terça-feira, 29 de julho de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0608 - ELIMINE OS FILISTEUS ANTES QUE ELES O ELIMINEM

 


Porém os filhos de Israel não desapossaram os gesuritas, nem os maacatitas; antes, Gesur e Maacate permaneceram no meio de Israel até ao dia de hoje” (Js 13.13).


Na história da conquista da terra prometida é registrado que Israel não desapossou todas as nações exatamente como deveria. Em Dt 7, Moisés alertou ao povo que estava para entrar em Canaã que devia destruir totalmente aquelas nações. Não era para fazer aliança com elas, não era para seus filhos se casarem com suas filhas, não era para ter piedade delas, pois, qualquer manifestação de tolerância resultaria em contaminação moral e espiritual!

Apesar de Josué ter sido um exímio conquistador, o maior general de guerra dos tempos antigos, todavia, ele não conseguiu destruir todos os habitantes de Canaã; o v. 1 diz que ele já era velho e Deus disse que havia ainda muita terra para conquistar. Muitos desses povos foram dados às tribos de Israel para que elas mesmas os desapossassem e, assim, ficassem com a terra.

Entre os povos que Israel não conseguiu eliminar da terra prometida estavam os filisteus, como Deus mesmo testificou para Josué nos vs. 2-6. Em Juízes 3.1,3 lemos: “São estas as nações que o Senhor deixou para, por elas, provar a Israel, isto é, provar quantos em Israel não sabiam de todas as guerras de Canaã. Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate”.

A desobediência de Israel em não destruir todas as nações que ali habitavam, levou o povo ao pecado de forma inevitável e, além disso, a guerras terríveis e inimigos persistentes. Os filisteus foram problema para Israel por longos anos. Conhecemos os problemas que a filisteia Dalila deu para Sansão (Jz 16); os problemas que os filisteus deram para o povo de Israel na época de Samuel, roubando a arca da aliança e matando os filhos de Eli (1Sm 4); problemas que o gigante Golias deu para Israel e Saul (1Sm 17); enfim, este foi um quadro grave que Israel teve que enfrentar por não ter obedecido a Deus na época da conquista. Só na época de Davi, 500 anos depois da conquista, após muitas e muitas guerras, é que os filisteus foram subjugados (2Sm 5).

Esse é o problema de transigir com o pecado das pessoas deste mundo. Esse é o problema de acharmos que estamos livres de influências. O povo de Deus, ao desconsiderar a ordem que lhes foi dada, teve de colher sérios desgastes com seus inimigos. Nós também temos inimigos sérios que precisam ser eliminados. Se não o fizermos, eles serão um incômodo por longos anos na nossa vida cristã!

Talvez você esteja hoje com um problema que lhe perturba há muito tempo. Talvez não estivesse, caso você o tivesse eliminado no passado. Há muitos inimigos espirituais em nossas vidas que só estão até hoje porque não os expulsamos no início de nossa vida cristã. Elimine esses filisteus de sua vida, antes que eles o eliminem!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: