Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR E O DIA DA VINGANÇA DO NOSSO DEUS


É digno de nota que quando Jesus leu o texto de Isaías 61 a Seu respeito, Ele fechou o livro antes de terminar de completar a ideia do versículo. Em Lucas 4.18,19 Ele lê assim: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor". No v. 20, Lucas diz que Ele fechou o livro... mas faltou ler o final do que Isaías escreveu nesse trecho. Em Isaías 61, depois da frase "a anunciar o ano aceitável do Senhor", há um complemento: "e o dia da vingança do nosso Deus" (v.2). Mas Jesus não completou com essa frase. Ele fechou o livro antes de ler este pedaço... Por quê?

Os profetas do AT quando vaticinavam alguma palavra de Deus, especialmente se fosse futurística, geralmente eles falavam sem compreender a ordem dos eventos. Isto porque viam de longe, então não conseguiam discernir qual a distância entre "uma montanha e outra", digamos assim, em outras palavras, não conseguiam definir quando uma profecia seria cumprida e se havia um espaço de tempo entre duas profecias. Os estudiosos veem isso como efeito perspectiva. De longe, quando olhamos as montanhas, elas parecem estar juntas, entretanto, ao chegar em uma delas, percebemos que a outra está a uma distância tão grande quanto a que estávamos antes de chegar ali. Isso quer dizer que os profetas do AT não percebiam que suas profecias geralmente tinham uma distância entre o cumprimento de uma e de outra. Joel, por exemplo, quando profetizou acerca do derramamento do Espírito Santo, já incluiu juntamente com essa, uma outra profecia que fala das catástrofes que sucederão na 2ª vinda de Cristo (Jl 2.28-30). Na mente dele, ambas as coisas aconteceriam juntas, mas nós (que já chegamos e até passamos da 1ª montanha) sabemos que há um espaço de tempo até que se chegue ao cumprimento da 2ª profecia.

Pois bem, assim sucedeu com Jesus. Em Nazaré, quando leu o rolo do profeta Isaías, Jesus o fechou antes que lesse a última parte daquele trecho, porque só "a 1ª montanha havia chegado". Por isso Jesus diz em Lc 4.21: "Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos". Jesus queria dizer que Ele preenchia os requisitos daquela profecia naquele momento, no Seu ministério terreno. De fato, Ele foi ungido com o Espírito Santo (At 10.38), Ele evangelizou os pobres (Lc 6.20), Ele curou os quebrantados de coração (Lc 5.20), Ele apregoou liberdade aos cativos (Lc 4.35), Ele abriu a vista dos cegos (Lc 18.42), colocou em liberdade os oprimidos, mas na Sua 1ª vinda Ele não veio para anunciar o "dia da vingança do nosso Deus". Ele veio apenas para anunciar o "ano aceitável do Senhor".

Observe a diferença entre as palavras:
"Ano" e "dia" => o ano é mais longo, o dia é repentino;
"Aceitável" e "da vingança" => o ano é para aceitação (Evangelho), o dia é para vingança (Juízo);
"do Senhor" e "do nosso Deus" => Jesus é chamado de Senhor (Kyrios) no NT e Deus aqui se refere ao Pai, o Juiz de todos.

Portanto, como Jesus estava na Sua 1ª vinda, Ele não veio para fazer juízo (Jo 3.17; 12.47). Ele veio para anunciar o ano aceitável, ou seja o longo prazo que Ele dá para a salvação. Pedro diz na sua 2ª carta 3.9: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se".

Por isso é que Jesus fechou o livro. O dia da vingança do nosso Deus será na Sua 2ª vinda. Veja o que Paulo diz em 2Ts 1.7,8: "E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo".

Isaías estava certo, mas não sabia a diferença entre as montanhas. E Jesus, consciente de Seu ministério aqui na terra deixou isso bem claro, por isso fechou o livro antes de ler todo o texto.

