domingo, 16 de março de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0542 - VOCÊ ESTÁ REALMENTE EM SOLIDÃO?

 


Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo” (Jo 16.32).


A solidão é um mal que destrói completamente o humor e a autoestima de uma pessoa. Porém, o abandono é ainda pior. Muitas pessoas estão solitárias por opção, mas ser abandonado é algo que foge ao nosso domínio. Agora, junte as duas coisas. Alguém que ficou solitário justamente porque foi abandonado! Aqui temos o diagnóstico de muitas depressões em volta de nós, ou talvez, até em algum de nós.

Ainda conjecturando, talvez seja pior alguém saber que vai ser abandonado. A pessoa que confia que não será abandonada, ainda consegue viver confiante enquanto tem amigos. Porém, o que já sabe que será largado em seu pior momento, não tem momento algum de tranquilidade, pois sabe que a qualquer hora aqueles que se dizem amigos irão deixá-lo.

Foi isso o que aconteceu com Jesus. Ele sabia desde o começo quem eram os que criam e sabia também quem O havia de entregar (Jo 6.64). Porém, Jesus não reagiu como qualquer de nós. Ele não viveu toda sua vida ministerial em uma expectativa tensa e cheia de desconfiança. Ele não perdia o sono por esse motivo. Havia uma compreensão na mente do nosso Senhor que O deixava sempre confiante e seguro, a saber, “o Pai está comigo”!

Talvez você diga que Jesus sabia disso porque era o Filho de Deus e que o Pai não iria abandoná-lo em hipótese nenhuma. Mas você também pode saber que Deus não abandonará você. Ele diz por várias vezes em Sua Palavra coisas como: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13.5). A Bíblia nos traz palavras como: “não temas, porque eu sou contigo” (Is 41.10) e assim por diante.

A solidão pode ser vencida quando você tem confiança na Palavra de Deus. Se Ele disse que estará conosco, então não há um só momento, por pior que seja em nossa vida, em que Ele não esteja presente. Aliás, até o próprio Jesus, que sabia que o Pai estava com Ele, teve que suportar um momento de abandono na cruz do Calvário. Foi quando todos os pecados dos salvos estiveram sobre Ele. Então o Pai O desamparou completamente! Sobre Ele foi descarregada a total ira de Deus que deveria ser derramada sobre nós no inferno! Ele bebeu o cálice terrivelmente amargo do ódio do Pai contra o pecado por nossa causa!

Sabe por que Deus Pai abandonou o Filho por aqueles momentos? Para não te abandonar jamais, em momento algum! O que nós passamos aqui, que se parece com solidão, nada é, se comparado à verdadeira solidão que Cristo vivenciou naquele madeiro maldito! Seria o que nós iríamos provar para sempre, a eterna distância de Deus no inferno! Entretanto, o Filho de Deus, que sabia que o Pai estava com Ele, suportou angustiado esse distanciamento para que você e eu soubéssemos que sempre, sempre mesmo, Deus está conosco! Você realmente está em solidão?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário