domingo, 9 de março de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0537 - O CURIOSO MISTÉRIO DA REGENERAÇÃO

 


Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (Jo 3.7).


O artigo 12 dos caps. 3 e 4 dos Cânones de Dort afirma que “a regeneração é uma obra sobrenatural, poderosíssima e, ao mesmo tempo, agradabilíssima, maravilhosa, misteriosa e indizível”. A afirmação nesse artigo está, na verdade, combatendo alguns ensinos errados sobre a regeneração, que dizem que a regeneração é efetuada apenas pela pregação ou um tipo de persuasão moral. Outros dizem que, na regeneração, Deus faz uma parte e ao homem resta outra parte de decidir ser ou não regenerado ou convertido.

Para muitos, o mistério da regeneração está em sua origem. Alguns afirmam erroneamente que o homem deve fazer alguma coisa para nascer de novo e geralmente dizem que ele deve crer para que isso aconteça. Para tais pessoas, o novo nascimento depende de o homem desejar crer. Usam, inclusive, um versículo da fala de Jesus com Nicodemos: “Necessário vos é nascer de novo” (Jo 3.7).

Todavia, esta palavra deve ser observada com cuidado redobrado. Jesus não disse a Nicodemos que ele podia nascer de novo, apenas disse que isso lhe era necessário. Era uma questão de necessidade e não de capacidade. Assim como muitos confundem o que Deus disse a Caim: “eis que o pecado jaz à porta... mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4.7). Deus não estava dizendo que Caim conseguiria dominar seu pecado. Estava lhe dizendo que ele devia dominá-lo! A NAA traduz isso melhor: “eis que o pecado está à porta, à sua espera... mas é necessário que você o domine”.

Há muitíssimas coisas que nós necessitamos para agradar a Deus e elas estão completamente fora do nosso poder; o domínio humano sobre o pecado é uma delas; a regeneração é outra. Eis aqui o mistério curioso da regeneração. O homem deve nascer de novo, contudo, ele não pode, pois, de acordo com a Palavra, está morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1). Um fisicamente morto nada pode fazer no que tange à vida material; menos ainda um espiritualmente morto no que tange às coisas espirituais...

Portanto, é necessário que o ser humano nasça de novo, mas isso lhe é impossível! Por isso, o mistério! Se o próprio Deus não entrar com a ação regeneradora, o homem vai da morte espiritual direto para a morte eterna, sem que possa fazer coisa alguma.

Então, o artigo termina, dizendo: “De acordo com o testemunho da Escritura, inspirada pelo próprio autor dessa obra, a regeneração não é inferior em poder à criação ou a ressurreição dos mortos”. É exatamente assim que a Escritura diz que é o novo nascimento. Paulo diz: “Porque Deus, que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo” (2Co 4.6).

Quem pode trazer luz às trevas? Algum homem pode isso? Somente Deus pode, e Ele o fez em Gn 1.3. Assim como a luz veio por ordem de Deus para iluminar Sua criação física, assim, somente por ordem de Deus pode vir a luz espiritual que ilumina o túmulo do homem morto em seus delitos e pecados para vivificá-lo!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário