quinta-feira, 14 de agosto de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0616 - JERUSALÉM OU A NOVA JERUSALÉM?

 


Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que a tua salvação vem; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra, diante dele” (Is 62.11).


O texto de Isaías 62 é um cântico de amor, do amor de Deus pela cidade de Jerusalém. Mas se engana quem pensa que Deus está expressando essa poesia à cidade literal, embora esta fosse uma representação da verdadeira Jerusalém, a Nova Jerusalém, que é a igreja, a noiva do Cordeiro.

No v. 1, Deus não Se calará até que saia a justiça e a salvação de Jerusalém como um brilho. Em Apocalipse 19.8, João vê a igreja vestida com as vestes de justiça. No v. 2, Deus diz que as nações e os reis veriam a justiça de Jerusalém e sua glória e a chamariam por um novo nome dado pelo Senhor. Em Apocalipse 21.24, as nações andarão à luz da Nova Jerusalém e lhe trarão a glória das nações no v. 26. Além disso, em Ap 2.17 está escrito que receberemos um novo nome; e em 3.12 diz que é o novo nome de Jesus em nós! Aqui em Isaías, Jerusalém é uma coroa de glória na mão do Senhor; em Apocalipse, a igreja é 7 castiçais na mão do Senhor Jesus (Ap 1.20).

No v. 4, Deus diz que Jerusalém não será jamais desamparada, em 1Pe 2.9, o apóstolo nos diz que somos propriedade exclusiva de Deus e, em Apocalipse, somos comprados por Cristo para Seu Deus e Pai e feitos reis e sacerdotes (Ap 5.9,10). No v. 5 de Isaías 62, temos a figura do casamento, a qual dispensa comentários em relação a Cristo e Sua igreja no NT. Em Isaías, guardas foram colocados sobre os muros para proclamarem o nome do Senhor (vs. 6,7); no NT somos convocados a pregar o evangelho a toda criatura (Mt 28.19; Mc 16.15).

No v. 10 de Isaías, a ordem é para que os caminhos sejam aplainados; no NT, João Batista preparou o caminho do Senhor, endireitando veredas ao nosso Deus (Mt 3.3). Em Isaías, Deus diz que a salvação da filha de Sião vem; no Apocalipse, João ouviu: “grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo” (Ap 12.10). Isaías também diz que Ele vem com Seu galardão; em Apocalipse, Jesus disse: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22.20).

Isaías finaliza, dizendo que Jerusalém será chamada de “povo santo” e “remidos do Senhor”. Sim. Este é o nome que carregamos por ter Cristo nos remido, nos perdoado de nossos pecados. Paulo disse que em Cristo “temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Cl 1.14).

Com todas estas referências que encontramos no NT acerca da igreja de Jesus Cristo, alguém ainda ousaria pensar que Deus estava mesmo falando com Jerusalém? Não, meus queridos, não era sobre uma cidade, ou uma etnia que Deus estava interessado e sim sobre “uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos” (Ap 7.9).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

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