“Lá do céu o Senhor
olha a terra e vê toda a humanidade; do seu santo lugar onde vive, ele observa
a vida de todos os habitantes da terra” (Sl 33.13,14 – NBV).
O Salmo 33 é um salmo de exaltação ao poder de Deus. Não sabemos quem o escreveu, mas sua percepção da grandeza incomparável de Deus é fantástica! Realmente alguém inspirado pelo Espírito Santo para escrever tais coisas sobre a grandeza de Deus. Ele ordena que todos louvem ao Senhor e dá as razões para isso. Porque Sua Palavra é verdadeira e fiel (v. 4); porque Ele tem prazer na prática da justiça e da verdade (v. 5); porque tudo foi criado mediante Sua Palavra e pelo sopro de Sua boca (vs. 6-9).
Além disso, o salmista diz que “O Senhor desfaz os planos e projetos das nações que não lhe obedecem” (v. 10). Quão maravilhoso é saber que não há nação alguma que possa executar seus planos malévolos, a não ser que nosso Senhor o permita! Já sobre Seus planos, o salmista diz: “Mas os planos do Senhor são eternos; não podem ser modificados. As suas decisões serão mantidas para sempre” (v. 11). Que poder maravilhoso! Enquanto o Senhor frustra os planos das nações ímpias, Seus planos mesmo ninguém tem o poder de frustrar!
Quando ele diz que do céu o Senhor olha a terra e vê toda a humanidade, o salmista está falando, a priori, dos inimigos de Deus, dos povos ímpios. Ele diz que o melhor exército do mundo não pode salvar a vida de um rei (v. 16). Nem mesmo os cavalos que, para aquela época, eram considerados como símbolo de vitória para os exércitos que os possuíam (v. 17). O salmista está dizendo que as nações mais avançadas em estratégias de guerra não podem ter vitória garantida!
Não é exatamente isso que vemos? As pessoas têm seus cavalos modernos. Confiam em remédios, confiam na medicina, confiam no dinheiro, confiam na ciência, confiam na política, em seus aparatos de guerra nuclear e biológica, enfim, todos têm cavalos em que confiar. Mas a Palavra diz: “apesar da sua grande força, é incapaz de salvar” (v. 17b).
Mas sobre os que confiam no Senhor, veja o que diz o salmista: “Mas os olhos do Senhor vigiam e protegem os que lhe obedecem e dependem completamente do seu grande amor” (v. 18). É nisso que você confia? Você depende apenas do amor de Deus, ou ainda confia em alguma providência humana sobre as angústias da sua vida? Alguém pode lhe proteger? Se você depende do homem, você está completamente desprotegido, exposto ao mal!
Mas quanto aos que confiam no Senhor, “quando estiverem correndo perigo de vida, quando houver fome na terra,
eles serão salvos pelo Senhor” (v. 19)! Isso te lembra alguma coisa? A
situação de pandemia no mundo trouxe pânico e pavor aos corações, inclusive de
crentes. Mas em quem está sua esperança? Está no Senhor, conforme o v. 20? Se
sua esperança estiver mesmo no Senhor, então você não terá medo e sim alegria: “Ele dá alegria ao nosso coração, porque
confiamos no seu santo nome” (v. 21). Confia, pois, no Senhor!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém
ResponderExcluir