus e destemor do homem!
“Ele ceifará o
espírito dos príncipes: é tremendo para com os reis da terra”,
encerra Asafe este maravilhoso Salmo sobre a grandeza da majestade de Deus (v.
12)!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a Deus
ResponderExcluirAmém!
Excluir