“Lançando sobre ele
todo vosso cuidado, porque ele cuida de vós” (1Pe 5.7 – KJF 1611).
Cuidar de alguém ou de algo exige preocupação. Cuidado exige vigilância constante e, muitas vezes, o nervosismo, a apreensão podem se fazer presentes, tornando o cuidado um fardo para aquele que tem que cuidar. Por isso é que essa palavra alcança dois significados em nossa língua. Cuidado pode ser atenção, precaução, zelo, mas também pode ser ansiedade, tensão e preocupação. Uma pessoa com cuidados pode ser alguém que zela e protege, como também pode ser alguém que está com crise de ansiedade e depressão. A palavra usada no original tem a raiz de “dividir ou fraturar o ser de uma pessoa em partes”!
O tempo do verbo grego que foi traduzido como “lançando” em nossas Bíblias é uma ação simples, feita no passado. Embora para nossa língua funcione como um gerúndio, na escrita bíblica essa ação está no passado. Em vez de “lançando”, como se desse a ideia de uma ação contínua, seria melhor dizer “tendo lançado”. O que se vê hoje é o que nós já fizemos antes.
A palavra “lançar” foi bem traduzida, pois significa “jogar, arremessar”, assim como é usada na ação de Judas, quando lançou as moedas da traição para dentro do templo (Mt 27.5). É o que devemos fazer com nossos “cuidados”! Jogar mesmo! Arremessá-los! A preposição diz que é sobre Ele, isto é, em cima de Deus!
Mas por que podemos fazer isso? A resposta é simples e faz um jogo de palavras na nossa língua: ao invés de carregarmos nossos cuidados, existe alguém que cuida de nós! Sim, Pedro diz que podemos fazer isso com Deus, porque Ele cuida de nós. Ele Se preocupa conosco, Ele Se interessa por nós, Ele toma conta de nós, somos objeto de Sua atenção. Em Mc 4.38, os discípulos questionaram se Jesus não Se interessava ou não Se preocupava com eles, devido à tempestade que assolava seu barco! Nosso Mestre provou que sim. Acalmou a fúria do vento e das águas, trazendo grande bonança!
O verbo usado para o cuidado de Deus por nós, ao contrário do nosso cuidado que deve já ter sido lançado sobre Ele, é um verbo presente, ou seja, o cuidado dEle por nós não cessa! Não é que Ele “tem cuidado”, mas que Ele “vem cuidando” de nós!
Se pensarmos diferente disso, estaremos afrontando o nosso
Deus. Seria como dizer a Ele que não confiamos no cuidado dEle e preferimos
ficar apreensivos, fraturados, quebrados, como se assim pudéssemos fazer alguma
coisa por nós... Mas, ao jogarmos nossos fardos sobre Deus em oração, em
derramamento de alma, em lágrimas e soluços, certamente, o que encontraremos
será o Seu maravilhoso cuidado, Sua guarda fiel e Sua proteção aconchegante!
Jogue sua ansiedade sobre Deus!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a Deus
ResponderExcluir