Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

NONATO, CONATO E RENATO


Por: Mário Gardini

O tema acima referencia três classes de pessoas que conhecemos, os quais estão descritos e definidos na Bíblia, o Livro de Deus.

Façamos, em rápidas pinceladas, um exame destes personagens que figuram nas páginas sagradas.

NONATO – Em latim, significa “não nascido”. 


No Evangelho e nas Cartas Doutrinárias da Bíblia, é o homem natural, não alcançado ainda pelo Poder da Graça de Deus. A sua vida não conhece transformação e as coisas de Deus lhe “parecem loucura”.

Ensina Paulo: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1Co 2.14).

Pode-se afirmar que o homem natural tem muitas qualidades: é inteligente, sábio, cortês, de bom trato, honesto, sincero e devoto no que realiza. Entretanto, não conhece o poder de Deus e lhe falta o tratamento da obra de Cristo no Evangelho.

CONATO – em latim é aquele que “está entre o nonato e renato”. 


Podemos encontrá-lo no livro de Apocalipse: "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" (Ap 3.16).

É o homem da cultura “tépida”, fica entre o calor e o frio. É morno, indiferente. Concorda com tudo. Convive bem na igreja e na sociedade, pois sua tibiez é marcante.

O perigo que o conato enfrenta é o autoengano. Achar que vivendo timidamente e em paz com todas as pessoas, ele não será esquecido por Deus.

O interessante é que o conato concorda com todas as religiões, e está convencido que é o suficiente para Deus reconhecer a sua sinceridade. Tem suas próprias convicções e sempre acompanha as coisas de Deus “à distância”, sem compromisso, pensando que tudo acabará bem e o final será feliz.

RENATO – em latim, “nascido de novo”. 

Veja as palavras de Jesus: "E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo" (Jo 3.1-7).

É preciso deixar claro que o renato não é melhor do que o nonato e o conato. Apenas experimentou a obra da salvação em sua vida. Não é produto da religião, filosofia ou de outras ideologias que prometem ajudar e mudar o homem.

O renato passou pelo novo nascimento pela fé no sacrifício de Cristo, sendo pregado na cruz com Cristo, aonde o velho homem morreu e foi feito uma Nova Criatura. 

Ensina Paulo: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" (Rm 6.6).

Nonato, conato ou renato? Deus nos quer renascidos para Ele. A Sua obra nos retira do engano da nossa sinceridade e nos liberta da nossa ignorância e separação de Deus.

Mário Gardini

Um comentário:

  1. Puxa! Maravilhoso artigo.É muito bom ler seus textos querido irmão Gardini.Que o sr continue sendo um instrumento nas maos de Deus.Gloria a Jesus!

    Wesley A.Peronica

    ResponderExcluir