Hoje ainda estamos no "ano aceitável". Ainda há tempo para arrependimento, para confissão, para entregar-se a Cristo e professá-lO como Senhor de nossas vidas. Mas haverá um dia, "o dia da vingança", em que não teremos tempo mais para nada. Como nos dias de Noé, ninguém teve tempo quando "o dia" chegou, assim também quando terminar "o ano" e chegar "o dia" não haverá tempo para estas coisas, arrependimento e conversão. Isso é para agora, porque o "dia da vingança do nosso Deus" é dia, não é ano. É rápido, não tem longanimidade. Aproveitemos a paciência de Deus que nos espera para estarmos "em pé naquele dia", como disse Jesus em Lucas 21.34-36: "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem" (grifo meu).

Dia tēs písteōs.

Pr. Cleilson

10 comentários:

  1. Confesso que nunca tinha percebido o fato de Jesus não ter dado continuidade a leitura do verso de Isaías.Pastor Cleílson, o sr tem sido uma inspiração para minha vida.Quando leio seus artigos e ouço suas pregações, brota em meu interior, um desejo de conhecer mais a bíblia e estudar mais profundamente teologia.Louvado seja Deus por sua vida.Um abraço de seu amigo e irmão.

    Wesley Alves Peronica - Anápolis-GO

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, querido irmão Wesley. Suas palavras são para mim um combustível para eu continuar nesse ministério da pregação e do ensino. Estou entre os pequeninos, tem muito mestre superior nesse nosso Brasilzão afora, e aproveita que aí em Anápolis tem seminários muito bons. Procure o Rev. Samuel Vieira da IPB de Anápolis e peça a ele indicação de qual seminário você deve fazer.

    Ah, seus artigos no Teolatria também são muito edificantes. Nossos leitores gostam demais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bençao. Eu tambem nao tinha percebido essa diferença no texto. Deus abençoe o Pr.Cleilson.

    ResponderExcluir
  4. parabens pastor cada dia que eu leio este estudo me apaixono pela biblia QUE quero aprenter mais e mais com que vem ler a minha vida que cada dia eu me renda pela palavra de deus espero que meu coraçaõ fica cada dia quebrantedo pela pregaçao pela palavra esta passagem me tocou muito ma minha vida passagem isais lucas minha paixaõ pelo oprimido

    ResponderExcluir
  5. Lendo este artigo, lembrei-me do que Jesus disse a Pedro: "Isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai...". Obviamente, esta compreensão também foi lhe dada meu amado, porque há esforços, investigação, observação, reflexão e acima de tudo investimento de oração. Na verdade, não sei porque estou postando esse comentário, pois, um artigo dessa profundidade e riqueza não reserva espaço para comentários, tão somente nossos agradecimentos por nos fazer ver que a Biblia é um livro inesgotável.

    Forte abraço!

    Pr. Wellington Miguel
    Esmeraldas/MG

    ResponderExcluir
  6. Seja o Senhor nosso Deus louvado, meu nobre e amado irmão e colega Pr. Wellington. O vosso comentário postado é estímulo e energia para mim. Grande seja Aquele que traz à nossa humilde mente iluminações que descortinam um pouquinho mais da glória de Cristo, que nos é mostrada gradativamente. Assim como é feito também (e muito melhor) através de vossa pena e tinta!

    ResponderExcluir
  7. Realmente a bíblia é um grande mistério, e isso faz com que ela seja consequentemente uma fonte inesgotável das sabedorias de Deus. Deus abençoe Pr. Cleilson, e eu louvo a Ele por ter lhe colocado na minha vida como meu mentor!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, meu querido "pupilo" (risos). Sei que seu ministério irá avante e o Senhor o honrará!

    ResponderExcluir
  9. É incrível como Deus revela sua palavra através de homens de Deus como o Pr.Cleilson. Que Deus abençoe cada vez mais o seu ministério!

    ResponderExcluir
  10. Amém, minha querida irmã. Preciso mesmo da bênção de Deus no meu ministério, porque sou pó, o Senhor conhece minha estrutura e sabe que preciso dEle.

    Obrigado pelas palavras de encorajamento. Recebo isso com ações de graças ao Senhor e toda glória seja somente para Ele.

    ResponderExcluir