“Quando Pedro subiu a
Jerusalém, os que eram da circuncisão o arguiram, dizendo: Entraste em casa de
homens incircuncisos e comeste com eles” (At 11.2,3).
O episódio de Pedro na casa de Cornélio é bem conhecido no início da história cristã. Cornélio era um centurião romano, “temente a Deus” (termo usado para gentios que simpatizavam com a sinagoga judaica) e que fazia algumas práticas judaicas de piedade, como esmolas, jejuns e orações, conforme lemos no cap. 10.1,2.
Entretanto, este homem não era salvo. No cap. 11.14, quando Pedro está explicando a situação para os crentes judeus, ele diz que Cornélio não era salvo. Quando Pedro retornou da casa de Cornélio, foi convocado pelos crentes judeus a se explicar, visto que se juntou a gentios, coisa totalmente descabida para os judeus.
Ninguém era mais rigoroso que Pedro para rejeitar se juntar a gentios. Observe que, mesmo depois disso, Pedro ainda evitava comer com gentios se houvesse judeus por perto (Gl 2.11-15). Mas, na casa de Cornélio, ao pregar o evangelho para aquela família, a Bíblia diz que o Espírito caiu sobre eles (10.44), a ponto de os crentes judeus que estavam com Pedro ficarem admirados (v. 45)!
Hoje, muitos dizem algo do tipo, “viu só, como Deus não faz acepção de pessoas”? Ou aquela frase, “ninguém é dono do Espírito Santo, Ele vem sobre quem quiser”. De fato, essas frases são verdade. Porém, embora o Espírito Santo realmente venha sobre quem Ele quer, todavia Ele não vem sobre pessoas que não se arrependem. Essas frases são usadas no sentido de defender que qualquer pessoa, por mais impenitente que seja, pode receber o Espírito Santo. Mas não é isso que a Bíblia diz.
O Espírito Santo vem sobre pecadores para salvá-los, mas antes disso, é preciso haver arrependimento! Não pense você que ímpios que gostam de viver em suas impiedades têm o Espírito Santo. Não têm mesmo! Jesus disse: “O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (Jo 14.17).
O Espírito Santo caiu sobre a família de Cornélio, porque Deus lhes deu o arrependimento para a vida (At 11.18). O Espírito não pode habitar em um coração não regenerado. Aliás, o fato de haver um coração novo foi exatamente o trabalho do Espírito pelo poder da Palavra, para transformar o coração de pedra em um coração regenerado para Ele habitar ali (Ez 36.26,27). Ele jamais habita em um pecador impenitente!
Realmente não somos donos do Espírito Santo, é claro. Ele é livre para soprar onde quiser (Jo 3.8). Mas quem nos garante que Ele não habita em ímpios é a Bíblia, a própria Palavra que Ele mesmo inspirou! Não estamos limitando Sua obra, não estamos sequer selecionando pessoas para Ele habitar. O que afirmamos é o que a Bíblia afirma. Ele só habita no coração regenerado.
Aliás, é justamente por causa desse discurso manso e
politicamente correto, que as pessoas não convertidas pensam que são. Se todo
crente pregasse o evangelho do arrependimento, esses fingidos saberiam que o
Espírito não habita neles e que precisam se converter para ter certeza de que
são morada de Deus.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário