Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

OS PASTORES FORAM CHAMADOS PARA ZELAR DA NOIVA DE CRISTO (2CO 11.2-4)


O Noivo da Igreja é Cristo. Ele mesmo a purifica "por meio da lavagem de água pela palavra" (Ef 5.26), como já havia dito a Seus discípulos: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" (Jo 15.3). Entretanto, Jesus prepara Sua igreja mediante os pastores, os líderes responsáveis, como Paulo, de zelar pela noiva do Senhor Jesus (2Co 11.2). Assim como João Batista foi o "amigo do noivo" (Jo 3.29), que indicava as pessoas a Cristo em Sua 1ª vinda, assim os pastores são também aqueles que cuidam da noiva do Senhor Jesus, a fim de que ela esteja devidamente preparada para ser apresentada como virgem pura a seu Esposo, Cristo, na Sua 2ª vinda.

Essa tarefa é de grande responsabilidade. Nem todos os que fazem parte de uma igreja local, por exemplo, gostam de ser "zelados" por seus pastores. Alguns preferem ser pastores de si mesmos, outros nem entendem o que significa submissão e, portanto, são insubmissos, outros não gostam de ser cobrados por alguma tarefa do reino de Deus, ainda outros dizem que não devem satisfação de sua vida para pastor, outra turma se ofende quando se aplica a correção... ufa! Não quero multiplicar os exemplos. Apenas deixar claro que a responsabilidade de zelar da noiva de Cristo não é fácil!

O meio principal do apóstolo Paulo para cuidar da igreja de Cristo era a palavra. O receio que ele tinha era de que a igreja fosse enganada, como Eva foi pela serpente. Aqui fica claro que o principal papel do líder de uma igreja local é zelar pela verdade, a fim de que as pessoas a quem ele pastoreia sejam despertadas para o discernimento entre a verdade e o engano, uma vez que um dos principais papéis do diabo é o papel de enganador. Uma igreja que discerne bem entre a sã doutrina e a heresia será uma igreja muito mais preservada de se apartar "da simplicidade e pureza devidas a Cristo".

Agora vem a parte que me deixa chocado. Os que têm a responsabilidade de zelar pela noiva de Jesus estão trabalhando para o lado oposto, para Satanás mesmo! Quero dizer que há muitos pastores que pregam "outro Jesus que não temos pregado". Ao invés da serpente ter o trabalho de corromper as mentes de muitos na igreja, muitos pastores é que têm feito esse trabalho! Quem deveria proteger a noiva do Cordeiro a está contaminando! Mentem nos púlpitos descaradamente, pregam palavras de autoestima para comover os crentes a lhe darem ofertas (pois dificilmente darão oferta para os que falam a verdade, os que chamam à responsabilidade!), abusam do poder eclesiástico, deixam a igreja viver como quer, não aplicam disciplina, quando aplicam, o fazem injustamente, não visitam as pessoas em suas necessidades, quando visitam, o fazem para obter lucros, são desonestos com as finanças de sua igreja (por isso tanta gente que não suporta ouvir falar de igreja e muito menos de pastor), são desonestos com sua família, com a Palavra de Deus... ufa! Não vou multiplicar os exemplos. Só quero demonstrar que não está fácil encontrar pastores que zelam da noiva do Senhor Jesus!

Paulo disse que zelava da igreja não com seu próprio zelo, mas com o zelo de Deus! Aquele mesmo Deus zeloso de Êxodo 34.14: "Porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso". Deus tem um zelo especial por aquilo que é Seu. Por isso, a obrigação dos líderes é lutar para que a igreja que está sob seus cuidados seja uma igreja pura, que não flerta com o mundo e suas tentações. Os pastores devem ter o zelo de Deus em seu coração. Talvez, no seu próprio zelo, eles venha a falhar, mas se tiverem o zelo de Deus, certamente obterão êxito em preparar a noiva para o seu Noivo, apresentando-a pura, como uma virgem para seu marido.

Que grandiosa responsabilidade nós temos! Nem todos que estão sendo zelados entendem, como disse Paulo, eles recebiam melhor um lobo do que um verdadeiro pastor! Por outro lado, nem todos os pastores estão zelando, são mercenários, pensam mais no lucro do que na proteção das ovelhas! É por isso que Deus promete em Jeremias 3.15: "e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com conhecimento e com inteligência"

Bem-aventurados são os pastores que zelarem pela noiva de Cristo, e felizes são aqueles que têm um pastor que zela por eles...

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

10 comentários:

  1. É verdade Pr. Cleilson, preparar a noiva de Cristo é uma tarefa árdua e requer amor verdadeiro, somente pastores que amam a Cristo estão dispostos a pagar tal preço, o amor a Cristo é a base de um chamado pastoral, foi isso que Jesus disse a Pedro.Se tu me amas apacenta minhas ovelhas. Graças a Deus pela sua vida que têm sido um Pastor zeloso e por outros que preservam a doutrina.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável ver que há em nosso meio tantos pastores e líderes que não se preocupam com a vida espiritual das pessoas que foram colocadas sob seus cuidados.Mas ainda há muitos que zelam com amor pelo rebalho que Deus confiou a eles.São pastores que dão a vida pelas ovelhas, são aqueles que sofrem quando um membro peca ou se desvia dos caminhos de Deus, são aqueles que se interessam pelo crescimento espiritual e fazem de tudo para que suas ovelhas conheçam mais a Deus.Graças a Deus pelo fato de ainda haver homens que o temem e sabem que um dia Deus pedirá contas do serviço de cada um deles.

    ResponderExcluir
  3. É triste ver como dos tempos bíblicos até os dias atuais a ordem de prioridades tem mudado drasticamente... Pois a biblia diz que o Pastor dá a vida pelas suas ovelhas, mas o que vemos hoje na midia e no dia a dia é que as ovelhas tem que dar "até o que nao tem" para seus pastores... Uma coisa é honrar os pastores, mas outra coisa muito diferente e errada é manipular o rebanho para enriquecer o bolso do pastor!... Eu sempre disse que "se Jesus tivesse parado para pensar nele enquanto estava na terra... nao teria morrido na cruz..., mas Ele sempre pensou em nós... e foi obediente até a morte e morte de Cruz!"... Assim que o convite para todos nós pastores, é de ir contra toda corrente da atualidade e LUTAR pela sa doutrina que Jesus mesmo nos ensinou! Abracos a todos, Pr. Mauricio - COLOMBIA

    ResponderExcluir
  4. realmente existe tantos pastores que naô zela da noiva que e a igreja de e cristo esta faltando no nosso meio pessoa que zele das ovela de cristo nao separar do repanho,com como esta acontecendo nas igreja de hoje uma ingano tremendo as ovelha que hoje tem na midia dar tudo e no dia dia e que as ovelha tem que dar tudos ate o que nao tem ao pastores jesus deu sua vida de graça nao cobro nada em troca morreu paa nos salvar porque os pastores nao cuida bem da noiva de cristo que a igreja

    ResponderExcluir
  5. por que esau vendeu o seu direito pregenatura.me responda. pastor

    ResponderExcluir
  6. Em Hebreus 12.16,17 encontramos uma resposta para essa pergunta: "Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas".

    Por esse texto entendemos que ele era profano, imoral, tinha seus olhos voltados para o imediatismo.

    Boa sua pergunta. Tem muita gente como Esaú, cujos olhos não passam das coisas desta terra e se esquecem de olhar a realidade eterna. Trocam o eterno pelo passageiro. De acordo com o autor aos Hebreus, uma pessoa desta só pode ser profana.

    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. pastor me explique estava lendo atos estudado atos 13, 36,o que quer dizer davi sofre deterioraçaõ.me responda

    ResponderExcluir
  8. "Sofrer deterioração" significa que Davi morreu e seu corpo se decompôs. Por outro lado, Jesus, o verdadeiro Messias morreu, mas Seu corpo não se decompôs. Deus O ressuscitou ao 3º dia.

    Na época de Paulo, os judeus pensavam que o Salmo 16.10 se referia a Davi, mas Paulo, com grande sabedoria provou para eles que esta passagem se referia ao Messias e não a Davi, pois Davi morreu e seu corpo sofreu decomposição, mas o Messias morreu e não ficou no túmulo. Ressuscitou ao 3º dia.

    Ele estava provando que Jesus cumpria toda profecia do Antigo Testamento, por isso os ouvintes de Paulo deveriam crer para serem justificados (v. 39) e de fato muitos creram (v. 48).

    Paulo era um excelente evangelista!

    ResponderExcluir
  9. pastor de uma olhada na pregaçaõ do pastor no yum tube dicipulo radical josue yrion

    ResponderExcluir
  10. e quando falta amor explicido do pastou para com as ovelha e muitas estão morrendoporquer o pastor usa a palavra mas minguem ver na sua vida o viver não dá exemplo... e dificio esse assunto

    ResponderExcluir